Muitas pessoas ficam em dúvida entre panela de barro e panela de cerâmica na hora de comprar, existe alguma diferença no cozimento delas? Algum prato é possível preparar em uma e não em outra? Pode-se fazer moqueca ou a torta capixaba em panela de cerâmica? Pois bem, traremos algumas características da panela de barro e da panela de cerâmica a seguir.

Panela de barro com frutos do mar
Foto: panela de barro legitimamente brasileira

Em algumas regiões do Brasil a panela de barro é indispensável para certos pratos, é o caso do barreado do Paraná e das suculentas moquecas da cozinha baiana. Além de sua beleza rústica peculiar, as panelas de barro deixam um sabor especial nos alimentos. A panela de barro de boa qualidade é totalmente atóxica.

Qual o material da panela de barro e de cerâmica?

As panelas de cerâmica são feitas de barro vitrificado, são panelas 100% livre de substâncias que poderiam causar mal a saúde, seu material inorgânico livra os alimentos de qualquer contaminação por resíduos de metal. Elas demoram um pouco mais para esquentar, mas aquecem por igual em toda a superfície da panela, garantindo um ótimo cozimento.

Tanto a panela de barro como a de cerâmica são feitas do mesmo material, o barro, porém a panela de cerâmica tem um acabamento mais clean, é usado um esmalte para deixá-la mais brilhante, esse esmalte também serve para fechar os poros evitando o surgimento de fungos e bactérias.

Ambas as panelas demoram a aquecer, mas depois de aquecidas mantém a temperatura constante por muito tempo, cozinhado lentamente o alimento. Por isso são ideais para cozimentos mais demorados, ótimas para o preparo de ensopados, caldos, sopas, peixes e frutos do mar.

As duas panelas podem ir ao microondas (desde que não contenham parte metálicas, como seu cabo por exemplo), ficam lindas na mesa, são também resistentes a choque térmicos, as panelas de cerâmica podem ser lavadas no lava-louças.

Fique atento ao efetuar a compra de suas panelas de barro ou de cerâmica

Conjunto de panelas ceraflame marrom
Foto: conjunto de panelas da marca Ceraflame para feijoada

Verifique sempre os selos de qualidade para ter certeza que seu conjunto de cerâmica ou sua panela de barro é livre de substâncias nocivas durante seu processo de fabricação.

No Brasil a ANVISA criou algumas regras para a fabricação dessas panelas, nós da Cook & Beyond recomendamos as panelas de cerâmica da marca ceraflame, por serem de ótima qualidade, livres de metais tóxicos e claro, certificadas.

Chegamos à conclusão que ambas são parecidas, não existem diferenças muito nítidas em seu cozimento, a escolha quanto ao tipo fica ao seu critério, enquanto a panela de barro fica linda em um fogão a lenha a panela de cerâmica fica perfeita em cozinhas mais clean, com um visual mais moderno.

Gostou da nossa publicação?

Se você tiver mais alguma dúvida ou sugestões nos envie seu comentário, ficaremos felizes em compartilhar conhecimento, se gostou da postagem compartilhe com seus amigos nas redes sociais e assine nossa newsletter para receber mais conteúdo como este.

Sugestões de conteúdo? São muitíssimo bem vindas no blog Cook & Beyond, abaixo segue todos os nossos contatos.

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

2 thoughts on “Panela de barro ou Panela de cerâmica, qual é a ideal para sua cozinha?

  1. Olá. Quero adquirir panelas de barro ou cerâmica. Mas preciso de panelas pequenas e médias sem nada de outro material: plástico ou vidro. Podem me ajudar a encontrar? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *