A gastronomia está em alta. É só ligar a televisão, ouvir programas de rádio, ler blogs e jornais, e mesmo acompanhar as conversas entre amigos para notar: o brasileiro descobriu o prazer na culinária. E no universo dos aperitivos, os queijos ganham facilmente qualquer paladar.

Eles são uma explosão de sabor e ainda extremamente fáceis de preparar. Basta selecionar uma boa variedade (de preferência harmonizando com as bebidas ou acompanhamentos), buscar um fornecedor de qualidade e servir na mesa. Mas você sabia que existem facas específicas para cada tipo de queijo?

Assim como há diversidade na forma, textura, sabor e consistência dos produtos, há também ferramentas mais adequadas para cada peça. As facas de queijo mais conhecidas são a de formato de espátula, a de ponta dupla e serrilhada, a afiada e a espátula afinada. Há ainda a multiuso, o fio cortante, a de pastas e a furada. Veja a seguir para que serve e como utilizar cada modelo.

Como utilizar facas de queijo?

Quem determina a escolha da faca para queijo mais apropriada é a textura do alimento. Para os queijos macios e estruturados, como a gorgonzola, o roquefort e o de cabra, a faca de queijo mais eficiente é a em formato de espátula ou a de fio cortante, pois evitam que a fatia se quebre. Já o modelo de espátula afinada é ideal para o cheddar.

Queijos rígidos, como o parmesão e o grana, pedem uma faca de queijo afiada e com o gume liso. Esta ponta é utilizada para quebrar os pedaços e, neste caso, a perfeição da fatia não é relevante para a degustação.

Tipos de facas para queijos
Tipos de facas para queijos

Em contrapartida, produtos mais cremosos, como o brie e o camembert, são ideais para a faca furada. Isso porque os orifícios evitam o vácuo na hora do corte, garantem que a massa não grude na faca e impedem que a fatia se desmanche.

Já para os queijos de casca dura, como emental, provolone e gruyère, a faca de queijo serrilhada com duas pontas é a melhor escolha, pois permite cortar a casca e a dupla ponta auxilia a servir. No caso de pastas, como requeijão e cottage, a faca de queijo apropriada é redonda na ponta e não tem lâmina para corte, pois sua função é apenas passar queijo no pão ou torrada.

Foto: jogo facas para queijo colourworks com 4 peças Kitchen Craft
Foto: jogo facas para queijo colourworks com 4 peças Kitchen Craft

Como montar um kit de facas para queijo?

O ideal para quem aprecia a boa gastronomia e a degustação de queijos é dispor de pelo menos quatro facas diferentes. Pode-se escolher cada peça individualmente ou apostar em um kit de facas para queijo, que geralmente vem com quatro modelos.

Foto: Jogo de faca para queijos com cepo 5 peças master class Kitchen Craft
Foto: Jogo de faca para queijos com cepo 5 peças master class Kitchen Craft

Porém, se você está apenas começando a coleção e precisa optar por um único utensílio, neste caso escolha a faca multiuso. Ela é bem fina e alongada e pode ser utilizada para todos os tipos de queijo. O mais importante é dispor de utensílios adequados e de qualidade na sua cozinha, pois com eles é possível evoluir na arte da culinária.

Não importa se você é um perito no assunto ou se ainda está aprendendo como utilizar facas para queijo. Nós da Cook & Beyond temos o produto ideal para te ajudar a servir com sucesso! Oferecemos tanto o kit de facas de queijo como as facas individuais em aço inox.

Se você gostou desse artigo, aproveite para nos seguir nas redes sociais e se inscrever em nossa newsletter. Assim, você vai ficar sempre atualizado sobre o universo da culinária e ainda pode se inspirar para inovar na cozinha.

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *