Se você é um apreciador de um bom vinho com certeza já tem ou ouviu falar do decanter e do aerador de vinho. Mas certamente muita gente ainda não conhece, pois bem, a diferença dos dois utensílios para vinho é nítida, mas suas utilidades podem se confundir, veja o porquê.

Suas funções são bem diferentes, decantar significa tirar as impurezas de uma substancia, enquanto aerar significa expor o vinho á um pouco de oxigênio antes de degustar, basicamente acelera o processo de oxigenação do vinho. Para aerar pode ser usado um decanter ou um aerador.

Diferenças visíveis entre usar o Decanter ou o aerador para o vinho

Vinhos envelhecidos (ou vinhos amadurecidos) formam algumas partículas naturalmente(pigmentos e taninos polimerizados) que vão se precipitando ao longo do tempo.

Mas não se preocupem essas borras não fazem nem um mal a saúde, porém é desagradável senti-las (conferem um gosto amargo ao vinho), nesses casos é necessário usar o decanter.

Vinhos novos não necessitam ser decantados, pois não possuem borras, eles precisam ser oxigenados, esse procedimento se dá com o aerador. Esses vinhos potentes são melhorados através da exposição controlada ao oxigênio, assim eles liberam seus aromas.

Como usar o Decanter?

Decanter Peugeot
Na foto: Decanter da famosa marca Peugeot, você encontra na Cook & Beyond

Para decantar o vinho você deve começar deixando a garrafa em pé por algumas horas, assim os sedimentos iram se acomodar no fundo. Após essa etapa, abra a garrafa e com uma fonte de luz vá despejando o vinho lentamente no Decanter.

Observa-se com atenção o momento em que as borras irão surgindo perto do gargalo, aqui nesse ponto se interrompe o procedimento. É importante lembrar que o vinho mais velho perde suas propriedades aromáticas rapidamente. Assim, após a decantação, o vinho deve ir logo à taça.

A respeito de vinhos menos estruturados, é melhor evitar esse procedimento, porque o risco de perder o vinho é grande. Opte nesse caso por servi-lo diretamente na taça, devagar e tomando cuidado para não verter as borras com a bebida.

A decantação é recomendada apenas para vinhos tintos, para vinhos brancos apenas em situações excepcionais se recomenda a decantação, segundo as normas de serviços adotadas pela ABS São Paulo.

Veja também como escolher a taça ideal para seu vinho em meio a diferentes tipos.

O processo de aerar o vinho funciona, devo mesmo ter um aerador?

aerador de vinho
Na foto: Aerador de vinho da famosa marca Peugeot, você encontra na loja Cook & Beyond

O processo de aerar o vinho pode ser feito tanto com o decanter como com um aerador instantâneo. Com o decanter o processo consiste em transferir o vinho de sua garrafa para o decantador, de preferência fazendo-o escorrer por suas paredes internas, ampliando ao máximo a exposição da bebida ao ar.

Quanto mais tânico o vinho tinto maior deve ser o tempo de aeração. Em torno de uma hora para um Borgonha de melhor qualidade e quatro horas para um Tannat Uruguaio ou um Shiraz Australiano de alta gama, como exemplo.

O funcionamento do aerador é quando o líquido, ao passar por uma tubulação com uma seção de diâmetro menor, diminui a pressão e aumenta a sua velocidade e junto a um tubo fino é capaz de atrair um fluxo de ar que permite a oxigenação imediata desse líquido.

O aerador funciona corretamente com vinhos mais jovens, vinhos mais velhos não dispensam um bom e velho decanter, pois precisam de muito mais tempo para oxigenar, precisam de repouso, deve ser um processo natural, gradativo e nada agressivo.

5 observações importantes sobre decantar e aerar

1- Não é necessário você decantar todos os vinhos que abrir, mas se constatar borras saiba que elas podem se misturar facilmente ao vinho ao menos movimento da garrada.

2- Apenas retirar a rolha e deixar a garrafa respirar não vai lhe garantir que o vinho oxigene uma vez que apenas a parte próxima do gargalo estará em contato com o ar.

3- Pode se formar uma película de tanino ou de calcário no fundo do decanter com o tempo. Podem-se comprar escovas apropriadas para a limpeza, esferas de aço também cumprem o papel da limpeza.

4-Se não possuir ainda um decanter utilize outro recipiente para o processo, no final pode-se usar um funil para colocar o vinho novamente na garrafa. Também pode encontrar o decanter perfeito na Cook & Beyond!

5-Se o vinho for de qualidade ele vai continuar a se libertar e desenvolver dentro do próprio copo.

Mais curiosidades..

Na antiguidade, o vinho era armazenado em ânforas grandes, e o decanter era utilizado para servir a bebida dos deuses. Funcionava como um recipiente intermediário para servir bebida às pessoas.

Sua forma sofreu algumas alterações desde sua criação, o formato costumava ser um bojo largo e um gargalo em forma de funil, atualmente ele possui diferentes formatos. Usualmente era feito de bronze, prata, ouro ou cerâmica, atualmente são feitos geralmente de vidro ou cristal.

E ai como é sua experiência com vinhos? Você é um amante do vinho ou apenas está começando a degustar essa maravilha criada pelo homem? Compartilhe conosco suas críticas, elogios ou dúvidas através do campo de comentário abaixo, ou também em nossas redes sociais.

Se você está procurando ofertas incríveis sobre decanters e aeradores em uma loja incrível, conheça a loja Cook & Beyond. Abaixo estão todos os nossos contatos, ficaremos muito felizes em conversar com você, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais postagens como esta, e também promoções especiais.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *