Sabemos que o consumo excessivo de sal e açúcar por si só já é venenoso para o nosso corpo, trazendo malefícios como diabetes no caso do açúcar e hipertensão no caso do sal devido a quantidades de sódio. Mas você sabe porque o sal e açúcar refinados causam mais males a sua saúde?

Nesse post vamos abordar como o sal e o açúcar são produzidos para que cheguem em nossas casas refinados e também quais são os venenos que contém, e os males que causam em nossa saúde.

1- O sal de mesa refinado

A indústria de refinamento de sal converte sal natural em cristal de cloreto de sódio, e é isso que ingerimos. O único nutriente que chega em nossas mesas é o cloreto de sódio, então não podemos falar que consumimos sal, mas sim cloreto de sódio puro. O argumento é que esse elemento por si só é a única fonte de sabor ou com função de salgar, extraída do sal natural.

O cloreto de sódio é super tóxico devido ao iodo e ao flúor, que são artificialmente adicionados ao sal. O iodo é adicionado para melhorar a função da tireoide e o flúor porque impede cáries.

O sal natural cristal que pode ser extraído do mar ou das montanhas, como por exemplo o sal rosa do Himalaia, contém aproximadamente 84 elementos que são os mesmo que compõem o corpo humano, e nas proporções exatas.

Sal do himalaia em pote hermetico Bormioli Rocco
Foto: Sal do himalaia

Você sabia que a água do mar primária, ou seja, a água sem poluição e natural, igual a que tínhamos milhões de anos atrás em nossos oceanos, é idêntica em sua concentração a composição de elementos do sangue humano?

Por isso você deve prestar muita atenção no que consome, se for cozinhar use sal natural, e moa ele na hora. Você estará consumindo ouro puro, evite ao máximo sal refinado, e lembrem-se os Junk foods são cheios de sal refinado.

Se você consumir mais de 1500mg de sal refinado por dia, ele estará causando efeitos malignos principalmente em seu coração, poderá desenvolver muitas doenças cardiovasculares no futuro.

moedor de sal linha paris 18cm preto Peugeot
Quando se trata de saúde vale a pena você investir em um moedor de sal linha paris 18cm preto Peugeot

 

2- O açúcar refinado

O açúcar branco refinado é extraído através de fontes vegetais como por exemplo a cana-de-açúcar. Depois de refinado, ele não passa de um produto químico produzido através da remoção de todas as proteínas presentes nas plantas.

Como se não bastasse é adicionado no processo de refinamento do açúcar: cal, dióxido de carbono, sulfato de cálcio e ácido sulfúrico para deixar branquinho. O açúcar refinado não tem nenhuma enzima, proteína, vitamina ou nutriente.

O açúcar refinado por não fornecer nutrientes não traz benefícios para o corpo humano. A única coisa que o açúcar refinado fornece é energia. Mas ele traz malefícios por ser consumido exageradamente. Seus principais malefícios são: obesidade e diabete.

açucar refinado não possui nutrientes
Açucar refinado não possui nutrientes

Como é sua dieta? Consome muito açúcar ou sal refinado, troque o sal refinado por sal natural e diminuo o açúcar, não adianta trocar por adoçante, o único problema que o adoçante resolve é a obesidade, mas contém substâncias cancerígenas que só pioram a situação.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, nosso objetivo é lhe inspirar para cozinhar mais, melhor e se alimentar com mais saúde. Não deixe de nos seguir nas redes sociais e assinar nossa newsletter. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *