Vai a um jantar mais sofisticado e não sabe como usar corretamente os tipos de talheres que serão oferecidos? Tem medo de passar vergonha por não saber as regras de etiqueta?

Não se preocupe, nós da Cook & Beyond preparamos uma aulinha rápida e fácil para lhe ajudar a resolver esse dilema!

A partir da imagem abaixo, que está numerada, falaremos de cada uma das peças, e para que servem. Assim você poderá comer com tranquilidade e sem medo de pagar mico.

tipos de talheres
Foto: tipos de talheres

Ok, vamos primeiro a uma dica prática… Vai servir para quem não entende nada de regras de etiqueta, e para quem entende um pouco sobre talheres, mas, numa hora de desespero possa ter esquecido de tudo!  😛

Faça um esforço e lembre, pelo menos, do tamanho dos talheres. Comece sempre da maior para a menor, assim já será mais fácil saber para que serve cada uma delas, e não passar vergonha caso seja pego desprevenido!

Colheres:

  • Colher de Café: Servirá para ser usada no final da refeição, para adoçar e mexer a bebida. Geralmente se usa ou a de Chá ou a de Café, dependendo do que for escolher para finalizar sua ceia.
  • Colher de Chá: Seguindo a mesma teoria da colher de café, será usada para preparação do Chá, se esta for a opção escolhida na finalização da ceia.
  • Colher de Sobremesa: Como o nome já diz, esta colher é usada para a hora da sobremesa. Tem o formato um pouco maior do que a colher de chá, e menor do que a de sopa, pois sobremesas geralmente são delicadas e necessitam talheres menores.
  • Colher de Sopa: Usada somente se na hora da refeição for servido algum tipo de Sopa. Neste caso será o talher correto a se usar.

Garfos:

  • Garfo para Sobremesa: Quando as sobremesas forem mais firmes, como tortas e bolos, é aconselhado o uso do garfo para sobremesa. É menor do que o normal, e fácil de ser reconhecido.
  • Garfo para Peixe: É mais diferente de todos, mas não entre em pânico, pois este é o grande trunfo para lembrar. Como é incomum nas mesas tradicionais você saberá que é o talher certo para o peixe. Ele possui dentes mais abertos e um pouco irregulares, para auxiliar o corte de peixes com espinhas e cartilagens.
  • Garfo de mesa: Esse é fichinha, o que você usa todos os dias, e já está familiarizado. Nessa etapa as regras de etiqueta ficam por sua conta, tudo dominado!

Facas:

  • Faca para peixe: Assim como o Garfo para peixe, é mais fácil de ser reconhecida, por ser bem diferente da faca usada no dia a dia. Esta faca não é muito afiada, pois peixes são tenros, fáceis de serem cortados. Ela também é mais pontuda, característica essencial para ajudar o garfo na hora de separar as espinhas.
  • Faca para Sobremesa: Pode também ser chamada de faca para manteiga, pois geralmente não é usada em sobremesas.
  • Faca de Mesa: Assim como o Garfo de mesa, é a que usamos todos os dias, fácil de ser reconhecida pelo formato característico, e por ser a maior de todas.

Chegamos ao fim da postagem. Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo e que ele tenha sido útil a você. Esperamos também que tenha se saído muito bem no jantar, e tenha dominado os talheres e o uso das regras de etiqueta.

Caso seus amigos não tenham se saído tão bem, compartilhe com eles esse conteúdo.  Não se esqueça de assinar nossa newletter para sempre ter em mãos conteúdo simplificado e de qualidade.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão entre em contato conosco, ficaremos felizes em conversar com você. Lembrando que nossos dados estão sempre no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

4 thoughts on “Que tipo de talheres você deve usar para não quebrar as regras de etiqueta

    1. Boa tarde, que bom que gostou Maria, continue acompanhando nosso blog, postamos diariamente assuntos relacionados a culinária 😀

  1. BOA NOITE
    TUDO MARAVILHOSO, GOSTO DE CHURRASCOS E COZINHA REGIONAL.
    SEMPRE QUE APARECE, ORGANIZO EVENTOS LIGADOS AOS CITADOS.
    ESTOU PRECISANDO DE UM CURSO DE VINHOS.

    ABRAÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *