Saiba como cozinhar para seu animal de estimação

Você já pensou em cozinhar comida caseira para seu animal de estimação? Trata seu pet como um verdadeiro membro da família, e deseja sempre o melhor para ele? Neste post iremos lhe mostrar a importância de uma alimentação balanceada, de cozinhar para seu animal de estimação, e o perigo das rações de qualidade inferior.

Por que o animal de estimação não deve comer qualquer ração:

Além de altíssimas quantidades de sódio, as rações de qualidade duvidosa possuem pouca proteína, e um índice elevado de gorduras, corantes e conservantes artificiais, o que pode, no futuro acarretar terríveis doenças para seu amigo, como obesidade, diabetes e nódulos renais.

A alimentação de seu animal de estimação sempre deve ter muita qualidade, seja do tipo pronto em ração ou comida caseira. É deste alimento que seu amigo irá retirar todos os nutrientres, vitaminas e proteínas que necessita para sobreviver, e ter uma longa expectativa de vida.

Se o alimento que o animal de estimação está consumindo é pobre em nutrientes, ele pode ficar doente, seu corpo ficará fraco e ele sentirá necessidades. Já pelo contrário, se houver excesso de outros compostos como sódio ou gordura o animal pode desenvolver problemas de saúde devido a este fato.

Pensando em curto prazo não parece ser um problema, mas ao longo da vida do animal de estimação, as coisas que ele consome são de extrema importância para que fique bem e saudável. Prevenir é a melhor opção.

Então, como cozinhar para meu animal de estimação?

Existem algumas diferenças na alimentação para cada tipo de animal de estimação, então se desejar cozinhar para seus pets, a comida deve ser feita especialmente para cada um deles.

Então vamos abaixo especificar como cozinhar para as duas espécies que nós brasileiros preferimos para ter como animal de estimação, o Gato e o Cachorro.

Como cozinhar para Cachorros:

Para iniciar o assunto, seu cachorro necessita para estar bem alimentado alguns índices maiores de determinados alimentos, então fique atento. Para ser saudável a refeição do animal deve conter 50% de proteína, 25% de vegetais e 25% de carboidratos aproximadamente.

A comida deve ser oferecida sempre no horário certo, e você pode usar um fio de azeite para cozinhar os alimentos. Também deve acrescentar uma pitada de sal. A alimentação para cães deve sempre ser servida cozida.

Os alimentos recomendados são praticamente os mesmos que comemos todos os dias. As proteínas recomendadas para o animal de estimação seriam: frango, carne de gado, peru, e vísceras como fígado e moela. Prefira não cozinhar porco para seu cão.

Já os legumes, cereais e frutas podem ser variados. Ovos também devem ser introduzidos na comida de seu pet, pois tem muitas proteínas e nutrientes essenciais.

comida natural para pets

Foto: comida natural para pets

Como cozinhar para Gatos:

Para cozinhar para seu animal de estimação felino, os cuidados são diferentes dos tomados para cachorros. A dieta do gato pode ser crua ou cozida, vai depender do que seu animal de estimação irá preferir.

Gatos necessitam de pelo menos 85% de proteínas nas dietas de comida caseira. Desses 85% em média 65% deve ser de carnes, sejam elas frango, peixes ou carne vermelha, sempre previamente desossadas, 10% de vísceras e 10% de coração. Gatos não necessitam de carboidratos.

Legumes e vegetais representam apenas 15% da quantidade necessária aos gatos. Caso deseje cozinhar uma dieta crua, as proteínas deverão ser de procedência garantida, e congeladas antes de serem ofertadas ao bichano.

Gatos também necessitam de Taurina, que é de extrema importância e não deve faltar. É um elemento que se cozinhar você não irá conseguir encontrar nos alimentos, então, deve-se comprar cápsulas para seu animal de estimação.

E ai, você gostou deste post? Achou o conteúdo relevante? Também tem um animal de estimação em casa que é membro de sua família e você gostaria de cozinhar para ele? Se sim, nos envie um comentário ou e-mail, contando-nos sobre a rotina em sua casa. Sempre é bom compartilhar conhecimento. Se você ficou com dúvidas nos contate que tentaremos solucionar seu problema.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, compartilhar nosso conteúdo com seus amigos e assinar nossa newsletter. Assim podemos lhe enviar semanalmente todas as novidades do Blog Cook & Beyond.

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *