O café turco, aquele feito na cafeteira turca como as da Ceraflame, também conhecido por alguns como café marroquino, tem se popularizado de forma cada vez mais expressiva em nosso país. Seu próprio modo de preparo já é algo que intriga: além de delicioso, ele tem um lado mais místico, que envolve a leitura da borra do café.

E para quem ama café e também não quer ficar de fora dessa nova tendência de consumo, vamos conferir neste artigo um pouco mais sobre as características do café turco e qual é a melhor maneira para prepará-lo.

 Origem e características do café turco

O café turco é o mais tradicional café da Turquia e também de outras nações que integraram, no passado, o Império Otomano – assim como a Grécia e grande parte da região Norte da África, por exemplo.

A preparação do café turco é algo que verdadeiramente impressiona: o café moído, seu principal ingrediente, conta com uma consistência muito similar à da farinha. Isso faz com que o resultado da bebida se torne extremamente concentrado – o que explica também o fato de ele ser geralmente servido em pequenas xícaras e sem açúcar.

Além disso, usar algumas especiarias no preparo também é capaz de torná-lo mais típico – alguns exemplos ficam por conta do cardamomo, anis estrelado ou da própria canela.

Outro diferencial fica por conta da ‘Ibriq ou Ibrik’, a panelinha especial e única para o preparo do café turco. É graças a ela que o café turco recebe esse resultado tão diferente. Após todos os ingredientes estarem na panelinha – assim como o café moído, a água, o açúcar (se desejar) e as especiarias – basta colocá-la ao fogo e esperar ferver.

Cafeteira turca

A cafeteira para café turco que mais lhe indicamos caso você seja um amante de café é a Ceraflame. Isso porque de todos os cafés gourmets (assim como o turco) que já provamos, os mais bem incorporados e com sabor único foram os preparados pela Ceraflame.

Cafeteira turca Ceraflame de cerâmica vermelha
Foto: Cafeteira turca Ceraflame de cerâmica vermelha

 

Cafeteira turca Ceraflame

Isso porque a Ceraflame é uma cafeteira de altíssima qualidade e, é só desse modo que um bom café pode ser preparado, não é mesmo?

Nós da Cook & Beyond recomendamos a Ceraflame de café turco para os amantes desse gostinho mais forte e consistente de café. Isso porque ela é uma das mais bem-conceituadas do mercado na preparação de cafés gourmets, ou seja, fora do padrão do cafezinho tradicional.

cafeteira de cerâmica manual para café turco 650ml pomodoro Ceraflame
Foto: cafeteira de cerâmica manual para café turco 650ml pomodoro Ceraflame

—-

E provar uma grande variedade de cafés é muito bom, não é mesmo? Seja um café tradicional preparado por alguém diferente, um café expresso, café italiano ou moka, café prensa francesa, café turco ou até mesmo o café em sachê ou balão de café.

Isso porque a bebida (que também conta com inúmeros benefícios para nossa saúde) com certeza merece ser conhecida em todos os seus modos de preparo. E se você também está ansioso para preparar um café turco único e tê-lo sempre à sua disposição para quando o desejar, não deixe de adquirir a sua cafeteira turca Ceraflame, indicada e comprovada por nós da Cook & Beyond.

E ai gostou do nosso conteúdo sobre café turco? Se sim, siga-nos nas redes sociais e assine nossa newsletter, assim podemos lhe enviar semanalmente conteúdo culinário como este.

facebookgoogle_pluspinterestmail

2 thoughts on “Conheça o Café turco e porque a cafeteira turca Ceraflame é ideal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *