Como cortar alimento igual aos chefs de cozinha

Se você ama a cozinha e está em fase de aprender a cozinhar, uma das primeiras coisas que deve saber é como cortar de forma correta os alimentos. Uma faca de qualidade é também essencial para você não ter frustrações na cozinha, por isso indicaremos as facas Kyocera, uma marca japonesa de nosso conhecimento.

O objetivo deste post é lhe fornecer algumas dicas para você aprender de forma mais técnica a cortar alimentos, e se você treinar bastante conseguir cortar como um verdadeiro chef de cozinha. Fique atento as dicas a seguir:

Tenha muito cuidado com as facas para cortar alimentos

Facas de cozinha de ótima qualidade como as facas Kyocera que indicaremos no final do post são altamente cortantes, então se você não cuidar pode cortar a ponta de seus dedos. A primeira dica técnica é que você dobre a ponta dos dedos para dentro ao cortar os alimentos.

A mão livre que segura o alimento deve ficar com o polegar o anelar e o dedo mínimo tendo a função de estabilizar na tábua o alimento que será cortado. Os dedos médios e indicador são usados para apoiar a lâmina e interferem diretamente na espessura do corte.

Segurando o alimento para cortar

Foto: Segurando o alimento para cortar

Movimento da faca para cortar os alimentos

Para fazer o corte do alimento você deve usar a parte mais espessa da faca, ou seja, você irá usar aproximadamente 5 cm da lâmina da faca perto do cabo.

Você verá que o alimento adere a lâmina no ponto ideal ao utilizar a técnica de rolamento, dessa forma a faca fica “presa” á tábua e você faz um movimento de “vai e vem”.

 

A superfície para o corte dos alimentos deve ser fixa

Preste bastante atenção á esse detalhe, pois a perfeição do corte depende muito da superfície. Use tábuas para cortar alimentos, e tenha certeza de que elas estão bem fixas á mesa.

Uma dica é colocar um pano embaixo da tábua para que ela não fique escorregando, assim você não terá problemas ao cortar os alimentos.

superfície para cortar alimentos deve ser fixa ou bem firme

superfície para cortar alimentos deve ser fixa ou bem firme

Preste atenção no movimento para cortar os alimentos

Antes de começar a cortar os alimentos os seus olhos devem estar prestando atenção no que acontece entre sua mão guia e a faca e não com o que está acontecendo com os cortes do outro lado da lâmina.

Isso irá forçar você a se concentrar no ritmo e na segurança da sua mão guia, pois não se trata de velocidade, o que importa é consistência, segurança e nunca expor a ponta de seus dedos.

Tenha uma ótima faca de cozinha, conheça as facas Kyocera

Outro aspecto importante é a qualidade de suas facas, nada adianta sabermos cortar corretamente se não temos uma lâmina de qualidade. Nos da Cook & Beyond indicamos as facas Kyocera para sua cozinha.

As facas Kyocera são fabricadas no Japão, seguindo tradições milenares e rigorosos processos de produção. Feitas de cerâmica avançada, possuem garantia de 10 anos. Com as facas Kyocera você não terá frustrações ou problemas na cozinha.

Chegamos ao fim do post e esperamos que nosso conteúdo tenha lhe trazido muita inspiração culinária, afinal, esse é nosso lema, te ajudar a cozinhar mais e melhor. Para receber semanalmente conteúdo como este e estar por dentro de tudo o que postamos siga-nos nas redes sociais e assine nossa newsletter.

Cumpre-nos destacar que essas dicas são apenas o ponto de partida para que você possa aprender a cozinhar melhor, para cortar alimentos profissionalmente é necessário muito treino e o aprendizado de muitas outras técnicas mais complexas.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *