As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes em nossas cozinhas. Esse é o caso do fogão de indução e vitrocerâmico. A grande dúvida é: será que vale a pena aderir a essas tecnologias? Terei que comprar panelas especiais para fogão de indução ou vitrocerâmico?

Ao decorrer desse artigo tentaremos tirar todas essas dúvidas suas, e claro, indicaremos quais as panelas perfeitas para se ter em casa, e qual o critério que você deve considerar na hora de comprá-las.

Fogão de indução

O fogão cooktop por indução é diferente do cooktop elétrico. O cooktop elétrico esquenta bastante e rapidamente, demora para esfriar e é necessário panelas planas para que o fundo fique em contato com a superfície do fogão, assim há uma melhor transferência de calor.

Já o famoso fogão cooktop por indução esquenta por um sistema diferente, ele utiliza indução por ondas eletromagnéticas, por isso é necessário que as panelas tenham propriedades magnéticas e sejam com o fundo plano também, para haver a indução de calor deve ter contato com a superfície do fogão.

O fogão de indução cooktop é muito mais seguro, uma vez que ao tirar a panela de sua zona de cocção ele esfria imediatamente. Se você fizer um teste colocando sua mão (isso mesmo) logo após tirar a panela quente do fogão de indução não irá se queimar.

Fogão vitrocerâmico

Muitas pessoas ficam em dúvidas e acabam confundindo o fogão de indução com o fogão vitrocerâmico, mas em alguns casos são o mesmo. Deixe-nos explicar, o fogão vitrocerâmico existe tanto no modelo elétrico (com uma resistência que gera calor) quanto no modelo indução.

Mas alguns fogões de indução não são fogões vitrocerâmico. Segundo definição gerada pelo Google, os materiais Vitrocerâmicos são sólidos policristalinos obtidos a partir da cristalização controlada de vidro. Esse material não possui poros e maior resistência (mas não é inquebrável).

Fogão vitrocerâmico de indução
Foto: Fogão vitrocerâmico de indução

 

Ok, mas que panela usar em fogões de indução?

Como você já deve ter percebido os fogões de indução precisam de panelas especiais para funcionar, as panelas devem ter propriedades magnéticas, ou seja, devem conduzir o calor através de ondas eletromagnéticas.

Para saber se sua panela serve em fogão de indução vitrocerâmico ou não basta colocar um imã na sua base, se grudar ela é magnética, sendo assim irá servir, desde que sua base seja plana o suficiente para entrar totalmente em contato com seu fogão cooktop de indução.

jogo com 4 panelas energy red Silit
Foto: jogo com 4 panelas energy red Silit
panela caçarola redonda de ferro fundido 18cm verde basil Staub
Foto: panela caçarola redonda de ferro fundido 18cm verde basil Staub

 

Aqui na Cook & Beyond trabalhamos com duas marcas de panelas que estão entre as melhores do mercado e são perfeitas para fogões de indução, são elas Silit e Staub. As panelas Silit são feitas de Silargan, que é uma cerâmica funcional fundida com metais, material muito resistente e condutor magnético.

Já as panelas Staub são feitas de ferro fundido, considerado o melhor ferro fundido do mundo, material esse de ótima condução magnética. São perfeitas para qualquer cozinha, além de servirem perfeitamente para fogão de indução, são ótimas para forno, fogão elétrico e á gás.

Esperamos que nosso post possa te ajudar a solucionar todas as suas dúvidas acerca de fogões de indução, vitrocerâmico e quais panelas são melhores para esses fogões. Tendo mais dúvidas ou sugestões ficaremos felizes em receber.

Não esqueça de assinar nossa newsletter no rodapé do Blog e nos seguir nas redes sociais.

 

 

 

 

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

14 thoughts on “Fogão de indução e vitrocerâmico, qual a panela ideal?

    1. Boa tarde João,

      Em fogões vitrocerâmicos sem indução é recomendado que se use apenas panelas com fundo reforçado e, de preferência, que sejam feitas de ferro ou de aço. Materiais menos resistentes, como vidro, cerâmica ou cobre, devem ficar longe do cooktop.

      Ficamos á disposição!

    1. Boa noite Luciana,

      As panelas Zwilling são ideais para fogão vitro cerâmico e indução.

      Ficamos á disposição!

    1. Bom dia Marcello.
      Caso seu fogão seja vitrocerâmico elétrico, pode usar o alumínio, mas se for via indução apenas funcionam os materiais magnetizáveis, como inox e ferro.
      Para testar a panela, basta colocar nela um imã, se grudar, funciona no fogão de indução!

  1. Prezados, Minha dúvida é se posso usar uma panela (própria para indução) de 24 cm de diâmetro em uma zona cocção de 21 cm de diâmetro no cooktop de indução (brastemp BDJ62). Obrigado

    1. Boa tarde Fernando,

      Em fogões vitrocerâmicos sem indução é recomendado que se use apenas panelas com fundo reforçado e, de preferência, que sejam feitas de ferro ou de aço. Materiais menos resistentes, como vidro, cerâmica ou cobre, devem ficar longe do cooktop.

      Ficamos á disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *