Aqui na Cook & Beyond nunca se nega um bom doce, nos amamos, daí conhecemos a FENADOCE e nos apaixonamos por essa feira de doces, lá tem os mais variados tipos de doces tradicionais de Pelotas, e além dos doces têm várias outras atrações para divertir os visitantes. E ai, ficou curioso? Você quer saber mais sobre essa maravilhosa feira de doces?

Adoráveis formiguinhas trabalham o ano todo de portas fechadas em extremo segredo para preparar esse festival de doçura, ir á FENADOCE é uma verdadeira expedição pela cultura de Pelotas no Rio Grande do Sul.

A FENADOCE nasceu em 1986 criada pelo poder público juntamente com outras entidades, a partir de 1988 devido ao seu sucesso passou a ser anual, hoje é administrada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas), reúne visitantes do Brasil todo. São aproximadamente 300 mil visitantes que passam por ali todos os anos.

Veja também a Expo Milão, feira gastronômica mundial.

Reúne diversas autoridades, do Brasil e do exterior, de personalidades da mídia a autoridades políticas, tornando-se uma oportunidade ímpar para os doceiros da região de vender e divulgar seus produtos incríveis, lá é comercializado milhões de doces e feito muitas parcerias comerciais todos os anos.

Quais as datas da feira de doces Fenadoce de Pelotas?

A feira de doces acontece entre os meses de maio e junho, ganhou endereço fixo: o Centro de Eventos Fenadoce, próximo ao principal trevo de entrada do município. São 19 dias todos os anos de muita festa e claro, doces espetaculares!

O município criou um projeto para identificar e obter patentes dos doces produzidos ali, esse selo de autenticidade garante a procedência, evita imitações, protege a tradição e cultura de Pelotas, entre os doces autênticos de Pelotas temos: pastel de santa clara, ninho, panela de coco, camafeu e muito mais.

Canapés variados personalizados

Foto: Canapés variados personalizados

E então, ainda não está convencido de que deve ir a FENADOCE?

Veja 6 atividades super legais que também na feira de doces Fenadoce de Pelotas:

  • Festival de Gastronomia

  • Espetáculo Passione (voltado aos casais apaixonados)

  • Concurso de Cosplay

  • Aulas show com Chefs renomados

  • Ciclo de Cinema com filmes voltados para gastronomia

  • Oficinas de gastronomia

Stand de doces Fenadoce Pelotas - RS
Foto: Stand de doces Fenadoce Pelotas – RS

Pelotas é considerada a capital nacional dos doces, sua tradição começou quando os navios de charque que saiam de Pelotas para o Nordeste Brasileiro traziam de lá açúcar, em Pelotas eram confeccionados doces finos pelas famílias Portuguesas e servidos em grandes festas, banquetes e saraus, esses doces eram feitos principalmente a base de ovos, conforme a melhor tradição portuguesa.

Esse doce fino, adaptado ao paladar local, é responsável pela singularidade do doce pelotense — o doce de bandeja — em comparação com o doce nordestino — o doce de tabuleiro, predominantemente à base de frutas tropicais.

Doces: panelinhas banoffe, panelinhas romeu e julieta e fudges de chocolate amargo com nozes e damascos
Foto: Doces panelinhas banoffe, panelinhas romeu e julieta e fudges de chocolate amargo com nozes e damascos

Aqui na Cook & Beyond já acordamos estar em 2016 na FENADOCE, estamos ansiosos para prestigiar essa delícia de feira de doces. Se você também ama doces não perca, essa é a maior feira de doces tradicionais do País, é uma mistura cultural de etnias e visões de mundos, tanto ocidentais como orientais.

Enquanto a feira não começa, que tal prepararmos alguns deliciosos doces? Veja nossa linha de confeitaria que preparamos para lhe ajudar na cozinha >>

Se você gostou, desgostou ou tem alguma sugestão para melhorar nossa publicação ou para eventuais publicações no blog Cook & Beyond deixe sua sugestão. Não esqueça de compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais e se ainda não assinou nossa newsletter, assine já!

E ai já foi em alguma feira gastronômica regional como essa? se sim, quais? se não, porque? 😀

Todos os nossos contatos estão abaixo, ficaremos felizes em conversar com você!

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *