Faca de cerâmica ou de aço, diferentes tipos de facas, o que devo considerar ao comprar?

Faca de cerâmica ou de aço, diferentes tipos de facas, o que devo considerar ao comprar?

Para preparar pratos incríveis precisamos dos utensílios apropriados, não é verdade? E uma boa faca é indispensável certo? Mas ao analisarmos as opções disponíveis no mercado sempre surge à dúvida sobre qual comprar, qual material é mais adequado, aço ou cerâmica? E de quais facas precisarei em minha cozinha? Mas não se preocupe, vamos solucionar todas as suas dúvidas nesse post.

A partir de agora entraremos no maravilhoso mundo das facas culinárias, nos próximos tópicos abordaremos seus tipos de uso, o geral e o específico uma a uma, e a diferença entre as facas de cerâmicas e aço.

Cutelo

Cutelo da marca Alemã Zwilling

Foto: Cutelo da marca Alemã Zwilling


Faca
ideal para cortar a carne em seus ossos e juntas, isso é devido a sua grande lâmina achatada e retangular, como é mais pesada, também podemos usar para amaciar a carne antes do preparo. Existem também cutelos mais leves, idéias para cortar legumes, temperos e também alguns tipos de queijos.

Faca do Chef ou de cozinha

Sua lâmina é triangular e tem entre 15-30cm, a ponta da faca é ligeiramente curvada, permitindo assim que se balance a faca, facilitando o ato de picar. É uma faca de uso geral, indispensável em qualquer cozinha.

Faca para filetear

Faca para filetear Century Tramontina

Foto: Faca para filetear Century Tramontina

Essa é especial para peixes crus, frutas e legumes, ela tem 20cm de uma lâmina longa e flexível, ótima para cortar lâminas finas de presunto cru ou salmão.

Faca para desossar

Faca para desossar marca Zwilling

Foto: Faca para desossar marca Zwilling

Com lâmina longa e rígida com tamanhos que variam de 9 a 15 cm e uma ponta curva afiada, como o nome já diz, ela é perfeita para desossar carne e aves.

Faca Serrilhada

Faca Serrilhada Tramontina Century

Foto: Faca Serrilhada Tramontina Century

A pequena que mede aproximadamente 13cm é ótima para cortar frutas e legumes, a maior para pães e bolos.

Faquinha

É muito parecida com a faca de cozinha, mas sua lâmina mede entre 6 e 9 cm é uma das facas que tem maior utilidade na culinária, devido ao seu tamanho é perfeita para carnes, legumes, frutas etc.

Mezzaluna

Faca Mezzaluna

Foto: Faca Mezzaluna

Vem do italiano “meia lua”, sua lâmina é curva de aço, e tem um cabo de madeira em cada lado, é usada em movimentos de vai-e-vem, também chamada de “cortador em crescente”.

Faca e garfo para cortar

Ideal para os churrascos em família, a faca tem lâmina estreita e comprida, é ideal para cortar carne cozida enquanto está quente; uma faca com a ponta arredondada é indicada para cortar carne fria. O Garfo basicamente segura a carne para ser cortada, tem as pontas longas e afiadas, deve ter um protetor para não machucar a mão e um cabo comprido.

 

Amolador de facas

amolador de facas da marca Japonesa Kyocera

Foto: amolador de facas da marca Japonesa Kyocera

Não podemos nos esquecer desse item essencial para todo cozinheiro, o amolador serve para afiar as facas, ele é de aço e tem uma textura áspera, para afiar deslize a lâmina da faca no aço em um ângulo de 45 graus.

Existem também outros modelos de facas para uso especifico que não foram citadas aqui, por exemplo: a faca de ostra, a faca de sashimi, as diversas variedades de facas para queijo entre outras.

 

Faca de Cerâmica ou Faca de aço

Agora que você já sabe qual modelo escolher resta à seguinte pergunta, qual a melhor faca, a de cerâmica ou as de aço? Bem, vamos por partes.

As facas de cerâmicas são conhecidas por serem bastante leves, sua principal característica é a durabilidade do fio, sim, ela demora muito mais para perder o fio, no mínimo dez vezes mais que facas tradicionais.

Outro ponto a considerar é que as facas de cerâmicas são quimicamente neutras, ou seja, não escurecem e nem oxidam, também não alteram o sabor dos alimentos. Porém não devem ser usadas para desossar cortar ou picar alimentos congelados ou com osso.

No geral elas costumam ser mais fracas que as facas de aço, por isso você deve tomar muito cuidado ao manuseá-las.

Mas existem exceções, são elas as facas de cerâmica avançada da Kyocera, essa cerâmica é encontrada naturalmente no solo, elas ao contrário das convencionais são de extrema dureza, perdendo apenas para o diamante.

Beleza, e as facas de aço?

Existe uma grande variedade de combinações de aço, as principais são: aço carbono, aço inoxidável e aço damasco.

Muitos afirmam que o aço inoxidável é melhor que o carbono, pois não oxida, mas alguns cuteleiros defendem a tese de que o aço carbono corta melhor. O Damasco por sua vez é mais resistente, devido sua construção em centenas e milhares de camadas.

Mas ao final o que diferencia é a forma como a lâmina de aço é produzida, o tratamento térmico, a geometria, ergometria, ergonomia, técnica construtiva etc.. Devem ser observados atentamente.

Enfim, cada cozinheiro terá sua preferência, nós da Cook & Beyond gostamos muito das facas de cerâmica da Kyocera e das facas de aço damasco Shun, atualmente são consideradas umas das melhores facas culinárias do mundo.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas vitais sobre os diversos tipos de facas para cozinhar, se ainda restam dúvidas ou tiver algum comentário a respeito da postagem deixe uma mensagem abaixo, ficaremos muito felizes em ajudar!

Se você gostou dessa publicação assine nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais também…

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *