Se você é um apreciador da comida oriental já deve ter tentado fazer sushi ou sashimi em sua casa, e também deve ter notado que precisa de facas melhores para sushi ou sashimi, pois tanto um como outro exigem cortes precisos.

Nosso conteúdo tem como objetivo explorar detalhes da culinária oriental, faremos uma introdução com alguns dos principais segredos para o preparo do sushi e sashimi, em seguida explicaremos sobre as facas adequadas e também indicaremos marcas conhecidas e aprovadas por nós aqui na Cook & Beyond.

Segredos e peculiaridades do Sushi e Sashimi:

  • O gengibre para fazer o gari deve ser jovem. Algumas características para você identificar o gengibre mais jovem são: sua pele deve ser bem fina e rosada, sua casca sai facilmente, e a parte interna do gengibre deve ter aparência clara, úmida e homogênea.
  • O segredo para o arroz do sushi é o Su (significa vinagre em Japonês), ele garante um sabor ácido ao arroz e influencia em sua textura, que deve ser mais grudenta. Ele pode ser comprado pronto ou preparado em casa.
  • Um dos principais segredos para um bom sushi ou sashimi é o estado do peixe, ele deve ser fresco.
  • O corte do sashimi deve ser feito sempre da esquerda para a direita, com a faca em diagonal. Em uma inclinação de cerca de 60 graus.
Facas japonesas são as melhores do mundo para cortar sushi e sashimi
Facas japonesas são as melhores do mundo para cortar sushi e sashimi

Ok, mas qual a faca ideal para fazer sushi e sashimi?

Existem diversos modelos de facas na cozinha japonesa, mas para o preparo do sushi ou sashimi são necessárias basicamente 3 tipos de facas, são elas, a Deba-bocho, a Usuba-bocho e a principal, Yanagiba-bocho.

Para você que irá fazer o sushi em apenas em casa poderá adquirir de início apenas a Yanagi, é uma faca fina e longa, tem lâmina em apenas um lado da faca. Ela foi criada para que o corte seja preciso e bastante suave, é perfeita para cortar peixes e frutos do mar.

Na hora de comprar sua Yanagi prefira sempre às fabricadas no Japão, existem modelos artesanais e indústriais, os preços variam muito. Duas marcas indicadas por nós são a marca de facas Shun e Kyocera, ambas japonesas, falaremos mais delas a seguir.

Você deve ficar atento a 3 fatores na hora de escolher sua faca, são eles:

1- A lâmina da faca para sushi e sashimi deve ser fina, se ela for grossa, poderá ser mais pesada e seu corte não será muito preciso.

2- As facas Yanagi devem ser compridas, entre 22 e 30 cm, uma faca curta não é ideal para cortar o sashimi.

3- A lâmina deve ser apenas de um lado. Então existem facas para canhotos e destros, canhotos usam a faca com o fio para o lado esquerdo enquanto os destros usam para o lado direito.

Facas para Sushi e sashimi
Foto: Facas japonesas para Sushi e sashimi

E as facas Kyocera e Shun são boas?

A Kyocera é uma empresa fundada no Japão em 1959, especializada em cerâmicas finas, sua tecnologia de cerâmica avançada garante as facas resistência contra ferrugens, desgastes e ácidos.

As facas Kyocera conservam o fio até 10 vezes mais que as facas convencionais, sua cerâmica é pura, formada na natureza por milhões de anos, na escala de dureza fica atrás apenas do diamante, são retificadas a uma precisão microscópica e polidas até atingir a perfeição, não existe nada igual no mundo.

Facas Kyocera de cerâmica
Foto: Facas Kyocera de cerâmica

Já a Shun pertence à marca KAI que foi fundada em 1908, em SEKI no Japão, conhecida pelos famosos fabricantes de espadas, a marca buscou consolidar as habilidades e tradições dos mestres forjadores de espadas na confecção de facas domésticas.

De qualidade inigualável e afiação incrível as facas Shun são produzidas com aço Damascus, o que há de melhor no mercado quando se fala em facas culinárias.

Cutelaria de qualidade consolidada pela sabedoria do antigo Japão, forjadas e afiadas com técnicas samurais, tudo isso para que você tenha uma experiência incrível ao cozinhar, a KAI é uma empresa que preserva as tradições e preza pela excelência.

Facas Shun de aço damascus
Foto: Facas Shun de aço damascus

Nós da Cook & Beyond indicamos as facas Shun e as facas Kyocera para você que quer ter um produto japonês de altíssima qualidade em sua casa, se tiver interesse visite nossa loja e confira os modelos que temos. Mas claro, existem no mercado outras marcas excelentes como a Shun e a Kyocera.

Esperamos que nosso post tenha lhe ajudado a sanar suas dúvidas, nosso objetivo é lhe inspirar para que cozinha mais e melhor. Não esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, para sugestões, criticas, elogios ou dúvidas nos envie um comentário ou um e-mail, todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *