Quais os principais tipos de temperos, para que servem e como organizá-los em sua cozinha

Está enjoado de usar sempre os mesmo tipos de temperos e especiarias em seus pratos? Vai receber convidados e não sabe qual o melhor tempero para os diferentes tipos de carnes, peixes ou aves? Seus problemas acabaram! Nós da Cook & Beyond preparamos uma lista completa de quais são os tipos de temperos mais adequados para cada tipo de alimento.

Alho, sal e pimenta formam o santo graal dos temperos na cozinha. São utilizados para preparar um imenso leque de alimentos que consumimos diariamente. Mas, nem por isso você deve deixar de ousar, misturar e acrescentar sabores inusitados a seus pratos.

Há uma variada gama de temperos  que podemos usar para realçar nossos pratos, dando mais sabor e personalidade aos alimentos que consumimos diariamente.

Existem 2 tipos principais de temperos, os frescos e os secos. O primeiro é mais difícil de ser encontrado e armazenado, porém tem mais sabor e frescor. São exemplos de tipos de temperos que podem ser encontrados frescos: Manjerona, manjericão, alecrim, tomilho, salsa, cebolinha, sálvia, orégano, coentro, entre outros.

Tipos de temperos frescos

Foto: Tipos de temperos frescos

Os temperos secos são mais fáceis de encontrar, e se forem bem armazenados tem um prazo maior de duração. O ponto negativo é que não possuem tanto sabor quanto os temperos frescos. Alguns exemplos de temperos encontrados secos são: Açafrão, cominho, cardamomo, pimenta calabresa e outros muito mais. Além disso, você também encontra na versão seca todos os frescos acima citados.

Tipos de temperos secos

Foto: Tipos de temperos secos

Para ser realmente gostosa, a comida necessita ser bem temperada, e você não precisa ser nenhum expert para impressionar, é só atentar-se as dicas e praticar! Então vamos lá:

 

Temperos para aves

Para que sua ave fique com um sabor maravilhoso é imprescindível que seja feito um bom tempero. Além dos produtos clássicos que devem ser usados, como sal, alho, vinagre ou limão e óleo, você pode variar, e arrasar na escolha dos temperos.

Aves em geral são carnes mais secas, tenras e com menos gordura, por isso sempre é indicada a preparação de uma marinada.

Você pode utilizar ervas frescas ou secas. Aves combinam muito bem com alecrim, orégano, curry e gengibre. Se gostar de uma comida mais apimentada, pode acrescentar em sua marinada pimenta calabresa ou páprica.

 

Temperos para peixes e frutos do mar

Como possuem sabores mais intensos e marcantes os peixes e frutos do mar necessitam ser temperados com ervas e especiarias que complementem seu sabor. Açafrão, coentro, alecrim, endro, tomilho, estragão e manjerona são ótimas pedidas na hora de temperar esse tipo de pratos.

Para que o sabor se sobreponha utilize sempre óleo ou azeite de boa qualidade na hora da preparação, junto com os tradicionais sal, alho e pimenta, é claro. E para dar aquele charminho por que não um pouco de vinho branco?

 

Temperos para carnes vermelhas

Carnes vermelhas por si só já são versáteis, e possibilitam inúmeros tipos de preparos. E , para cada um deles existe o tipo de tempero correto, para acentuar o sabor.
Se a carne será assada os temperos ideais seriam os tradicionais sal e pimenta, e para acrescentar sabor poderá ser usado o cominho, o tomilho, as pimentas como chilli, calabresa ou páprica e também o já conhecido mix uruguaio e argentino, o chimichurri.

Já grelhada a carne pode ser temperada com coentro e alecrim para intensificar o sabor.

Para cozidos e ensopados os temperos mudam um pouco, pode-se usar, salsão ou salsinha, louro e noz moscada na preparação.

Use sempre a criatividade, e não se esqueça de experimentar sempre enquanto prepara!

 

Temperos para molhos

O principal quando se faz molhos, tanto para massas, como saladas e outros é a quantidade de camadas de sabor criados. Ouse sempre, misture e combine elementos e tipos de temperos, e crie variações incríveis.

Louro, manjerona, manjericão, nós moscada e salsa dão uma incrementada e fazem toda a diferença. Aposte neles na preparação!

Agora que já sabe quais os melhores tipos de temperos para cada tipo de alimento vamos falar sobre armazenagem! Para que seus temperos, condimentos e especiarias tenham maior vida útil é imprescindível que estejam acondicionados nos recipientes certos.

Foi pensando nisso que a francesa Mastrad desenvolveu um produto incrível, o Set Porta Temperos Magnético. Unindo o desing inovador e a qualidade imprimida pela marca desde sua criação em 1994 o produto armazena os temperos de forma organizada, deixando-os mais frescos por mais tempo.

O Porta temperos da Mastrad também se destaca pela beleza, é fabricado em aço inoxidável, com visores em vidro, para que se possa saber o que há no recipiente sem abri-lo. Pode ir a lava louças e é muito fácil e prático de ser usado.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais para receber mais conteúdos como esse e ficar sempre por dentro do que está acontecendo no mundo da culinária.

Ficamos contentes com sua visita, e até a próxima 😀

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *