Qual a melhor tábua para utilizar em sua cozinha?

Um dos utensílios indispensáveis em toda cozinha é a conhecida tábua para corte, que sem dúvida facilita a vida de cozinheiros, tanto profissionais quanto amadores. Atualmente, existem várias opções no mercado, e nós, da Cook & Beyond, vamos indicar a tábua ideal para cada tipo de produto, ajudando você a fazer a melhor escolha.

Quando o assunto é tábua de corte, imediatamente lembramos daquelas mais tradicionais, da tábuas de madeira, que encontrávamos em diversas cozinhas ou mesmo nas nossas casas, entretanto, cada vez mais esse tipo de material se encontra em desuso, por conta do risco de contaminação nas ranhuras da madeira, se a higienização não for feita adequadamente.

Para o uso profissional, inclusive, é proibida pela Anvisa, e deve ser substituída pelas plásticas ou de polietileno, e falaremos delas daqui a pouco. Uma alternativa é a tábua de vidro, que possui vantagens e desvantagens, como veremos a seguir.

Tábua de vidro: higiênica, porém, frágil

Se a preocupação é evitar as ranhuras, e com elas, o acúmulo de resíduos, a alternativa é a tábua de vidro, que se apresenta como a ideal neste quesito, porém esse material, o vidro temperado, como sabemos, é frágil e bastante sujeito a trincas e quebras, e nestes casos, a tábua toda será inutilizada e precisará ser substituída.

Por ser mais frágil, nós da Cook & Beyond, aconselhamos seu uso com cuidado e principalmente em cozinhas profissionais, onde ele será maior e não haverá crianças por perto.

Tábua de madeira: tradicional, mas requer atenção

O mais tradicional dos modelos, a tábua de madeira é ainda, bastante útil e prática, no entanto, deve ser usada com cuidado. Seja bastante cuidadoso com a higiene da tábua de madeira, pois como já ressaltamos, as ranhuras feitas pela faca podem acumular material, o que propicia a proliferação de micro-organismos, que podem inclusive causar doenças.

Uma dica importante é manter a mesma tábua para um único uso, como nas carnes, por exemplo, e mais uma vez, lavar bem e secá-la corretamente, logo após o uso. Uma vantagem da tábua de madeira é que elas não estragam o fio de sua faca.

Tábuas de Plástico: ideais para organizar sua cozinha

Como já citamos, a Anvisa recomenda o uso das tábuas de plástico, por questões de segurança alimentar, embora estudos comprovam que elas também podem acumular resíduos, e também, soltar micro pedaços durante a operação.No entanto, se usadas corretamente, serão grandes aliadas no seu dia a dia na cozinha. A Anvisa sugere que para cada tipo de produto se use uma cor específica, já que os materiais também diferem entre si. Segue a lista:

  1. Branca: para laticínios e queijos
  2. Azul: para Frutos do Mar e/ou peixes
  3. Verde: para frutas, legumes e verduras
  4. Vermelha: exclusivamente para carnes vermelhas
  5. Amarela: para aves em geral
  6. Lilás: para embutidos ou assados, inclusive churrasco

Nós da Cook & Beyond estamos sempre preocupados com a qualidade e a segurança no preparo dos alimentos, mas também queremos que essa seja uma experiência prazerosa, portanto, nada de pânico! Observe as regras de higiene e escolha sua tábua de corte a partir do seu gosto pessoal, da praticidade e da sua decoração de cozinha. Mãos à obra, e bons pratos!

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *