Sofisticação, requinte, delicadeza, e sabor são sinônimos quando se fala das panelinhas francesas cocottes. Você já deve ter visto em restaurantes chiques essas panelinhas. Existem de diversos formatos e cores, as da marca Staub são de ferro fundido.

Elas foram criadas principalmente para irem do forno á mesa, dando mais beleza e delicadeza aos pratos servidos. Nesse post vamos lhe contar algumas peculiaridades das panelinhas cocottes francesas e também da marca francesa de panelas Staub.

Panelinha cocotte

A cocotte deve ser pequena e ir do forno á mesa, as panelinhas cocotte estão disponíveis no mercado em diversos materiais, como cerâmica, cobre, ferro fundido e também madeira.

Elas surgiram na frança e são famosas em bistrôs parisienses, muitos restaurantes renomados como o do famoso Chef Paul Bocuse aderiram as cocottes para servir alguns pratos. São usadas principalmente para servir porções individuais.

Cocottes Staub coloridas
Foto: cocottes Staub coloridas na tábua de servir Staub

Panelinha cocotte e Staub

A Staub é famosa no mundo todo por ser um marca de panela de ferro fundido de alta qualidade, está presente nas cozinhas de grandes nomes da culinária. E como era de se esperar a marca Staub produz maravilhosas panelinhas cocottes.

As cocottes Staub são fabricadas em ferro fundido de alta qualidade, elas mantém o calor na panela por muito mais tempo, garantindo um cozimento lento e mais sabor nos alimentos.

Além da qualidade o design das panelinhas cocottes da Staub é surpreendente, tem em várias cores e nos formatos, oval e redondo, veja os modelos e cores:

panela caçarola oval de ferro fundido 11cm cereja Staub

Foto: panela caçarola oval de ferro fundido 11cm cereja Staub

cocottes Staub redondas para restaurantes
Foto: cocottes Staub redondas para restaurantes

 

Pratos para servir em panelinhas cocottes

Veja alguns pratos que ficam perfeitas nas panelinhas cocottes:

Cocotte de cenoura ao curry com Pain D’Épice;

Cocotte de frutos do mar;

– Para celebrar a tradição francesa uma dica é o famoso crème Brûlée na cocotte;

– Nos bistrôs parisienses são servidos ovos na panelinha cocotte (que por acaso é a tradução de cocotte para português);

– Sopas são ideais para servir nas panelinhas cocottes, uma dica é sopa de cebola, é um prato muito comum em bistrôs.

Existem muitas opções de pratos para servir em porções individuais nas panelinhas cocottes. Essa tradição de servir em panelinhas cocottes como falamos acima surgiu na França e já está inspirando cozinheiros e bistrôs no mundo todo, é um jeito inovador e elegante de servir porções individuais.

Que tal inovar na cozinha e surpreender seus convidados servindo com panelinhas cocottes? Nós da Cook & Beyond adoramos todos os modelos de cocottes da marca Staub, de uma passada em nossa loja virtual e confira.

Se você ficou com dúvidas em relação ao nosso conteúdo nos envie uma mensagem ou e-mail, ficaremos felizes em lhe ajudar, também gostamos de compartilhar conhecimento e experiência, então fique a vontade para enviar também críticas e sugestões.

Por último pedimos que se ainda não assinou nossa newsletter assine, assim poderemos lhe enviar conteúdo culinário semanalmente. Siga-nos também nas redes sociais e compartilhe nosso conteúdo se gostou. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

2 thoughts on “Panelinhas cocottes: Staub e a tradição parisiense

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *