Se você gosta de cozinhar porque não incentivar seu filho a cozinhar também? O ato de cozinhar ajuda a desenvolver várias habilidades nas crianças, como criatividade e mais concentração. Além de todos esses benefícios você cria experiências legais com seu filho na cozinha, a criança na cozinha está mais aberta a experimentar diversos alimentos, por isso também é uma boa hora de criarmos experiências boas e prazerosas com fontes saudáveis de alimentos.

Como introduzir a criança na cozinha? Tem idade para começar?

Não tem idade definida, isso depende do entusiasmo da criança á cozinhar e também de sua vontade e paciência para ensinar. Lembre-se a criança acha que cozinhar é uma brincadeira, então não exija muito dela, o ato de cozinhar deve ser produtivo, mas ao mesmo tempo prazeroso, ao contrário, você irá criar uma experiência ruim para a criança na cozinha.

Veja algumas dicas para você começar a introduzir a criança na cozinha:

  1. Para que as crianças possam interagir, entender e acompanhar todos os passos na cozinha você deve escolher receitas simples e fáceis no início. Um exemplo de receita fácil para crianças pequenas é o bolo de caneca, eles podem acompanhar bem e vão se divertir na hora de fazer a decoração.
  2. Para que seus filhos possam provar pratos diferentes com verduras e frutas, corte legumes, verduras e frutas, e deixe que eles se divirtam usando a criatividade para montar o que quiserem.
  3. Separe sempre os ingredientes em bowls e potinhos, bem como as medidas corretas. Na hora de fazer a receita, diga para eles o nome e para que serve todos os ingredientes.
  4. Nunca deixe as crianças usarem facas, fogão ou forno. Você deve fazer essas tarefas se eles forem pequenos e nunca deixa-los sozinhos na cozinha. O recomendado é que eles tenham mais de 10 anos de idade para que possam usar tais equipamentos, mas sempre acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Algumas dicas que podem ajudar

  • Leve seu filho ao supermercado para que ele possa acompanhar e ajudar você na hora da escolha e compra dos alimentos;
  • Deixe ele ver todas as transformações do preparo, crianças pequenas adoram ver essas mudanças no estado dos alimentos, por exemplo: uma massa semi-líquida virar um bolo;
  • Escolha receitas diversificadas, saudáveis, divertidas e novas, assim ele vai conhecer diversos alimentos e seu paladar vai ficar mais evoluído.
menino manuseando uma faca na cozinha, está cortando frutas, a faca é de serrinha, a criança está com um avental com desenhos de frutas na alça e no centro
Lembre-se que apenas após os 10 anos de idade a criança poderá usar a faca e com supervisão de um adulto

Devo comprar utensílios de cozinha para crianças?

Não é necessário comprar utensílios de cozinha para especiais para crianças, você deve ensinar as crianças na cozinha com os mesmo utensílios que você usa. Não se esqueça de que não deve dar facas para crianças menores de 10 anos, bem como deixa-las usar o forno e fogão.

Como seu filho está na cozinha? Ele fica feliz em ajudar você a cozinhar?

Conte-nos como é sua experiência com seu filho na cozinha, adoramos ouvir histórias de crianças na cozinha. Nós da Cook & Beyond acreditamos que a cozinha ajuda a aproximar as pessoas, você estará criando experiências únicas na vida de seu filho.

E não se preocupe a criança não só pode como deve participar da cozinha. Tanto os pais como também as escolas e creches devem incentivar o hábito de cozinhar e mexer nos alimentos. Isso ajuda a desenvolver hábitos saudáveis e adequados de alimentação.

Se você ficou com alguma dúvida a respeito do tema nos envie um e-mail ou comentário, ficaremos felizes em ajuda-lo. Compartilhe nosso conteúdo com seus amigos que também têm filhos, é de extrema importância que espalhamos esse conhecimento.

E não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *