Para o judaísmo os alimentos tem um significado espiritual, os praticantes da religião além de não misturar leite com carne usam um tipo especifico de sal, o sal Kosher. Kosher é o nome da dieta judaica, conheça o que o sal Kosher tem de diferente de outros sais.

Além dos praticantes do judaísmo, chefs de cozinha do mundo todo estão optando por usar o sal Kosher em suas cozinhas, e graças a programas culinários a procura pelo produto está se intensificando, chegando a aumentar 150% às vendas de algumas indústrias de sal Kosher.

Porque o sal Kosher é diferente de outros tipos de sal?

O sal Kosher é um sal extraído de minas ou mar sempre com a supervisão de rabinos, não é um sal refinado, é naturalmente mineral e costuma ser mais salgado que o sal de cozinha ou de mesa. Por ser mais grosso ele adere mais facilmente a superfícies da carne.

O sal Kosher não contém iodo e essas característica o deixa melhor que outros sais, isso também acaba sendo muito benéfico para a saúdo. O sal Kosher deve ser usado em quantidades maiores que o sal de cozinha pois seus cristais são maiores e ocupam mais espaço.

Embalagem sal Kosher
Foto: embalagem sal Kosher

Como usar o sal Kosher

O sal Kosher é usado principalmente no preparo de carnes, pois ele remove facilmente todo o sangue da carne. A lei judaica proíbe o consumo de carne com sangue, pois o consumo de sangue não é permitido, o método de usar sal Kosher para tirar o sangue da carne se chama carne kosher.

Sua textura permite o manuseio para usá-lo e salpica-lo, seus grãos cristalinos não possuem conservantes por isso também é útil na preservação de carnes e peixe. Ele não dissolve tão rápido igual ao sal de cozinha, por isso é melhor usar um sal fino quando resolver fazer assados.

Os chefs também usam o sal Kosher para incrustar peixes e carnes em uma pasta de água e sal antes de assá-los devagar, entre 4 e 5 horas, assim irá criar um pedaço de carne suculenta. Esse sal é um aguçador de sabor e mantém um sabor mais fresco que o sal de cozinha.

Certificado Kosher

Verifique sempre que você comprar um produto Kosher se tem o certificado Kosher, ele serve para atestar que o produto obedeceu todas as leis judaicas e é legitimamente um produto Kosher.

O certificado Kosher é emitido conforme as leis que regem a dieta judaica ortodoxa, ele é reconhecido no mundo todo como sinônimo de controle máximo de qualidade. O processo de certificação depende da transparência e colaboração entre a empresa fabricante e a entidade judaica.

simbolo alimento Kosher
Foto: simbolo alimento Kosher

Chegamos ao fim dessa publicação e esperamos que tenhamos sanado suas dúvidas sobre o sal Kosher, se ainda restaram dúvidas nos envie um e-mail ou comentário, ficaremos felizes em ajuda-lo.

Não deixe de assinar nossa newsletter, assim você receberá informações culinária como está semanalmente em seu e-mail e sempre estará por dentro das novidades do nosso Blog. Todos os nossos contatos estão no rodapé.

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

5 thoughts on “Conheça mais sobre o sal Kosher

  1. BOA NOITE, GOSTARIA D SABER MAIS Á RESPEITO DO SAL KOSHER E TAMBÉM DOS ALIMENTOS , E DE COMO OBTER RECEITAS KOSHER.
    OBRIGADA.

  2. Boa tarde
    Fiquei muito interessada em saber mais sobre o sal kosher, os alimentos , e as receitas da dieta judaica.
    Os meus cumprimentos
    Obrigada
    Eugénia

    1. Boa tarde Eugênia, tudo bem?
      Ficamos felizes que gostou do nosso post, esperamos que sempre nos visite!
      Estamos á disposição!

  3. Olá, por que um sal sem iodo é benéfico para a saúde?
    Não é justamente a adição de iodo que permite que as pessoas tenham a alimentação ocidental sem desenvolver bócio?

    1. Bom dia Rodrigo…
      O sal Kosher geralmente é consumido apenas por famílias Judaicas, ou adeptos.
      Caso não seja consumido no sal, o iodo tem de ser reposto em algum outro tipo de alimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *