Se você ama cozinhar com certeza já deve ter ouvido falar sobre o método de cozinhar sous vide. É um método de cozimento revolucionário que surgiu primeiramente nos restaurantes mais sofisticados e agora está chegando ao lar.

Sous vide é uma palavra francesa que significa “sob vácuo” e se pronuncia “suvíd”, é conhecido como a base da gastronomia molecular, é uma forma de cozinhar os alimentos como eles devem ser, com o máximo de textura, sabor e maciez do alimento.

O que é o método sous vide?

O método sous vide consiste em um aparelho denominado termocirculador que cozinha o alimento em um saco plástico atóxico á vácuo em banho maria, com o tempo o alimento cozinha por igual, é possível conseguir um ponto exato na carne por inteira.

Sabemos que na panela é impossível cozinhar uma carne ao ponto por inteiro, normalmente esquentamos na grelha a uma temperatura alta, o que resulta é um bife queimado por fora e ao ponto por dentro, porque a temperatura da parte externa da carne será sempre mais alta que da parte interna.

Mas o método sous vide veio para revolucionar a cozinha moderna e acabar com esses problemas, com ele os alimentos ficam perfeitos, além do sabor incrível o método sous vide conserva todos os nutrientes dos alimentos ao cozinhar. Podemos cozinhar o alimento na temperatura exata que precisamos e de uma forma uniforme

A primeira carne foi cozida com o método Sous Vide
A primeira carne foi cozida com o método Sous Vide

Como cozinho com o método sous vide em casa?

O método sous vide até então era só usado por profissionais em restaurantes de alta gastronomia, mas agora ele está ganhando espaço nos lares, uma empresa portuguesa chamada FNV Labs criou um equipamento de sous vide doméstico chamado Mellow.

O equipamento Mellow já está à venda e com ele é possível cozinhar até mesmo não estando em casa já que ele conta com um aplicativo que possibilita ligar o aparelho via telefone, assim é só você deixar os ingredientes no saco dentro do Mellow antes de sair de casa e iniciar o processo um pouco antes da hora de comer.

O aparelho é mesmo revolucionário, ele tem um sensor de peso que quando você coloca o alimento na água ele já sabe o que fazer, ele resfria a água e mantém o alimento em uma temperatura segura até você decidir cozinhar.

O aparelho também aprende sobre você e se aperfeiçoa para você ter a melhor experiência possível ao cozinhar, após cada refeição ele vai perguntar o que você achou da comida e dependendo da sua opinião ele pode lhe sugerir mudanças para nas outras vezes que for cozinhar.

Aparelho Mellow sous vide
Foto: Aparelho Mellow sous vide

E ai gostou da ideia de cozinhar qualquer coisa com o sous vide mantendo o sabor, textura e aparência perfeita? O único problema está em relação ao bife, como é cozido em banho maria ele não fica com uma boa aparência por fora, mas isso é fácil de resolver dando uma tostada na grelha ou com um maçarico culinário.

Esperamos que nosso post tenha tirado todas as suas dúvidas acerca do método sous vide, se tiver mais dúvidas entre em contato, ficaremos felizes em ajuda-lo. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e assinar nossa newsletter.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *