Explore os sabores da culinária gaúcha com panelas Staub

A culinária gaúcha é assim como as panelas Staub, encantadora! Além do tradicionalíssimo churrasco a culinária gaúcha conta com diversos outros pratos, mas seu ingrediente principal é a carne. Conhecida como referência gastronômica, a culinária gaúcha não perde para nenhuma outra culinária do mundo.

Influenciada pela cultura italiana e alemã devido à imigração do século XIX, a culinária gaúcha tem como tradição a carne de charque e o churrasco. Houve uma mistura entre comida indígena, portuguesa, espanhola e o homem do campo, que formou a chamada cozinha da campanha, e a mais urbana cozinha da região missioneira.

Pratos da culinária gaúcha

Os pratos mais populares são o churrasco, o arroz de carreteiro e o galeto ao primo. Os doces são sagu com creme, a cuca e o papo-de-anjo. Veja algumas curiosidades dos pratos da culinária gaúcha:

Churrasco: O churrasco se originou na culinária gaúcha devido ao fato do Rio Grande do Sul ser uma imensa área de criação de gado do país. A cultura do churrasco se iniciou com o preparo da carne sobre um fogo de chão, a carne recebia apenas sal grosso e era espetada e pousada sobre a brasa.

Charque: O charque se originou na culinária gaúcha devido á criação de gado, ouve um período que o gado era solto e selvagem, então os tropeiros os matavam para retirar o couro e a carne eles salgavam para a viagem.

Arroz carreteiro: o arroz carreteiro é um dos pratos mais conhecidos da culinária gaúcha. O prato surgiu quando os transportadores de cargas coziam em panelas de ferro charque com arroz. Esses transportadores atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por bois.

Tainha na taquara: é um prato mais popular na culinária gaúcha do litoral sul do Rio Grande do Sul. O prato se perfaz de uma tainha assada sobre a lenha em brasa e presa a um espeto feito de bambu.

Além desses pratos existem muitos outros na culinária gaúcha, os doces como sagu de vinho são muito consumidos nas mesas gaúchas, principalmente no domingo após o famoso churrasco.

Panelas Staub e Culinária gaúcha

Como estamos falando de gastronomia de qualidade e tradição não poderíamos deixar de citar as panelas Staub, são panelas francesas feitas de ferro fundido de alta qualidade que tem a capacidade de deixar qualquer prato delicioso.

Além de eficientes as panelas Staub possuem um visual incrível e são perfeitas para irem à mesa. Sem dúvida as panelas Staub ficam perfeitas em uma mesa gaúcha, e com certeza elas agregam muito aos pratos.

As panelas Staub são de cozimento lento e retém calor uniformemente, são perfeitas para fazer aquele arroz de carreteiro delicioso ou um espinhaço de ovelha com aipim. Você consegue imaginar na qualidade de sabor que uma panela de ferro fundido pode agregar nos maravilhosos pratos da culinária gaúcha?

Nosso objetivo com esse post é lhe trazer informações novas e inspiradoras sobre culinária, e ai ficou inspirado para cozinha uma comida tradicional gaúcha em uma panela Staub? Esperamos que tenha gostado do conteúdo e se surgir dúvida nos contate.

Não deixe de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *