Que as panelas de ferro fundido esmaltadas são lindas e deixam qualquer cozinha com um charme especial todos concordam, não é verdade? Mas você já deve ter se perguntado, será que eu realmente preciso de uma panela de ferro fundido esmaltada? Qual a diferença dela para com as outras? Elas não são tóxicas? Pois bem, seus dilemas serão resolvidos, abordaremos o tema por completo nesse tópico.

As panelas de ferro fundido foram disseminadas pelo mundo a partir da década de 80, sua principal característica é que ela deixa a comida mais solta e cozinha em um tempo bem menor, pois absorve muito bem o calor devido ao seu material, distribuindo-o lentamente e de forma perfeitamente homogênea.

Elas também absorvem igualmente o frio, para ter esse efeito é só colocar seus preparos na geladeira ou freezer antes de servir.

As mais famosas do mundo são as francesas, como as da marca Staub, usada e recomendada por diversos chefs de renome mundial, como o ilustre francês Paul Bocuse. Além de toda sua eficiência elas são muito lindas, feitas tradicionalmente (cada peça usa um molde único, que após a fabricação é descartado), existe no mercado uma grande variedade de cores, tamanhos e formas.

panela Staub na cor vinho vinho
Foto: linda panela Staub na cor vinho vinho

Ok, mas as panelas de ferro fundido são saudáveis?

Não se preocupe quanto a isso, essas panelas não liberam nem um tipo de material tóxico, ao contrário, elas liberam ferro, que faz muito bem a saúde, assim você não ficará com doenças como anemia.

O que poderei cozinhar nela?

É possível cozinhar qualquer tipo de comida nelas, mas são ideais para sopas, arroz, feijão, refogados e carnes, pois elas mantêm um calor constante por um bom tempo em fogo baixo.  Você não terá preocupação com óleo, ela também tem propriedades antiaderentes, fazendo com que o alimento não grude facilmente, possibilitando assim preparos mais saudáveis.

panela Staub redonda cor cereja.
Foto: panela Staub redonda cor cereja.

Existe algum porém com as panelas de ferro fundido?

Atenção, a panela de ferro fundido não é recomendada para frituras, ela acelera a deterioração do óleo. Também não guarde alimentos nela por muito tempo, pois o mineral continua a ser transferido ao alimento, assim irá causar um excesso de ferro nos alimentos.

O peso das panelas de ferro fundido não é muito agradável, uma panela de 30 cm pesa aproximadamente 5kg.

Seu uso é recomendado nas fontes de calor a gás, elétrica, vitrocerâmico, indução e forno, não vão ao micro-ondas.

Panela Staub cinza
Foto: Panela Staub cinza

Dicas úteis para o uso da panelas de ferro fundido

Para melhores resultados use sempre fogo baixo, use luvas térmicas para manuseá-las, nunca aqueça uma panela vazia, antes de lavá-las em água fria tenha certeza de que já esfriaram, seque inteiramente suas panelas de ferro fundido esmaltada após a lavagem.

Esperamos ter ajudado com nosso artigo sobre as famosas panelas de ferro fundido. Gostou das informações? Se tiver alguma dúvida ou sugestão fique a vontade para compartilhar conosco. Também estamos abertos a sugestões de assuntos para abordarmos em nossas próximas postagens no blog.

Se você busca produtos de qualidade como as famosas panelas Staub acesse nosso site, nos acompanhe também nas redes sociais e assine nossa Newsletter (no rodapé), assim receberá semanalmente informações sobre o que postamos e promoções exclusivas para leitores do blog Cook & Beyond.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *