Quais as vantagens de ter uma horta caseira

Além de utensílios de qualidade para cozinhar você precisa de ingredientes de qualidade e nada melhor que uma horta em casa para garantir a procedência dos hortifrúti e temperos, se você ainda não está convencido que deve ter uma horta caseira leia esse post.

Sabemos que os espaços urbanos estão cada vez mais apertados e as cassas estão reduzindo, resultado é a falta de espaços para hortas caseiras grandes, mas existem opções criativas de hortas para todos os tipos de casas e apartamentos. Veja alguns tópicos sobre tipos de hortas e o que você pode plantar nelas.

Tipos de hortas caseiras

Hoje existem diversas ideias de hortas caseiras, você não precisa mais se preocupar com espaço, veja alguns tipos de hortas em casa:

  1. Mini-Horta: esse tipo de horta caseira é para pequenos espaços, o espaço para plantio pode ser jardineiras, vasos, vasilhas, caixas ou outros recipientes.
  2. Horta Vertical: essa horta também é perfeita para espaços pequenos como apartamentos, mas deve ter uma iluminação natural boa, ela é feita com vasos ou jardineiras fixas na parede do espaço onde a pessoa quer aproveitar.
  3. Horta hidropônica: essa horta é feita principalmente com cano de pvc, as plantas crescem na água que é adubada frequentemente, por isso não é necessário o uso de terra, em apartamentos ou casas com pouco espaço os canos podem ser fixados na parede.

Esses são 3 exemplos de hortas que você pode ter em sua casa ou apartamento, com o tempo você poderá cultivar diversas variedades de plantas e hortaliças e não precisara mais comprar no supermercado.

Horta Vertical

Foto: Horta Vertical

O que posso cultivar em minha horta caseira?

Você pode cultivar hortaliças de diversos tipos e temperos, alguns exemplos de hortaliças e temperos são: alface, rúcula, salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, alecrim, hortelã, orégano, pimenta entre outros, as opções são infinitas.

Cultivo de hortaliças em horta hidropônica

Foto: Cultivo de hortaliças em horta hidropônica

Quais são os cuidados com uma horta caseira?

São quatro os fatores que irão interferir em sua horte caseira, são eles: clima, solo, espécie e local da horta, veja cada um deles.

  1. Clima: o clima é um fator determinante para certas culturas de plantas, então você deve ficar atento, verifique com base em um calendário de plantio para não errar na hora de fazer sua horta em casa.
  2. O Solo: ele é um organismo vivo e interage muito com o vegetal, para cada planta é necessário um tipo de solo especifico, que tenha seu aspecto físico, químico e biológico condizente com a cultura.
  3. Local da instalação da horta caseira: deve ter uma boa insolação e ser de fácil acesso, ter água disponível e em quantidade no local. Preste atenção e faça sua horta em direção norte-sul ou voltada para o norte, assim irá aproveitar melhor o sol.
  4. Espécie da planta: informe-se na hora de comprar as mudas, pois cada espécie possui um ciclo de crescimento próprio.

Para você que ama cozinhar e sempre está tentando criar algo novo e com um sabor maravilhoso uma horta em casa é essencial, além de não precisar comprar você terá temperos e hortaliças de qualidade para suas receitas.

Esperamos que nosso post lhe inspire a cozinhar e organizar sua cozinha, qualquer dúvida nos envie um comentário ou e-mail, ficaremos felizes em ajuda-lo. Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *