A gastronomia molecular é uma ciência que está revolucionando as cozinhas pelo mundo todo, além de ser uma abordagem diferenciada acerca dos aspectos da culinária tradicional a cozinha molecular necessita de utensílios de cozinha especiais.

Essa novo enfoque culinário consiste basicamente na ciência que estuda os processos químicos e físicos relacionados ao modo de cozinhar. O que a gastronomia molecular mudou não foi só a criação de uma gama de variações possíveis para pratos, mas também o desenvolvimento de novos utensílios de cozinha, e esse post tem o objetivo de explorar quais são e para que servem esses novos utensílios.

Novos utensílios de cozinha para gastronomia molecular

1- Sifão para cozinha molecular:

É usado na cozinha molecular para fazer espumas, o sifão precisa de cartuchos de gás para pressurizar a câmara e segurar o líquido. Para formar espuma marinada e infundir usa-se óxido nitroso, para carbonatação é usado dióxido de carbono.

Sifão de cozinha molecular
Sifão de cozinha molecular

2- Paco Jet:

É uma maquina geralmente usada em cozinhas profissionais que transforma gelos e grãos em tamanhos imperceptíveis, alimentos congelados em purés, ou micro purês ultracongelados em texturas superfinas, como mousses, molhos e sorvetes, sem descongelamento.

O paco Jet funciona da seguinte forma: os ingredientes frescos são colocados e congelados por pelo menos 24h a – 22°C. Tem então uma lâmina que gira para baixo a 2000rpm exatos que raspa uma camada micro fina fora da parte superior do bloco de ingredientes ultracongelados.

Ele produz porções em 20 segundos, em uma hora pode produzir 20 litros de sorvete, 15 kg de farsas ou mousses; 15 kg de vegetais ou especiarias concentrados ou 150 porções de diferentes sopas.

Paco jet gastronomia molecular
Paco jet gastronomia molecular

3- Termocirculador:

É um aparelho que mantém de forma constante e homogênea um banho maria em determinada temperatura, possibilitando o cozimento em baixa temperatura, mantendo os alimentos em condições naturais com o controle muito preciso do calor.

É usado na cozinha molecular para o cozimento de alimentos a 58 °C, embalados hermeticamente para que eles não percam seus sucos. Basicamente possui um sistema de aquecimento, um termostato e uma bomba de água.

termocirculador para cozinha molecular
Termocirculador para cozinha molecular

4- Thermomix

É um processador muito rápido e com um controle de temperatura, é usado na cozinha molecular para o preparo de cremes e purés com texturas finas e aveludadas. Sua rotação pode quebrar pequenas moléculas de amigo, devida à alta velocidade.

Ele também cozinha, resfria, moe, pesa e rotaciona em várias velocidades e ao contrário. É um produto completo, que supre com eficiência quase todas as necessidades de uma cozinha molecular.

Thermomix cozinha molecular
Thermomix cozinha molecular

5- Gastrovac:

É uma panela que cozinha a baixa temperatura e pressão, o que possibilita a cocção a vácuo em diferentes técnicas culinárias. O que conserva as propriedades naturais dos alimentos. Pode deixar alimentos porosos para que absorvam outros aromas ou sabores.

Gastrovac panela para gastronomia molecular
Gastrovac panela para gastronomia molecular

Esses são apenas alguns utensílios de cozinha que estão sendo usados atualmente nas cozinhas e gastronomia molecular. Hoje praticamente todos os equipamentos da gastronomia molecular existem apenas em versões profissionais e industriais, usados em restaurantes e cozinhas de alguns hotéis, mas com certeza no futuro todos serão aperfeiçoados para cozinhas domésticas.

E ai o que achou da nova moda de cozinha molecular? Você gostaria de tentar fazer isso em casa ou prefere a forma mais tradicional de cozinhar? Já experimentou algum prato da gastronomia molecular? Compartilhe suas experiências conosco, adoramos ouvir histórias culinárias.

E não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, assim podemos compartilhar conteúdo como este semanalmente com você.

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *