Vegetais, frutas e legumes são essenciais para termos uma alimentação saudável e equilibrada. Em geral contém poucas calorias e muito valor nutricional. Para que esteja se alimentando corretamente você necessita em média de 3 a 5 porções de fruta, legumes e verduras por dia, e em suas refeições há necessidade de pelo menos 5 cores no prato.

Que comer bem significa ingerir esses alimentos todos sabemos, mas e a melhor forma de escolher e como lavar verduras, frutas e legumes?

Para comprar os melhores itens sempre devemos dar preferência aos da estação, assim estaremos garantindo aos nossos pratos mais sabor, frescor e qualidade, pois esses legumes, frutas e verduras não precisaram viajar por vários dias para chagar a sua mesa. Outro beneficio de produtos da estação é o uso de menos agrotóxicos e conservantes, pois as condições do solo e temperatura já são mais propícios a auxiliar no crescimento.

Procure também chegar cedo quando for para feiras de produtores ou então nos feirões realizados em supermercados, para que assim consiga escolher os melhores legumes, frutas e verduras, conforme sua demanda. Se possível compre várias vezes na semana, para que consuma-os sempre frescos. Tendo a possibilidade, sempre prefira os orgânicos!

Selo de alimento orgânico
Foto: Fique sempre atento ao selo de alimento orgânico quando for comprar

Seguem abaixo algumas dicas para não errar na escolha de cada alimento:

  • Batatas: se já estiverem com brotos não leve para casa, pois o amido que este tubérculo contém já virou açúcar. Se a casca estiver verde também não compre pois já pode conter toxinas.
  • Beterrabas e cenouras: procure sempre as menores, pois nas grandes podem haver manchas endurecidas.
  • Cebolas: nunca compre as brotadas e com o miolo amolecido, pois isso indica que já não estão mais aptas ao consumo.
  • Brócolis: só compre se estiver todo esverdeado, nunca com partes já amareladas.
  • Tomates: fuja dos pontinhos pretos, eles indicam que a fruta foi batida e já está estragando. Cuidado também com os muito murchos, pois podem estar passados do ponto.
  • Cítricos (laranja, limão, mexerica): devem ter a casca sempre lisa e ainda brilhante, longe de manchas.
  • Bananas: se estiverem com manchas escurecidas já estão perto de passarem do ponto, então só compre se irá usar logo, caso contrário prefira as mais gordinhas, com a casca bem amarela.
  • Melancias: procure sempre as frutas com tamanho simétrico, e bom peso em comparação ao seu tamanho, isso irá garantir boa quantidade de suco. Procure sempre por uma mancha em algum dos lados, que comprova que a fruta amadureceu ao sol, pelo tempo necessário.
  • Hortaliças: nunca compre se já estiverem amareladas ou com manchar amarronzadas, nem se estiverem murchas.
Legumes, frutas e verduras frescos na feira
Legumes, frutas e verduras frescos na feira

Bom, agora que já temos as frutas, legumes e verduras em casa, como podemos lavá-los da melhor forma?

A primeira dica é lavá-los sempre com água corrente, este é o primeiro passo. Deve-se passar os dedos por todas as partes, para retirar resíduos de terra, parasitas e pesticidas. Se for ingerir as frutas, verduras ou legumes com casca é indicada uma lavagem com bucha ou escova.

Após a lavagem o ideal é deixar o alimento em solução desinfetante por pelo menos 30 minutos. Esta pode ser feita com 2 colheres de sopa de vinagre para cada litro de água ou então com água sanitária, 1 colher de sopa para cada litro de água. Passados os 30 minutos é só enxaguar e preparar.

Para as hortaliças, como alface, rúcula e agrião que ficam encharcadas de água e não absorvem o sabor do tempero utilizado recomendamos o uso de um secador de salada.

A marca francesa Mastrad é especializada em utensílios de cozinha, e tem uma linha excelente de secadores de salada. Desta maneira você consegue lavar as verduras apropriadamente e depois não prejudicar o sabor do prato com o excesso de água.

Os secadores de salada Mastrad são desenvolvidos em material atóxico e resistente, que pode facilmente ser levado á lava louças. O design ergonômico facilita o processo, simplificando-o e tornando seus momentos na cozinha mais prazerosos e saudáveis.

secador de salada grande verde Mastrad
Foto: secador de salada grande verde Mastrad

 

 

Esperamos que este post tenha lhe ajudado a solucionar suas dúvidas a respeito de como escolher e lavar melhor suas frutas, legumes e verduras. Caso necessite de mais informações sobre a marca Mastrad e secadores de salada entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, para que possamos lhe enviar conteúdo como este semanalmente, e possamos auxiliar você a cozinhar cada vez mais e melhor.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *