Panela de ferro fundido esmaltada Francesa

Uma panela de ferro fundido esmaltada é o sonho de consumo de cozinheiros profissionais ou entusiastas espalhados pelo mundo todo. E nós aqui da Cook & Beyond também somos super fãs desta maravilha que é uma verdadeira inspiração culinária.

Uma das marcas mais conhecidas é a STAUB, criada em 1974 na França pelo Chef Francis Staub, que tinha o desejo de criar uma panela única, bonita e multifuncional. Considerada por muitos chefs como a melhor panela de ferro fundido esmaltada do mundo, a STAUB é referência de qualidade e design, e hoje é a marca preferida de 7 entre cada 10 chefs no seu país de origem.

Entre os chefs que utilizam a STAUB, podemos citar Paul Bocuse, Dan Kluger Chris Cipollone e Simon Kim.

1- Seus usos

Mas afinal, o que faz da panela de ferro fundido esmaltada STAUB uma inspiração culinária para todos nós?

Além da beleza e design incrível, a panela Staub deixa qualquer prato especial.  Apresenta paredes desenvolvidas de forma diferenciada, que possibilitam que o calor não se dissipe e permaneça por muito mais tempo no seu interior. Os pegadores são de aço inox ou bronze, diferente da maioria que é braquelite, o que possibilita que possam ir inclusive ao forno.

E isso sem falar da tampa, que é totalmente reta e com micropontos que evitam que a umidade em excesso volte para o alimento. Tudo isso aliado a um esmalte poroso especial, que ajuda a deixar o alimento ainda mais saboroso.

Ainda está em dúvidas? A panela STAUB possibilita o cozimento lento e perfeito, sendo ideal para quase todos os tipos de pratos, principalmente os mais elaborados que demandam tempo e perfeição, como molhos, caldos, carnes, aves, frutos do mar e ensopados. Pura inspiração culinária! Entre eles, podemos citar:

  1. Tajine

  2. Gaspacho

  3. Vitela

  4. Risotos

  5. Ratatoille

    2- Dicas

Cuidar da sua panela de ferro esmaltada STAUB ou de qualquer marca é algo simples, mas que deve ser levado sempre em consideração para que a durabilidade dela seja ainda maior. Geralmente, elas possuem selos de qualidade e garantias vitalícias, mas, claro, a forma como você as trata é que vai fazer a verdadeira diferença.

  1. Cuidados com o esmalte

Utilize sempre talheres de madeira, nylon ou plástico para mexer os alimentos para não arranhar o esmalte interno. Facas, nem pensar!

  1. Limpeza

Evite raspar com talheres de metal e utilize água quente com pouco sabão. Opte também pelo sabão neutro e enxágue bem, para que os poros do esmalte não sejam obstruídos. Jamais use esponjas abrasivas e de forma alguma coloque dentro da máquina de lavar.

  1. Não armazene alimentos

E lembre-se! Uma panela de ferro fundido esmaltada como esta não deve ser usada para armazenar alimentos na geladeira. Isso pode fazer com que a ferrugem apareça e que partículas da panela sejam transferidas para o alimento.

3- Conclusão

Agora se você não era fã, com certeza vai fazer parte do nosso time. Aqui na Cook & Beyond estamos sempre buscando o que há de melhor para a preparação de pratos incríveis e, sem dúvidas, a panela de ferro fundido esmaltada STAUB tem todas as características que amamos.

Além da eficiência na preparação dos alimentos e da tecnologia que melhora o sabor de qualquer receita, ainda está disponível em diferentes modelos e cores para deixar qualquer cozinha ainda mais bonita.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *