Escrevemos esse post para que você que ainda não cozinha aprenda a cozinhar. Vamos lhe apresentar conceitos básicos, porém primordiais para sua nova jornada na cozinha, assim você não vai mais se enrolar para marinar ou colocar algum ingrediente em banho-maria.

Nesse post iremos focar em apenas lhe fornecer o significado e uma noção básica do que é cada termo, pois esses termos são usados em diversas receitas na culinária. Para quem cozinha parece besteira e fácil demais, mas com certeza será útil para leigos que não tem nenhuma noção de cozinha e realmente estão querendo aprender a cozinhar.

Marinar

Basicamente é o ato de deixar alimentos imersos em algum tempero ou preparação para que possam absorver o sabor. Os alimentos podem ser marinados em azeite, vinagre, vinho, entre outros temperos.

Marinada
Marinada

Homogeneizar alimentos

É deixar vários alimentos bem misturados, ou seja, a mistura com aspecto igual, fazer com que fique homogêneo.

Deixar em Banho-maria

Banho-maria é uma técnica para aquecer ou cozinhar um prato. O processo de banho-maria pode ser feito no fogão ou no forno, basta você mergulhar o recipiente que contém o alimento em água fervente.

Você deve encher uma panela ou forma com +- dois dedos de água, deixe ferver e depois colocar a outra vasilha ou recipiente dentro dessa primeira e tampe para que não entre água. Com certeza esse é um dos primeiros termos que você deve ter ouvido ao procurar por receitas.

Você pode também ouvir o termo guardar em banho-maria, significa que você deve colocar o alimento dentro de uma panela com água quente e deixa-lo em fogo brando para não esfriar.

Escumadeira

Parece coisa de outro mundo, uma arma? Na verdade escumadeira é um dos utensílios de cozinha mais usados e conhecidos por quem não é leigo na cozinha, ele é usado para retirar os alimentos de panelas onde estão sendo cozidos ou fritos. A escumadeira é um utensílio de cozinha furado igual á uma colher grande.

Escumadeira tramontina
Foto: Escumadeira Tramontina

Dourar

Como o termo já sugere, é o ato de deixar o alimento dourado, geralmente usado para carnes. Para dourar você deve fritar o alimento até que fique com uma cor dourada, ou passar gemas desmanchadas sobre alguns alimentos.

 

Ao aprender a cozinhar você deve ficar atento aos utensílios de cozinha

Esse último título dedicamos á uma dica e não uma definição, na cozinha para leigos não pode faltar os utensílios corretos e com qualidade. Se você está aprendendo a cozinhar e não tiver os utensílios corretos pode ficar frustrado por não conseguir reproduzir algumas receitas, pois muitas necessitam dos utensílios corretos.

Realmente vale a pena investir em utensílios de qualidade, no começo você pode comprar os básicos como: escumadeiras, espátula pão duro, espremedores, descascadores, entre outros essenciais para todo cozinheiro, principalmente para leigos e aprendizes culinários. Para conhecer uma linha completa de utensílios de cozinha de qualidade visite nossa loja virtual.

kit utensílios de cozinha vermelho Kitchenaid
kit utensílios de cozinha vermelho Kitchenaid

Esperamos que nosso post sobre cozinha para leigos lhe inspire e encoraje a começar a cozinhar. Existem muitos outros termos culinários, sugerimos que pesquise antes de tentar realizar uma receita, assim evitará transtornos ou desastres na cozinha.

Para receber mais conteúdo como esta semanalmente assine nossa newsletter e nos siga nas redes sociais, se tiver dúvidas nos envie um e-mail ou comentário, ficaremos felizes em lhe ajudar. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *