Uma dica, para fritar use as panelas de alumínio, para frutos do mar as melhores são de cerâmicas, para fazer aquele arroz soltinho nada melhor que uma panela de ferro fundido. Ficou confuso? Calma, iremos explicar a seguir quais as principais diferenças entre os diferentes tipos de panelas, assim você não terá mais dúvidas na hora da escolha.

Panela de ferro fundido

Panela Staub cinza
Foto: Panela Staub cinza , veja outros lindos modelos Staub no site da Cook & Beyond

As panelas de ferro fundido foram disseminadas pelo mundo a partir da década de 80, sua principal característica é que ela deixa a comida mais solta e cozinha em um tempo bem menor, pois absorve muito bem o calor devido ao seu material, distribuindo-o lentamente e de forma perfeitamente homogênea, também absorve igualmente o frio.

Ok, mas elas são saudáveis? Não se preocupe quanto a isso, essas panelas não liberam nem um tipo de material tóxico, ao contrário, elas liberam ferro, que faz muito bem a saúde, assim você não ficará com doenças como anemia.

É possível cozinhar qualquer tipo de comida nelas, mas são ideais para sopas, arroz, feijão, refogados e carnes, pois elas mantêm um calor constante por um bom tempo em fogo baixo.  Você não terá preocupação com óleo, ela também tem propriedades antiaderentes, fazendo com que o alimento não grude facilmente, possibilitando assim preparos mais saudáveis.

Mas atenção, a panela de ferro fundido não é recomendada para frituras, ela acelera a deterioração do óleo. Também não guarde alimentos nela, pois o mineral continua a ser transferido ao alimento, assim irá causar um excesso de ferro nos alimentos.

Uso recomendado nas fontes de calor a gás, elétrica, vitrocerâmico, indução e forno, não vão ao microondas.

Panelas de cerâmica

Panela ceraflame vermelha
Foto: Conjunto de panelas Ceraflame vermelha.

As panelas feitas de barro vitrificado, conhecida como cerâmica, são panelas 100% livre de substâncias que poderiam causar mal a saúde, seu material inorgânico livra os alimentos de qualquer contaminação por resíduos de metal. Elas demoram um pouco mais para esquentar, mas aquecem por igual em toda a superfície da panela, garantindo um ótimo cozimento.

Esse tipo de panela é recomendado por cozinheiros para o preparo de peixes e frutos do mar, também são ótimas para cozinhar lentamente e em fogo baixo vegetais, sopas, pratos de arroz e ensopados.

São fáceis de limpar, pois não são porosas, evitando assim a proliferação de fungos e bactérias, mantém-se sempre brilhantes e bonitas, você pode utilizar esponja de aço sem medo de danificar o produto.

Elas podem ser levadas ao fogão a gás, a lenha, elétrico, e também usadas na máquina de lava-louças e no micro-ondas. Você não precisa se preocupar ao tirar do fogo e colocar em água fria, elas são 100% resistentes a choques térmicos.

É recomendado que você sempre as utilize em fogo baixo, elas não são muito resistentes a quedas, podendo quebrar facilmente se cair ou bater em outra. Fique atento ao efetuar a compra de suas panelas de cerâmica, verifique sempre os selos de qualidade para ter certeza que seu conjunto de cerâmica é livre de substâncias nocivas durante sua fabricação.

Panela de aço inox

São bonitas e duráveis, não oxidam, se for de ótima qualidade, com fundo grosso e pesado, são excelentes na distribuição do calor. Por aquecerem muito rapidamente não são recomendadas para frituras, pois queimam o óleo.

Necessitam de cuidado, com o tempo elas escurecem e podem liberar o níquel, quando presente em sua composição. São boas para cozidos, refogados, caldos, cozimentos de massas, molhos e outros preparos que exigem muito calor e cozimentos rápidos.

Elas distribuem rapidamente o calor e resistem a variações bruscas na temperatura, para evitar que risque ou manche, lave-a após o uso com esponja macia e seque bem. Elas vão a lavadoura de louças, em todos os fornos e fogões, não vão ao microondas.

Panela de Alumínio

As panelas de alumínio são leves e resistentes, são perfeitas para frituras por imersão, panelas de alumínio fundido são porosas por dentro. Além dos atributos da comum, grudam menos, douram carne com facilidade e são ideais para fazer doces.

Tenha cuidado para não riscá-las, retire os alimentos delas ainda quentes, não as usem para armazenar alimentos na geladeira, elas podem soltar resíduos tóxicos para sua saúde. Não cozinhe alimentos que contenham muita acidez como tomates ou levem muito sal.

O material não retém o calor e é mais difícil de lavar, pode alterar a cor e até o sabor da comida. Para acabar com as manchas escuras da panela, encha-a com água, acrescente o suco de 1 limão e deixe ferver até clarear. Por fim, lave-a normalmente.

As panelas de alumínio não vão ao microondas e nem em fornos de indução e vitrocerâmico.

Panela de cobre

Como as de aço inox são excelentes condutores de calor, aquecem e esfriam rapidamente, com elas você terá o controle absoluto de seus cozimentos, não tem pontos de isolamento, porém o cobre é tóxico, não se deve usar para alimentos ácidos e com muito sal, pode largar resíduos nos alimentos.

Elas exigem polimento e cuidados extras, são mais caras, porém duram muito tempo, são recomendadas para doces. Algumas são feitas com revestimento de aço inox podendo ser usadas para diversos pratos.

No dia a dia, lave-a com esponja macia e detergente neutro e evite produtos abrasivos ou esponja de aço. Elas servem para todos os tipos de fornos, não vão ao microondas.

Panelas de teflon

O teflon é um material que reveste a panela, dando a ela a qualidade de antiaderente, assim você poderá usar menos óleo no preparo dos alimentos, podendo aderir a pratos mais saudáveis, o teflon também impede que o alumínio entre em contato diretamente com os alimentos.

Recomenda-se usar utensílios de silicone para manuseio da panela assim você evita aranhões e possíveis contaminações nos alimentos, na hora da lavagem também não deve ser utilizada esponja de aço. Se o teflon se desgastar a panela deve ser descartada imediatamente.

Não é recomendado o uso dessas panelas em frituras, ela é ideal para o preparo de bifes e frango, sem adição de óleo. Ela não pode ser aquecida a mais de 250 graus pois pode soltar a camada de teflon e danificar o alimento.

Uma dica útil é: antes do primeiro uso, unte com um pouco de óleo e leve ao fogo até esquentar. Este procedimento irá cozer o antiaderente garantindo um melhor desempenho.

Elas são compatíveis com praticamente todos os tipos de fornos, exceto microondas. Para o forno de indução é necessário verificar se ela é de aço inox ou alumínio, se for de alumínio não vai ao forno de indução e vitrocerâmico.

Panela de silargan        

panelas Silit de Silargan
Foto: panelas Silit de Silargan, veja outros modelos da marca Silit

Para quem não conhece, o silargan é um material ultra-resistente feito a partir da cerâmica, esse material é de patente da empresa silit da Alemanha. Sua principal característica é a de ser um material 100% livre de toxinas e sustentável, gasta muito menos energia  ao cozinhar, porque absorve rapidamente o calor e o conduz até a borda.

O silargan da silit proporciona um rápido escurecimento nos alimentos, levando á um resultado crocante, perfeito para bronzear a comida em temperatura média. Ideal para qualquer tipo de fogão.

As panelas de silargan da silit, são perfeitas para preparar qualquer prato, aquecem rapidamente e uniformemente, mantém o calor constante em fogo baixo, além de serem muito duráveis e terem um design excelente.

 

 

Conclusão sobre os diversos tipos de panelas                 

Concluindo o artigo, deu para perceber que ficou um pouco extenso? Pois é, existem muitas adversidades de uma panela para outra, tentamos abreviar o máximo possível e mesmo assim tivemos que escrever bastante. Recomendamos a você ter mais de um modelo em sua cozinha, pois somente assim poderá aproveitar o que há de melhor em cada preparo, porque cada comida tem sua especificidade e pode ser realçada melhor com um tipo de panela especifico.

Esperamos ter solucionado suas dúvidas, se ainda restou questionamentos sobre o tema ficaremos felizes em ajudá-lo, se tiver sugestões ou elogios fique a vontade para entrar em contato ou deixar um comentário abaixo.

Não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais e assinar nossa newsletter, aceitamos também sugestões de publicações. Segue abaixo todos os nossos contatos, ficaremos contentes em conversar com você!

facebookgoogle_pluspinterestmail

4 thoughts on “Panela de ferro fundido ou cerâmica? De silargan ou inox? Quais tipos de panelas escolho?

  1. Fiquei muito feliz em ter lido seu artigo Agora vou saber escolher minhas panelas para poder cozinhar com um pouco mais segurança e tranquilidadepara minha família .

    Grata

  2. queria saber se as panelas Panela Sauce 16cm Flavorstone podem ser usadas nos cooktops elétricos por indução!

    agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *