café arábica
Café arábica de excelente qualidade

A melhor forma de começarmos nosso dia é degustando um delicioso café, você concorda? Mas já parou para pensar nas diversas formas de fazê-lo e em suas variedades? Vamos abordar esse tema nesse artigo.

Existem dois tipos de grãos que podem ser usados para produzir o café, são eles, o arábico (Coffea arabica) e o robusta (Coffea canephora), mas cada um deles apresenta muitas variações com diferentes sabores. Veja as mais usadas!

Variedades de grãos de café

  • Café Arábica

café arábica grão torrado
Na foto: grão de café arábica

Ideal para a produção de bebidas gourmet, esse tipo de café é originário da Etiópia, cultivado em regiões com grande altitude, o que garante um melhor sabor, ele tem 50% menos cafeína que os outros tipos de café, mas seu sabor é especial. Suas principais variedades são: café Bourbon, café Kona, café Catuaí e café Acaiá.

  • Café Bourbon

Esse tipo de café tem notas aromáticas que lembram o caramelo, é indicado para quem prefere um café com sabor mais adocicado, costuma ser mais comum em países estrangeiros, como principais características destacam-se sua acidez média, aroma forte e textura achocolatada.

  • Café Kona

Muitos o consideram o melhor café gourmet do mundo, ele é produzido no Havaí, no distrito de Kona onde clima e solo são perfeitos para a produção de café arábica, principalmente perto dos vulcões Mauna Loa e Hualalai.

  • Café Catuaí

Esse tipo de café dispensa adição de açúcar e apresenta uma acidez moderada, é muito produzido no Brasil em regiões com mais de mil metros de altitude.

  • Café Acaiá

Recomendados para quem prefere um café mais suave, com notas aromáticas e mais frutadas. O café de acaiá apresenta sabor achocolatado e acidez média. Para um sabor mais encorpado e de sabor intenso, este tipo de café pode ser harmonizado com grãos de Bourbon.

  • Tipo Café Robusta

café robusta
Grão de café robusta

Sua planta é originária da África Ocidental, é cultivada em diversos países, inclusive no Brasil, essa planta se desenvolve em altitudes de até 600 metros, seu grão tem grande resistência a pragas. É um café com mais cafeína, por isso é mais forte e amargo.

Seu uso mais comum é em cafés instantâneos, apresenta sabor achocolatado e teor de cafeína que varia de 2,5% a 4,5%.

 

 

 

 

Agora que já sabemos quais os principais tipos de grãos de café que tal descobrirmos quais os clássicos tipos de preparos de café? Como são feitos os tradicionais espresso, capuccino, mocacchino, macchiato, entre outros sabores inesquecíveis?

  • Café Espresso

Essa é a forma que deixa o café mais concentrado, a água com bastante pressão e não fervente passa pelo café moído, deixando-o com mais consistência do que o café coado, geralmente é servido em pequenas doses. É possível fazê-lo apenas com cafeteiras elétricas.

Na hora de comprar sua cafeteira de café expresso preste atenção em quantos bar de pressão ela tem, recomendamos para ter em sua casa a cafeteira oster com 16 bar de pressão, veja nesse link aqui.

  • Café americano

É um café expresso acrescido de 50% a mais de água quente, é um café fraco, bem aguado, como os americanos tem o hábito de tomar café o dia todo é perfeito para grandes doses.

  • Cappuccino

É uma bebida Italiana, produzida com café expresso e leite vaporizado, no Brasil é usado chocolate no preparo, mas não faz parte da receita tradicional. Além do café expresso de alta qualidade para o preparo do cappuccino o elemento mais importante para seu preparo é a textura e temperatura do leite.

Existem no mercado cafeteiras ótimas para fazer um cappuccino perfeito, sugerimos um modelo de cafeteira oster.

  • Café Moka

taça de café moka
Café Moka

Composto por chocolate, café espresso, leite vaporizado e chantilly. O grão Mocha é cultivado no Lêmen e exportado pelo porto de Mocha no Mar Vermelho, tem um sabor achocolatado.

Na Europa, refere-se tanto ao café com chocolate ou simplesmente ao café feito com grãos de mocha. É normalmente feito com um terço de expresso e dois terços de leite evaporado, mas uma porção de chocolate é adicionada em forma de chocolate em pó meio amargo ou ao leite. A receita também pede nata batida (chantilly) pulverizado com canela ou cacau em pó.

  • Macchiato

xícara de café macchiato
Café macchiato

Originário da Itália é um café expresso mistura com uma pequena quantidade de leite quente com espuma. Macchiato significa “manchado” em italiano, pois tradicionalmente era colocado uma mancha de leite no café expresso. Mas macchiato passou a aludir à espuma do leite que se colocava em cima, para indicar que a bebida possuía um pouco de leite.

Existe uma variação do macchiato chamado caramelo macchiato, ele é composto por caramelo líquido, leite, café e espuma de leite em proporções parecidas, fica uma delícia!

Esses são os tipos de café e seus preparos tradicionais, agora nos diga qual o seu tipo preferido? Nós da Cook & Beyond gostamos unanimemente do café arábica, claro que 100%. Se tiver alguma dúvida, contribuição ou crítica, por favor, nos contate, ficaremos felizes em ajudar ou aprender mais com você.

Se você for amante de um bom café como nós também irá gostar desse post aqui sobre os diversos modelos de cafeteiras. Compartilhe nosso conteúdo, assine nosso newsletter e siga-nos nas redes sociais, e não deixe de ver nossa linha de cafeteiras, abaixo seguem todos os nossos contatos.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *