O sushi é uma comida típica japonesa, porém muito consumida em todos os lugares do mundo. No Brasil não é diferente, o sushi tem atraído cada dia mais adeptos, tanto pelo sabor, quanto pela rica tradição.

Você é do time dos viciados em sushi? Adoraria saber quais os tipos de sushi existentes e como fazê-los em casa para poder comer a qualquer hora que seu estômago exigir? Seus problemas acabaram! Nós da Cook & Beyond preparamos uma pequena lista dos principais tipos de sushi, para que você possa saber diferenciá-los e prepara-los em casa:

1- Hossomaki(rolinhos finos)

É o mais tradicional de todos os tipos de sushi. Você encontra o Makizushi em todos os lugares e ele é muito simples de ser preparado.

O Hossomaki é simplesmente composto de alga nori, arroz avinagrado e temperado para sushi e o recheio que você desejar, pode ser atum, salmão, kani, pepino, cream cheese entre outros. A preparação é simples, em cima da alga são colocados os ingredientes, e depois o rolo é fatiado.

Foto Sushi Hossomaki
Foto: Sushi Hossomaki

2- Futomaki(rolinhos grandes)

O Futomaki é parecido com o Hossomaki, o que muda é que ele fica mais grosso, devido ao grande número de ingredientes acrescentados  como recheio. Esse tipo de sushi recebe vários recheios variados e pode vir com várias combinações como com raízes, ovos, gengibre, peixes e legumes. É uma refeição completa!

Foto Sushi Futomaki
Foto: Sushi Futomaki

3- Kappamaki e Tekkamaki

A diferença do tipo de sushi Kappamaki e do Tekkamaki é seu recheio. O Kappamaki pode ser considerado vegetariano, pois seu único recheio é o pepino em tiras. Tem esse nome homenageando uma figura do folclore Japonês, que comia apenas pepino. Já o Tekkamaki tem em seu recheio apenas tiras de atum.

Foto Sushi Kappamaki e Tekkamaki
Foto: Sushi Kappamaki e Tekkamaki

3- Temaki(rolinhos de mão)

Muito popular e consumido em todas as partes do Brasil, o Temaki é um tipo de sushi diferente. Seu formato é enrolado como em um cone. A boca da extremidade do Temaki é larga. O cone é feito de alga nori, e dentro dele são servidos os recheios. O mais pedido por aqui é o tradicional salmão com cream cheese.

Foto Sushi Temaki
Foto: Sushi Temaki

4- Uramaki(enrolado ao contrário)

Um pouco mais complicado de se fazer, o Uramaki é o popular tipo de sushi invertido. Nele o recheio, que pode ser somente de peixe ou ter um acompanhamento, vai enrolado na alga nori, e o arroz por sua vez fica do lado de fora, como se estivesse “empanando” o sushi.

Foto Sushi Uramaki
Foto: Sushi Uramaki

5- Nigirizushi(sushi feito à mão)

O tradicional Nigirizushi é um tipo de sushi composto de uma bolinha de arroz, formatada á mão, que leva em sua cobertura uma fatia extremamente fina de peixe, que geralmente é salmão ou atum. Pode também ser coberto com outros frutos do mar, ovos ou legumes.

Foto Sushi Nigirizushi
Foto: Sushi Nigirizushi

6- Sashimi

O Sashimi não é um tipo de sushi, mas sim um prato especial e que está presente em quase todas as refeições tradicionais japonesas. Consiste em uma fina fatia de peixe, que deve estar extremamente fresco, e será servido puro ou então com algum tipo de molho, como o shoyu.

Para que a experiência seja perfeita, o pedaço de sashimi deve ser cortado na espessura e tamanho certo, para que possa ser comido com apenas uma bocada. A faca para cortá-lo deve ser de extrema qualidade, para não danificar o peixe.

Foto Sashimi
Foto: Sashimi

Faca adequada e de ótima qualidade para fazer sushi

Você precisa ter uma faca de ótima qualidade para fazer todos os tipos de sushi. Nós da Cook & Beyond recomendamos o modelo tradicional que é a faca Yanagi. Este tipo de faca é fina e longa, e sempre tem lâmina apenas de um só lado. O design foi assim criado para que o corte do sushi ou sashimi seja bastante preciso e suave.

Mas se você não tiver um faca especifica Yanagi e quiser comprar uma ótima faca recomendamos também uma faca do chef. Esse modelo de faca é a mais usada hoje em dia e é considerada uma faca de uso geral.

Comprando uma faca do chef de ótima qualidade você não irá se frustrar e poderá usá-la em sua cozinha para realizar diversos tipos de  pratos. Sempre que for comprar facas, prefira as forjadas no Japão. O país é conhecido pela qualidade de suas facas. Para os que não conhecem, uma marca de ótima qualidade e desempenho é a marca de facas Kyocera.

 faca japonesa Kyocera do chef
Foto: faca japonesa Kyocera do chef

Chegamos ao fim deste post. Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo e que ele tenha sido útil a você. Esperamos também que tenha aprendido tudo sobre os tipos de sushi, e tenha ficado com vontade de fazê-los em casa.

Seus amigos também são apaixonados pela comida japonesa? Compartilhe com eles esse conteúdo! Não se esqueça de assinar nossa newsletter semanalmente conteúdos como este.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão entre em contato conosco, ficaremos felizes em conversar com você. Lembrando que nossos dados estão sempre no rodapé do Blog.

 

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *