Se você já é estudante de gastronomia ou está ingressando no curso de gastronomia certamente está atrás de um kit de facas melhores, ou já comprou o seu. A faca para o chef é como a caneta para o escritor, é um objeto inseparável e indispensável por todo chef de cozinha.

Existem vários tipos de facas, para cortar, fatiar e desossar, além de facas especificas, como para sushi, churrasco, para queijo, entre outras. Mas o estudante de gastronomia ainda está treinando, então aconselhamos comprar 3 tipos de facas básicas, são elas: faca do chef, faca para desossar e faca de legumes.

O kit de facas para estudante deve ser pequeno no início e assim que for evoluindo no curso de gastronomia e sentir a necessidade de aprimorar seu kit de facas poderá estar acrescentando outros modelos e incrementando seu arsenal.

Faca do chef

Chamada pelos chefs de cozinha como uma extensão de sua mão, a faca do chef é a mais usada na cozinha, ela serve para cortar, filetar, picar, e o que mais precisar e com todos os ingredientes. Sua lâmina mede entre 15 a 30Cm e sua ponta é levemente curvada.

Com a parte do meio da faca do chef você pode cortar materiais duros e macios, a frete da faca do chef serve para cortar com mais precisão alimentos que necessitem de cortes finos como cebolas, cogumelos e alhos.

A faca do chef é bastante resistente e poderá ser usada para quebrar pequenos ossos com sua parte de trás da cabeça, ou também abrir conchas e crustáceos. Já com a parte de trás da lâmina da faca do chef é possível cortar alimentos com alta resistência, como congelados.

Você também poderá usar a faca do chef como espátula para manusear e movimentar os alimentos, e para achatar alimentos como alho, nozes e bifes.

faca de aço inox 15cm Shun classic
Foto: faca de aço inox 15cm Shun classic

Faca para desossar

As facas para desossar possuem uma lâmina comprida, resistente e flexível, que mede entre 9 e 15Cm, sua ponta é curvada e bastante afiada. A faca para desossar é usada para remover ossos, e pele, tanto de carne ou peixe.

A flexibilidade de sua lâmina permite que você use a faca para desossar em volta de qualquer articulação ou osso, assim irá cortar apenas a carne. Você terá a vantagem que precisa para fazer os cortes mais finos possíveis com a faca para desossar.

Faca para desossar Zwilling
Foto: Faca para desossar Zwilling

 

Faca de legumes

Entre os tipos de facas existentes a faca de legumes é a mais pequena, também conhecida como faquinha ou faca de cozinha, ela é uma faca de extrema importância na cozinha.

Você irá usar a faca de legumes para descascar vegetais e também para outras funções na cozinha, funções essas que exijam precisão, como tirar sementes de um pimentão e limpar um camarão.

faca Zwilling de legumes
Foto: faca Zwilling de legumes

Você estudante de gastronomia que está começando na cozinha preste bastante atenção á três pontos ao comprar seu kit de facas: fique atento ao tamanho das facas, ao material e também á marca.

Elas não devem ser muito grandes e nem muito pequenas, para conseguir um corte legal a faca do chef precisa ter uma lâmina comprida. Um material bom para o estudante de gastronomia é inox, pois é um material mais pesado que ajuda o estudante a sentir a faca na mão e se acostumar com ela.

Após aprender e treinar bastante você pode adquirir facas mais leves, como de cerâmica avançada, mas isso via do gosto de cada chef de cozinha, pois existem no mercado facas de aço inox, damascus e também de cerâmica de ótima qualidade.

Escolha desde o inicio uma marca boa, visite nossa loja virtual e conheça as marcas de facas que escolhemos para vender, lá você irá ver os modelos e saber também a história de cada marca.

Esperamos que tenha gostado do artigo, se tiver dúvidas ou sugestões nos envie um e-mail ou comentário, ficaremos felizes em compartilhar conhecimento. Não deixe de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais.

 

 

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *