Problemas de intoxicação alimentar são muito sérios e podem acontecer com qualquer um, mas seguindo algumas dicas de segurança alimentar você poderá evitar esses perigos que surgem cozinha.

Com tarefas simples e habituais você pode eliminar problemas de intoxicação alimentar. Um alimento contaminado contém elementos estranhos e perigosos então é bom saber sempre de onde vêm e como ele é preparado. Veja nossas dicas.

Cuide bem de sua pia

O primeiro problema que pode afetar a segurança alimentar na pia está nas esponjas, nunca use produtos inapropriados para louças, como por exemplo os produtos de limpeza multiuso, como o Veja, eles são tóxicos e podem envenenar você e sua família.

Se a esponja estiver dando indício de desgaste, descarte-a. Ela não pode ficar velha na pia, oois se torna um local muito propicio para bactérias. Você deve trocar a esponja semanalmente para manter a segurança alimentar na sua cozinha.

Outro problema comum na pia são os paninhos de pia, não deixe ele sujo ou úmido na pia, após o uso você deve lavar com água fervente ou colorada. Para melhor segurança, você também pode substituí-lo por papel toalha.

lavando a pia corretamente
Foto: lavando a pia corretamente

Fique atento a regras básicas de segurança alimentar ao lavar e guardar alimentos

Nunca lave alimentos deixando-os de molho na cuba da pia, ela contém inúmeras bactérias, a pia da cozinha tem mais bactérias que a privada. Utilize bacias especiais ou instrumentos específicos para lavar.

Nunca deixe alimentos para descongelar fora da geladeira ou panelas quentes para esfriar no fogão, o correto é você descongelar alimentos dentro da geladeira ou utilizar o microondas.

Lavando alimentos corretamente
Preste atenção para lavar os alimentos corretamente

Fique atento a segurança alimentar ao comer fora

Sabemos que não podemos confiar em qualquer lugar para fazer nossas refeições, ao nos intoxicarmos com alimentos estragados ou com bactérias corremos sérios riscos, inclusive de vida. Doenças como salmonelose e botulismo podem levar a morte.

Então procure sempre se alimentar em lugares confiáveis e fique atento se eles possuem alvará sanitário de funcionamento. Veja se o local está limpo, se todos estão uniformizados e também se não há insetos no local.

Buffets por quilo não são locais recomendados para se alimentar, lá as pessoas tossem, espiram, conversam e mexem nos cabelos enquanto se servem. Isso tudo pode contaminar os alimentos que você irá consumir.

Busque sempre alimentos orgânicos que não utilizam agrotóxicos, procure também beber apenas água de filtros ou mineral e, principalmente, quando estiver fora de sua casa atente-se a água que irá consumir.

Caso você não se sinta bem após se alimentar em locais duvidosos procure imediatamente um médico e descreva o que comeu, para que não corra riscos maiores devido à falta de informação e diagnósticos errôneos.

A segurança alimentar na cozinha é um assunto muito importante, muitos não prestam a atenção devida aos detalhes de higiene e aonde vão se alimentar. Esperamos que nossas dicas lhe ajudem a ter mais cuidado e não correr mais riscos.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e se tiverem mais dúvidas nos envie um e-mail ou um comentário, ficaremos felizes em ajudar. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e assinar nossa newsletter.

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *