Todos sabem que crianças são difíceis de serem agradadas, e que introduzir novos alimentos e receitas saudáveis é um desafio e tanto para qualquer mãe ou pai que está sempre preocupado em oferecer uma alimentação saudável para sua criança.

É muito importante familiarizar o paladar dos pequenos com receitas saudáveis para crianças desde cedo, para que quando for adulto consiga fazer boas escolhas alimentares, e não sofrer com problemas seríssimos como diabetes, obesidade e índices altos de colesterol ruim, o LDL.

Alimentos ultraprocessados e industrializados contém graus altíssimos de conservantes e corantes artificiais, muito maléficos a saúde das crianças e também dos adultos.

Então, que tal aprender a deixar o prato mais bonito, decorado e apetitoso para que haja maior interesse da criança em provar coisas novas e naturais? Vamos separar os pequenos em 3 grupos, e auxiliá-lo na abordagem para cada um dos casos:

1- Aversão da criança pela alimentação saudável

Se a criança já está acostumada as terríveis guloseimas e rejeita frutas, verduras e legumes em seu estado natural, dê um “jeitinho” para escondê-los no começo, e deixar as receitas mais saudáveis para as crianças, até mesmo as que já esta acostumada a preparar.

Adapte na receita da panqueca, por exemplo, beterraba, cenoura ou espinafre na massa. Além de cores bonitas e vibrantes a criança irá consumir as vitaminas necessárias se divertindo com os pratos decorados, e consequentemente com o sabor dos alimentos saudáveis.

Na hora de decorar o prato para criança continue ousando… Ao invés da tradicional panqueca enrolada, que tal uma trouxinha, ou pacotinho de presente? Instigar a imaginação é a melhor forma de fazer com que a criança se interesse pela alimentação saudável.

Você também pode acrescentar mais nutrientes e fibras nos alimentos do dia a dia. O arroz, por exemplo, pode ser cozido juntamente com pedaços de couve-flor. Por terem características semelhantes  a criança pode comer sem perceber, e depois você pode explicar o processo, e ensinar o quanto os vegetais são saborosos e saudáveis.

Os sucos ficam muito mais apetitosos e saudáveis para crianças quando se mistaram vegetais as frutas, como por exemplo laranjas e cenouras.

Trouxinha de panqueca
Foto: Trouxinha de panqueca

2- A criança come os alimentos saudáveis, mas não os prefere

Se a criança não rejeita a alimentação saudável, mas também não dá atenção para os pratos que contem as receitas saudáveis para crianças, seu trabalho fica por conta da decoração.

Criando pratos decorados para criança você estimula o consumo de alimentos corretos. Salgadinhos, balas, confeitos e refrigerantes são coloridos e chamativos aos olhos dos pequenos, é esta a estratégia que você deve usar.

Explore as maravilhosas cores presentes na natureza, modifique seus formatos e desperte a imaginação e apetite da criança. Deixe as receitas saudáveis mais atrativas. Um prato de arroz, feijão ou lentilha, vegetais e carne, fica muito mais alegre se os ingredientes formarem uma carinha, personagem ou casinha.

Misture cores, brinque com os formatos, crie personagens, animais e geometrias variadas, assim fazer com que as crianças comam alimentos saudáveis fica muito mais fácil e divertido e cria o hábito de consumir os produtos certos e indicados para cada idade.

Fotos de pratos decorados para crianças
Fotos: pratos decorados para crianças

Dica: Utilize utensílios de cozinha especiais para criação de formatos diferenciados, como o Set de formas de silicone para ovos e panquecas da Mastrad, um produto feito em silicone alta qualidade, fácil de ser lavado, pode ir ao micro-ondas e lava louças, e dá aquela mãozinha quando a inspiração acabar.

Set formas mastrad
Foto: Set formas mastrad

3- Crianças iniciando o processo de alimentação

A criança tem 6 meses ou mais e já está iniciando no processo de alimentação? Essa é a hora certa de introduzir as receitas saudáveis para crianças.

Procure não oferecer a crianças produtos processados, industrializados e com açúcar refinado ou mel. Essa é a hora de criar os bons hábitos, pois quando maiores terão a preferência pelos alimentos saudáveis.

Dê frutas, legumes e vegetais com um tamanho considerável, pois papinhas liquidificadas prejudicam o paladar da criança, e é nessa fase que ela tem que sentir os diversos gostos e aromas.

Acima de tudo, use o bom senso. Procure sempre oferecer produtos caseiros e naturais, pois a saúde futura depende do que comemos durante a vida toda, inclusive quando crianças.

E ai, gostou deste post? Esperamos que tenha lhe ajudado a solucionar suas dúvidas a respeito de como criar pratos decorados para crianças e deixar sua alimentação mais saudável. Caso necessite de mais informações sobre a marca Mastrad e o Set de formas de silicone para ovos e panquecas entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, iremos lhe enviar conteúdo como este semanalmente, para que você possa cozinhar cada vez mais e melhor.

facebookgoogle_pluspinterestmail

4 thoughts on “Como preparar pratos decorados para que suas crianças tenham uma alimentação mais saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *