Como nós da Cook & Beyond, você também é um viciado em doces caseiros? Adora uma boa geleia, compota ou conserva feita em casa? Gostaria de saber como fazer essas maravilhas em sua cozinha e agradar a família e os amigos? Seus problemas acabaram…

Neste post iremos dar os 5 passos necessários para fazer uma compota deliciosa e também como armazená-las corretamente para que possa estocar e ter as frutas da estação o ano todo em sua mesa.

1- Escolha sua fruta preferida para fazer a compota

Prefira sempre as frutas da estação, pois assim estará consumindo produtos com menos agrotóxicos, e mais frescos, pois viajaram menos até chegar a seu supermercado ou feira favorita.

A escolha da fruta perfeita para compota depende de seu gosto. Maçãs, pêras, pêssegos, damascos, figos e abacaxis são perfeitos para compotas, pois são mais firmes e não se desmancham na hora de serem cozidos, trazendo a sua compota mais beleza e delixadeza, pois poderá servir lindos pedaços inteiros.

Já frutas mais macias e com muita polpa, como manga e banana, não ficam boas em compotas, pois se desfazem muito rapidamente. Neste caso você pode usá-las para boas geleias caseiras.

pessêgo
Escolha sempre as frutas mais firmes

2- Faça uma calda açucarada, para cobrir as frutas da compota

Ok, tenho as frutas, mas como fazer a compota?

Você vai precisar de uma calda de açúcar para que as frutas sejam delicadamente cozidas. A proporção de água/açúcar é geralmente2 para um, ou seja, dois copos de água para um de açúcar. Mas, se a fruta for mais ácida ou azeda demandará mais açúcar, ao contrário se for muito doce pode-se usar menos.

Na hora de preencher os frascos de vidro para compotas lembre-se de não exagerar na calda, sempre utilize o suficiente para cobrir as frutas, para que a calda não roube a cena, encobrindo o sabor da compota.

3- Acrescente os condimentos e especiarias de sua preferência

Não exagere nesta hora. Para fazer uma boa compota o segredo é a delicadeza dos sabores. Se utilizar uma grande quantidade de condimentos estes irão roubar o sabor da fruta, e então estará servindo uma compota de condimentos.

Podem ser usadas cascas de frutas cítricas, como limão, laranja ou lima, ou então as clássicas especiarias, cravo, canela e baunilha.

Se desejar também pode utilizar para acrescentar mais sabor a sua compota um pouco de vinho branco, de sua preferência, também em pequenas quantidades, respeitando a proporção de líquidos e açúcares para sua calda não ficar com sabor forte.

4- Corte as frutas da compota e cozinhe com delicadeza

Antes de iniciar o processo de cozimento é necessário que se atente ao corte correto. As frutas mais macias devem estar com pedaços maiores ou até inteiros, como tradicionalmente se faz com pêssegos, para que não cozinhem demais e se desmanchem na panela.

O truque para uma compota deliciosa é: cortar todos os pedaços do mesmo tamanho, assim cozinharão com perfeição, e todos terão a mesma textura.

Depois de colocar as frutas para sua compota na panela, cozinhe de 10 a  15 minutos, sempre testando com um palito. Não deixe que cozinhem demais, assim que estiverem macias, desligue o fogo.

frutas para compotas
Foto: Frutas para compotas

5- Armazene da maneira correta

A receita já está feita, agora é a hora de colocar nos frascos de vidro para compotas, para armazená-las de forma correta.

Sempre utilize frascos de vidro previamente esterilizados, e coloque a compota dentro deles assim que desligar o fogo. Feche bem a tampa e os coloque de cabeça para baixo, para que seja criado o vácuo que protegerá sua compota. A durabilidade é de 6 a 8 meses.

Ainda não tem os potes e frascos de vidro especiais para compotas? Você já conhece os potes da Bormioli Rocco? Eles são indispensáveis na hora de fazer boas compotas. São muito úteis e práticos, pois além de conservar compotas e geleias  com maestria, os potes Bormioli Rocco trazem mais beleza e elegância a sua cozinha.

Os fracos e potes Bormioli Rocco são desenvolvidos em vidro transparente de alta resistência, possuem fechos e tampas metálicas, e acompanham borrachas especiais, que podem ser retiradas para melhor lavagem e esterilização. Podem ser levados á lava louças.

A marca Bormioli Rocco já conquistou todos nós da Cook & Beyond, pois desde 1825 a família Bormioli, da Itália, vem dedicando suas vidas em prol dos utensílios de cozinha ideais, para que em todo mundo, pessoas possam desfrutar de alimentos maravilhosos como doces caseiros e compotas em suas casas.

Potes Bormioli Rocco para compotas
Foto: Potes Bormioli Rocco para compotas

Agora que já sabe como fazer compotas e onde comprar os potes certos para as compotas é só se arriscar. Passe na nossa loja virtual e adquira seus potes Bormioli Rocco para geleias, compotas e conservas e vá agora mesmo para cozinha!

Esperamos ter lhe ajudado com as dicas deste post, Ficamos felizes por poder colaborar em sua vida e esperamos que nosso conteúdo lhe inspire.

Se ainda não assinou nossa newsletter não deixe de assinar e nos siga também nas redes sociais, assim você irá receber conteúdo como este semanalmente. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

2 thoughts on “Você sabe como fazer, e onde comprar frascos de vidro para compotas?

  1. Me interessei bastante pelas compotas, pois faço doces caseiros , e por isso vou dá uma olhadinha nos frascos de vcs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *