Como receber corretamente um convidado vegetariano ou vegano em sua casa

Gosta de preparar jantares maravilhosos em sua casa? Ama cozinhar e também reunir pessoas em volta de uma mesa farta? Nós da Cook & Beyond compartilhamos de sua paixão, e pensamos que todos devem cozinhar mais em melhor em suas casas.

Mas, se na hora de receber os convidados, para um almoço, lanche ou jantar, um ou mais deles forem vegetarianos ou veganos? Não se preocupe, restrições alimentares não são bichos de sete cabeças. Fique tranquilo, te daremos dicas sobre como agir para receber um convidado vegetariano ou vegano!

O que é vegetarianismo e veganismo?

Restrições alimentares, e novos estilos de vida estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. Com certeza você conhece alguém que não come determinado tipo de alimentos, ou que tenha adotado um estilo de vida com o veganismo. Mas se ainda não sabe muito bem o que isso quer dizer, iremos falar um pouco do assunto a seguir:

Uma pessoa que se diz Vegetariana, geralmente, não consome nenhum tipo de alimento que tenha em sua composição produtos de origem animal, ou seja, não comem ovos, carnes, peixes e nem laticínios. Dentro deste grupo há algumas subdivisões, os ovo-vegetarianos, os lacto-vegetarianos e os ovo-lacto-vegetarianos.

Ovo-vegetarianos não consomem carnes, peixes e nem derivados do leite. Se alimentam apenas de vegetais e ovos. Já os Lacto-vegetarianos comem laticínios como queijos e outros, porém não comem carnes, peixes e ovos. O grupo dos Ovo-lacto-vegetarianos comem ovos e derivados.

Já os Veganos são os vegetarianos que assumiram esse comportamento como estilo de vida, é uma ideologia. Além de não comerem nada de origem animal, também não consomem outros produtos que tenham alguma ligação com o abate de animais. Não utilizam pele, lã e outros produtos como cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais.

Ok, mas o que faço se for receber um vegetariano ou vegano em casa?

Para que a experiência não seja frustrante nem para você anfitrião, e nem para o convidado, o ideal é que exista o respeito, e a troca de informações. Você deve se informar corretamente das restrições alimentares e éticas de seu convidado, e tentar, no máximo possível atende-lo como se ele estivesse em casa.

Se for receber um convidado vegetariano completo ou vegano, preocupe-se sempre com a maneira como vai cozinhar. Prepare a refeição vegetariana separadamente, utilizando sempre utensílios e panelas somente para este preparo. Cuide para não deixar qualquer ingrediente de origem animal entrar em contato com o prato vegetariano.

Caso o convidado não coma nada de origem animal, capriche nas saladas! Utilize nozes, castanhas, amêndoas e frutas secas na preparação. Surpreenda também com um bom macarrão de sêmola ou grano duro, servido apenas com molho de tomate ou pesto de magericão. Outra dica são as carnes vegetais, presentes na maioria dos supermercados. Soja e glúten são os componentes mais comuns.

Já se o convidado for ovo-lacto-vegetariano, as opções não imensas… Você pode servir para ele risotos, tortéis, massas, lasanhas, saladas, pães, queijos e vinho, sobremesas diversas, entre outros pratos.

Mas e as proteínas?

Além das tradicionais proteínas contidas no leite, carnes e peixes, você também pode encontrar a proteína em fontes vegetais, como feijões, vagens, lentilhas e outros grãos. Tente colocar todos os grupos alimentares também na refeição vegetariana, para que assim seu convidado saia satisfeito da mesa.

Um lembrete é que o prato deve sempre ser feito para todos que vierem ao almoço ou jantar, pois todos terão curiosidade de provar, e assim seu convidado vegetariano se sente mais incluído na refeição.

O respeito é a base de um bom jantar, seja ele com pessoas com ou sem restrições alimentares. Com diálogo e paciência tudo pode ser resolvido.

Foto Proteínas Vegetais

Foto: Proteínas Vegetais

DICA: Faça questão de cozinhar para seus convidados vegetarianos ou veganos, se os for receber em sua casa, mesmo que eles se ofereçam para trazer seu próprio alimento insista em prepara-los. Não tem nada melhor do que uma comida preparada especialmente, com carinho e cuidado, para você se sentir especial, desejado e querido em uma casa!

 

Existem muitos outros tipos de refeições e maneiras de como receber um convidado vegetariano ou vegano em sua casa. Nesse post ficamos apenas com os mais conhecidos, mas sem dúvida se você recebe com frequência pessoas com essa ideologia vale a pena pesquisar mais, pois existe muito conteúdo de qualidade na internet sobre o assunto.

Se você leu e gostou ou não do nosso conteúdo nos envie um comentário ou e-mail, aceitamos criticas, sugestões e elogios. Sempre é bom compartilhar conhecimento. Se você ficou com dúvidas nos contate que tentaremos solucionar.

Não deixe de nos seguir nas redes sociais, compartilhar nosso conteúdo com seus amigos e assinar nossa newsletter. Assim podemos lhe enviar semanalmente todas as novidades do Blog Cook & Beyond.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *