DIY: Como esterilizar frascos de vidro para fazer compotas, conservas ou geleias

Hoje passamos por um momento incrível na cozinha, com os movimentos como slow food e DIY as pessoas estão cozinhando mais em casa, produzindo seus próprios alimentos, como as geleias, conservas e compotas, com isso há um ganho imenso de qualidade de vida e sabor nos preparos.

Mas ao praticar DIY na cozinha devemos tomar cuidado com os recipientes que usamos, principalmente com os frascos de vidro ou potes que usamos para as compotas por exemplo. Então vamos discorrer a seguir sobre como esterilizar vidros para praticar com segurança e êxito seu DIY com os alimentos.

Duas maneiras de esterilizar os frascos de vidro

1- Usando água fervente

Para esterilizar vidros com água fervente primeiramente você deve forrar uma panela com um pano novo de algodão, então coloque os frascos de vidro sobre ele e cubra eles completamente com água. Deixe ferver por 10 minutos.

Retire os potes de vidro com uma pinça culinária ou um pegador e deixe os frascos sobre um papel toalha para que sequem, não use o pano para enxugar os potes e ao manusear com as mãos certifique-se que elas estejam bem limpas, ao contrário pode contaminar a esterilização dos vidros. Faça o mesmo procedimento com as tampas, mas deixe ferver por menos tempo.

Dica: para evitar que os frascos de vidros se choquem na panela você poderá usar outro pano entre eles. E para evitar choques térmicos nunca coloque os potes de vidros frios na água fervente.

2- Usando o forno para esterilizar os frascos de vidros

Para esterilizar vidros no forno proceda da seguinte forma: lave os potes e arrume uma assadeira bem limpa, coloque os potes e tampas virados com a boca para cima, colocar no forno frio/desligado e liga-lo á 110°C e deixar 10 minutos.

Lembre-se de pegá-los com uma pinça culinária ou espátulas, pois as mãos podem conter sujeiras que contaminarão a esterilização feita.

Frascos de vidros ou potes apropriados para compotas, geleias e conservas

Para você praticar DIY em sua cozinha precisará de produtos de qualidade correto? Ao contrário, haverá frustrações e desânimo. Por isso resolvemos aproveitar o post para lhe indicar frascos de vidro da marca Bormioli Rocco, que acreditamos ser os produtos perfeitos para armazenar suas compotas, geleias e conservas caseiras.

Para quem não conhece a Bormioli Rocco é uma marca italiana cuja origem nos remete a história do vidro na Itália. Super tradicional e de qualidade inquestionável os potes e frascos de vidro da Bormioli Rocco são perfeitos para decorar e armazenar alimentos, conheça a linha quatro stagione Bormioli Rocco:

Conseguimos esgotar suas dúvidas? Se ainda restou dúvidas entre em contato, pode deixar um comentário ou nos enviar um e-mail, nós da Cook & Beyond ficaremos muito felizes em ajuda-lo, pois nosso objetivo é promover inspiração culinária 😀

Não esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais para receber semanalmente conteúdo culinário como este. Todos os nossos contatos estão no rodapé do blog.

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *