As panelas de ferro fundido Staub são as preferidas dos chefs franceses e também de muitos cozinheiros ao redor do globo. As qualidades deste material são únicas, como o aquecimento lento e gradual do alimento e a antiaderência natural.

E o melhor de tudo, sua panela Staub pode durar por muitas décadas, se você tomar os devidos cuidados, principalmente antes do primeiro uso.

Nesse post, iremos lhe dar 5 dicas de como temperar (temperar sem sal e pimenta, é isso mesmo produção!?) ou curar sua panela Staub, para que ela mantenha sua antiaderência e não enferruje.

1- Aqueça seu forno com uma temperatura baixa, aproximadamente 150ºC

Antes de iniciar a temperagem ou cura da panela Staub, certifique-se de que terá tempo para fazê-lo, pois é um processo demorado, pois as panelas de ferro fundido têm os poros muito abertos antes de serem temperadas, o que faz com que os alimentos grudem, por isso é necessário o processo.

Mas não se preocupe, o tempo perdido valerá a pena, pois sua panela Staub ficará pronta para lhe auxiliar na criação de pratos maravilhosos.

2 – Lave bem e seque sua panela Staub

Use esponja ou escova, com detergente ou sabão neutro para lavar a panela com muita precisão. Será a primeira e última vez que você irá esfrega-la com sabão na hora de lavar.

Depois de temperadas, as panelas de ferro fundido Staub não necessitam mais este tipo de limpeza, muito pelo contrário, abrasivos como esponjas de aço e sabão podem tirar a película protetora do ferro criada no procedimento.

panela caçarola redonda ferro fundido 26cm vermelho granada Staub
Foto: panela caçarola redonda ferro fundido 26cm vermelho granada Staub

3 – Unte sua panela de ferro fundido Staub com Azeite ou Óleo vegetal da marca de sua preferência

Recubra toda a superfície a as laterais internas da panela com uma camada não muito grossa de óleo ou azeite de sua preferência. Se necessário, use papel toalha para auxiliar no processo.

4 – Coloque a panela de ferro fundido Staub no forno já pré aquecido

Deixe a panela no forno por aproximadamente 1 hora, virada com a boca para baixo, para que o óleo ou azeite grude em toda superfície. Esse processo de “cozimento” da panela Staub ira fechar os poros e criar uma camada protetora, auxiliando na antiaderência e evitando a ferrugem.

Assim que tirar do forno, deixe esfriar naturalmente, até atingir a temperatura ambiente novamente.

5- Repita o processo para temperar sua panela Staub 3 vezes.

Para que a panela fique 100% temperada, é necessário que se repitam os processos acima citados pelo menos 3 vezes. Assim sua panela de ferro fundido Staub estará curada e pronta para o uso.

Então, assim que a panela esfriar da primeira vez que sair do forno repita o processo, reserve novamente até esfriar e repita de novo. Pronto, agora é só colocar a mão na massa e criar pratos maravilhosos, que só com as panelas Staub você consegue preparar!

panela caçarola oval de ferro fundido 23cm cereja Staub
Foto: panela caçarola oval de ferro fundido 23cm cereja Staub

E ai, gostou do nosso post? Conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas quanto ao primeiro uso da sua panela de ferro fundido Staub?

Toda a equipe Cook & Beyond fica muito feliz e honrada com sua visita.  Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco, responderemos com muito entusiasmo.

Assine também nossa newsletter para ficar sempre a par do que estamos separando para lhe inspirar.

facebookgoogle_pluspinterestmail

12 thoughts on “Como temperar ou curar sua panela de ferro fundido Staub

    1. Boa noite Gustavo, tudo bem?

      Não trabalhamos com a marca Le Creuset, mas acreditamos que sim, pois o material é semelhante as Staub.

      Ficamos á disposição!

  1. Estou iniciando na prática de cozinhar e gostaria de saber o seguinte:
    Tanto a panela quanto as tampas também devem ir ao forno? Ou seja, todo o conjunto?
    Gostaria de saber o preço e como adquirir.

  2. Olá, tenho uma staub que usei 2 vezes mas não fiz esse processo e os alimentos grudaram. Já tendo sido usada, adianta ainda fazer esse processo do post?

    1. Bom dia Debbie…
      Aconselhamos, antes de cada uso da panela, aplicar uma camada de óleo de sua preferência na panela toda, com um guardanapo ou papel toalha, e aquecer bem antes do uso.
      Esse processo ajuda no fechamos dos poros da panela, e assim gruda menos.

  3. Vcs dizem que não é pra levar a panela com esponja e sabão depois desse procedimento e eu lavo. Então vou refazer a temperarem. Duas perguntas: 1- vcs dizem pra refazer o processo três vezes seguidas. Entre cada uma, eu lavo com esponja e sabão? Não irá retirar o que eu já fiz? 2- depois da temperarem finalizada, como eu lavo das próximas vezes?

    1. Bom dia Gabriela. Para a temperagem você aplica o óleo e aquece, entre cada uma só reaplica o óleo, não lava novamente. Depois de feita pela primeira vez, não há mais necessidade de fazer essa temperagem completa, apenas antes de usar passar óleo com um guardanapo e aquecer. Ficamos a disposição!

  4. Ola Cook & Beyond,

    Esse mesmo procedimento deve ser realizado nas frigideiras da staub ?? Acabei de comprar uma e tudo que faço nela fica agarrado e é um custo depois para retirar o resto dos alimentos na hora de lavar.

    1. Bom dia Matheus…
      Aconselhamos, antes de cada uso da panela, aplicar uma camada de óleo de sua preferência na panela toda, com um guardanapo ou papel toalha, e aquecer bem antes do uso.
      Esse processo ajuda no fechamos dos poros da panela, e assim gruda menos.

  5. Esse procedimento tambem é necessario para as frigideiras de ferro fundido da staub.
    Comprei uma no site de voces, e tudo que faço na frigideira agarra muito .. mesmo colocando um pouco de oleo/azeite.
    Alguma dica ?

    1. Bom dia Matheus…
      Aconselhamos, antes de cada uso da panela, aplicar uma camada de óleo de sua preferência na panela toda, com um guardanapo ou papel toalha, e aquecer bem antes do uso.
      Esse processo ajuda no fechamos dos poros da panela, e assim gruda menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *