Se a música é a arte que atinge as pessoas pela audição, a gastronomia é a arte que fascina por meio do paladar e do olfato. Mas a inspiração culinária também pode ser visual, um exemplo é a fotografia de comida. A imagem de uma mesa posta, repleta de pratos saborosos, pode ser um deleite para os olhos.

Nós, da Cook & Beyond, trazemos então para você dicas preciosas para embelezar a sua mesa e fazer belos registros fotográficos.

Fotografia de comida e mesa posta

A fotografia de comida, quando bem efetuada, não deixa de ser uma inspiração culinária. Diante disso, a concepção básica é que o registro fotográfico, para captar a essência do alimento, deve ser o mais natural possível. Sendo assim, aposte em fotos de ângulos mais próximos, pois além de realçarem a textura real do alimento, produzem imagens que darão água na boca do telespectador.

A mesa posta pode resultar em belas imagens. Para isso, a fotografia de comida deve captar alguns detalhes que fazem toda a diferença. Um exemplo disso são talheres bonitos, que embelezam ainda mais o trabalho.

Além dos talheres, vale apostar em porcelanas que darão textura mais crível e real para o registro. Nesse caso, as porcelanas Schmidt são uma alternativa interessante, pois possuem design arrojado e clássico, conferindo requinte para a mesa posta.

E como a fotografia de comida deve despertar inspiração culinária, recomendamos também decorações diferenciadas para os pratos. Nesse caso, vale decorar o prato com doces e saladas. Esse artifício realça a diversidade da comida, bem como estabelece um visual mais apetitoso. Além disso, detalhes extras como taças de vinho, por exemplo, se mostram eficientes.

Mesa posta com porcelanas Schmidt
Foto: Mesa posta com porcelanas Schmidt

Inspiração culinária

Já na questão técnica da fotografia de comida, registrar uma mesa posta deve obedecer a alguns conceitos básicos, tais como ângulo e intensidade de luz. Diante disso, recomendamos câmeras com uma boa capacidade de aumento, bem como ter certo cuidado na hora de usar o flash, evitando assim que a imagem final apareça fora de foco ou com iluminação inadequada.

Lembramos que a inspiração culinária muitas vezes nasce graças a uma bela fotografia. Portanto, é válido, na hora de efetuar o registro, analisar os ângulos mais adequados e também aproveitar a luz natural do ambiente, pois isso proporciona um maior realismo para o registro fotográfico.

A utilização de um tripé para a fotografia de comida também é uma opção viável, visto que, dessa forma, você evita que a imagem saia tremida.

Recomendamos que para transmitir o sabor e a inspiração culinária por meio da fotografia, é importante diversificar os pratos, pois isso confere para a mesa posta uma maior probabilidade de interesse por parte do espectador.

Além disso, vale pensar na composição e posição dos frutos, estudando a localização na mesa. Todos esses detalhes podem fazer a diferença na hora de efetuar o registro fotográfico.

Fotografia de comida, crepe com café
Foto: Fotografia de comida, crepe com café

Porcelanas Schmidt

Sobre o tipo dos pratos e talheres, é interessante destacar que o formato deles também é importante para dar aquele toque de requinte na foto, por isso, recomendamos as porcelanas Schmidt, que apresentam um design mais clássico e tradicional.

Independente da foto, o que vale é o sabor da comida e nossa experiência na cozinha. Nós da Cook & Beyond valorizamos muito a criatividade, pois seguimos a filosofia de que a culinária é também uma arte.

Ficamos felizes que tenha lido nosso conteúdo, se tiver mais dúvidas acerca do post nos envie um comentário ou um e-mail. Não esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *