Saiba como cultivar hortaliças em sua casa ou apartamento

Para preparar pratos saborosos e saudáveis necessitamos dos ingredientes corretos. Nada pior do que necessitar de uma hortaliça, erva ou tempero fresco e não tê-lo a disposição na hora de preparar uma receita especial, não é mesmo?

O que você acha de ter uma horta em casa e poder cultivar todas as suas hortaliças sem agrotóxicos e aditivos, e ter sempre aquele temperinho recém-colhido para dar charme e sabor a seus pratos? Você disse sim, mas não sabe como cultivar hortaliças em sua casa ou apartamento? Não se preocupe, nós da Cook & Beyond separamos dicas incríveis para você, confira:

1- Como cultivar hortaliças para saladas (Alface, Rúcula, Acelga…):

A alface é uma hortaliça muito fácil de ser utilizada, pois é versátil e combina com vários tipos de preparação. Pode ser lisa ou crespa, roxa ou em outras tonalidades. É uma folha muito importante na dieta, pois fornece bons índices de minerais, e vitaminas como a vitamina A.

Essas hortaliças folhosas podem ser cultivadas durante todo ano, no Brasil inteiro. Para que cresçam em sua casa os cuidados são: manter a planta em contato com luz direta do sol, manter o solo bem drenado pois a planta necessita de terra úmida, porém nunca encharcada.

Cultivar as hortaliças como o alface é simples. No plantio podem ser usadas mudas ou sementes e pode ser plantada em vasos, diretamente no solo ou em hortas hidropônicas.

Cultivo de hortaliças em horta hidropônica

Foto: Cultivo de hortaliças em horta hidropônica

2- Como cultivar Coentro e Salsinha

Cultivando hortaliças em casa você garante a procedência do alimento. Esse é o caso do plantio de ervas frescas, como Coentro e Salsinha. Se desejar ter essas hortaliças em sua casa ou apartamento há alguns passos a serem seguidos.

Você deve plantar as sementes em um vaso, ou então diretamente no chão. O solo deve ser úmido, porém não encharcado, e a planta deve permanecer no sol por diversas horas no dia.  A germinação é lenta, não se assuste, aguarde aproximadamente 1 mês para poder ver as pequenas mudas.

O coentro não necessita muitos nutrientes no solo, por ser uma planta mais rústica. Assim, quanto mais “necessidades” tiver em seu crescimento, melhor e mais diferenciado será seu sabor!

3- Como cultivar Tomate Cereja

É isto mesmo que você leu. Você pode cultivar hortaliças como o tomate cereja em sua casa ou apartamento! Tomates cereja necessitam de um locar arejado, com pelo menos 4 horas diárias de sol. Você pode plantar as semente em vaso ou diretamente no chão.

O tomate precisa ser regado em média 3 vezes por semana, e quando a muda tiver 10cm deve ser repassada para vaso individual, prefira os vasos mais largos, assim seu tomateiro terá mais raízes. Neste momento você pode usar fertilizantes naturais se desejar.

Quando a muda tiver quatro ramos com flores, você deve cortar a parte superior do caule principal, para ajudar no amadurecimento dos tomates. Em aproximadamente 70 dias você terá tomates frescos em sua casa, plantados e cuidados diretamente pelas suas mãos.

como cultivar tomate cereja em casa

Foto: como cultivar tomate cereja em casa

4- Como cultivar Manjericão

Para os pratos italianos serem perfeitos necessitam daquela finalização com manjericão, não é mesmo? Para cultivar essa hortaliça em sua casa é simples. O manjericão cresce muito bem em vasos, hortas hidropônicas ou no chão.

Manjericão não gosta muito de frio, por isso não resiste a temperaturas menores do que 10°C e precisa de luminosidade solar direta. O solo precisa ser muito rico em matéria fértil, assim a planta se desenvolverá melhor.

Pode ser plantado em mudas ou sementes e devem ser regados na medida correta. Solos muito úmidos prejudicam a planta. As variedades são imensas, mas todo tipo de manjericão possui aquele sabor especial, que todos adoram!

cultivo de manjericão em casa

Foto: cultivo de manjericão em casa

Existem muitos outros de hortaliças que você pode cultivar em sua casa. Nesse post ficamos apenas com os mais conhecidos, mas sem dúvida se você quer criar uma horta e cultivar hortaliças sem agrotóxicos em casa, vale a pena pesquisar mais, pois existe muito conteúdo de qualidade na internet sobre o assunto.

Se você leu e gostou ou não do nosso conteúdo nos envie um comentário ou e-mail, aceitamos criticas, sugestões e elogios. Sempre é bom compartilhar conhecimento. Se você ficou com dúvidas nos contate que tentaremos solucionar.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, compartilhar nosso conteúdo com seus amigos e assinar nossa newsletter. Assim podemos lhe enviar semanalmente todas as novidades do Blog Cook & Beyond.

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *