Conheça os diferentes tipos de carnes nobres

Para você que ama cozinhar e principalmente fazer deliciosos churrascos, com certeza o tipo de carne que escolhe interfere muito no resultado final. As carnes nobres são sempre a melhor escolha, afinal, você merece o que há de melhor para seu churrasco.

Que as carnes nobres enriquecem e muito nossa experiência culinária todos sabem, mas o que nem todos sabem é quais são os cortes nobres do boi e quais espécies de bois dão a melhor carne ou o melhor bife.

O objetivo deste post é esclarecer suas dúvidas sobre os diferentes tipos de carnes nobres bovina, mostraremos a seguir em tópicos quais são os principais cortes e logo em seguida quais são as espécies de bois mais conhecidos e recomendados para carnes nobres.

Corte de carne costela

A costela é um dos cortes nobres bovinos mais usados no Brasil, ela possui bastante ossos e gordura, está localizada entre o peito do boi e o contrafilé. Ela pode ser usada para churrascos e também cozida.

Costela nobre

Costela nobre

Corte de carne filé mignon

No mundo todo o filé mignon é conhecido como a carne nobre mais macia do boi, esse corte tem aproximadamente 2 quilos. O filé mignon apresenta um sabor delicado, adocicado e menos acentuado que o contra filé.

Se o filé mignon não for cortado com precisão à maciez do corte pode ser comprometida. Esse corte nobre é usado para vários pratos da alta gastronomia como o chateubriand, por exemplo, que é um bife de alto nível.

Filé mignon Nobre

Filé mignon Nobre

Corte de carne Picanha

O corte picanha é um dos cortes de carne nobres mais frequentes e queridos nos churrascos brasileiros, tem no máximo 1,1 Kg de picanha em cada boi. Para ser uma picanha de boa qualidade ela deve ter no máximo 7 cm e ser bem avermelhada, se não for significa que o animal foi mal tratado.

Carne nobre picanha

Carne nobre picanha

Corte de carne Maminha

É uma carne nobre bem macia e de poucas fibras, a maminha tem um gosto sutil e delicado e se encontra no final da peça inteira da alcatra, perto da ponta da agulha no quadril do boi. Ela é muito usada para churrascos, mas também pode-se fazer cozida na panela ou assada no forno.

Maminha nobre

Maminha nobre

Corte de carne T-Bone

O corte T-Bone é retirado de duas partes nobres do animal, o contrafilé e o miolo do filé, ele está na parte central da lombar do animal. O nome é originado devido ao formato de t que o osso da espinha dorsal assume.

Esse tipo de carne é perfeito para você grelhar na sua churrasqueira Napoleon, é uma carne macia e com uma camada de gordura, dispensa o uso de temperos que podem vir a alterar seu sabor.

T-Bone Nobre

T-Bone Nobre

Corte de carne Prime Rib

A carne nobre Prime Rib é conhecida com uma costela premium, ela é retirada da caixa torácica superior da costela, é uma carne de altíssima qualidade e bem marmorizada. É também indicada para grelhar, e deve ser assada inicialmente pelo lado do osso, não se recomenda o uso de temperos.

Prime-Rib Nobre

Prime-Rib Nobre

Tipos de bois para carnes nobres de altíssima qualidade

Existem várias raças de bois que produzem carnes de alta qualidade mas as mais conhecidas no mundo todo são as raças: Angus e Wagyu, veja o que cada boi trás de especial em sua carne.

Carne nobre de Boi Angus

O boi angus tem origem no nordeste da Escócia, é um boi que passou por um processo de aperfeiçoamento para produzir a carne que conhecemos hoje, esse aperfeiçoamento já tem 200 anos. É um boi mais gordo em aparência, tem maior capacidade de acumular gordura entre os músculos, o que resulta uma carne mais marmorizada.

Carne nobre de Boi Wagyu

Esse boi produz o famoso Kobe beef, é a carne mais cara do mundo, chegando a custar mais de US$ 1.000,00 no Japão. A justificativa para o preço é que esse boi produz uma carne mais macia e saborosa devido à alta marmorização.

A carne do Wagyo recebe uma classificação conforme sua marmorização e quanto mais alta mais cara ela se torna, no Japão as notas vão de 1 a 12. Carnes de bois de outras raças não chegam a escala 1 dessa classificação.

churrasqueira napoleon

Churrasqueira americana da marca Napoleon mencionada no texto

Esperamos que tenha gostado do nosso post e que tenhamos lhe ajudado e também lhe inspirado. Qualquer dúvida nós envie um comentário ou um e-mail, ficaremos felizes em lhe ajudar.

Não deixe de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, assim poderemos lhe enviar conteúdo culinária semanalmente. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *