Está querendo ir em um restaurante japonês, com os amigos ou a família mas não sabe como comer comida japonesa? Fica com medo de passar vergonha por não saber as regras de como comer sushi, sashimi, temaki e outras iguarias da comida japonesa?

Quer fazer bonito, mas não sabe pra que servem os utensílios, o que é aquela toalhinha, como usar os hashis, ou se pode ou não pegar a comida japonesa com a mão?

Se pra todas as perguntas anteriores você disse sim, não se preocupe mais. Nós da Cook & Beyond preparamos uma aulinha rápida e fácil para lhe ajudar a resolver esse dilema, e então você poderá comer comida japonesa como um verdadeiro nativo!

1- Usando sempre a toalhinha…

Antes de iniciar qualquer refeição com comida japonesa, será oferecida a você uma tolha. Em alguns restaurantes ela é de papel, como um lenço umedecido, em outros pode vir feita de tecido, enrolada e quentinha. O que você deve fazer é limpar muito bem suas mãos, pois alguns tipos de comida japonesa você pode pegar diretamente com as mãos.

Se desejar pode também limpar o rosto, pois esta é uma tradição antes da comida japonesa. Só tome cuidado para não exagerar, e acabar “tomando um banho” em frete seus acompanhantes, somente mãos é rosto, ok?

Após terminar, coloque a toalha na mesa novamente, sem dobrar, pois esta é a maneira correta a se fazer.

Toalhinha japonesa
Foto: toalhinha japonesa

2- Utilizando corretamente os palitinhos, ou Hashis:

Esse instrumento é considerado o garfo da comida japonesa. Para saber como comer usando um Hashi é fácil, com prática tudo fica mais simples. Mas, antes de treinar você precisa estar atento a algumas dicas:

  • Hashi não é palito, nem tampouco espeto, por isso não tente ficar cutucando a comida japonesa com ele. Esta atitude pode ser considerada falta de educação;
  • Pegue o Hashi do meio para cima, e nunca aponte para alguém ou algo com ele nas mãos. Também não é correto gesticular enquanto o estiver segurando;
  • Nunca chupe a ponta do Hashi, isto é um insulto a comida japonesa.
  • Não tente cortar os pedaços de sushi para comer, a comida japonesa tem de ser comida uma peça por vez, sempre inteira.
pegando o hashi corretamente
Foto: pegando o hashi corretamente

3- Conhecendo os nomes:

O pratinho onde você coloca o molho de soja ou shoyu se chama Nozoki, e você só deve usar molho para peixes crus. Massu é o nome do recipiente onde se toma o saquê frio, já o Tyoko é o que se usa para o saquê quente.

4- Comendo: como comer os diferentes tipos de comida japonesa:

O sushi, que é uma espécie de enroladinho fatiado, você pode comer com o hashi, ou então com as mãos mesmo. Molhe o sushi no shoyu e em uma bocada só deguste-o.

Já o nigirizushi, que é aquele bolinho de arroz com uma fatia de peixe em cima, é um pouco mais complicado. Você não deve molhar o arroz no shoyu e sim somente o peixe. Então para comer deve-se virar a peça e molhar apenas o peixe.

Os temakis são fáceis de serem reconhecidos, por sua forma de cone. Para comer um temaki você deve utilizar a mão. Se desejar pode colocar shoyu em cima do peixe (nunca no arroz) e para que não vaze pode dobrar a pontinha da alga.

Diferentes comidas japonesas
Foto: diferentes comidas japonesas

Se não conseguir lembrar-se de tudo isso, não se preocupe. Sabemos que no Brasil as regras de como comer comida japonesa foram um pouco flexibilizadas e adaptadas para o modo como comemos aqui no ocidente.

Preste atenção aos passos e principalmente, treine! Aprender a comer comida japonesa não é difícil, só necessita de prática. Os sabores também irão se aguçar. Não se assuste caso não goste logo de cara, é assim mesmo, quanto mais se come mais se vicia em comida japonesa.

Junte a família e os amigos e vá hoje mesmo ter uma experiência com a gastronomia oriental, pratique tudo que leu e apaixone-se você também por essa cultura milenar.

Chegamos ao fim deste post. Esperamos que tenha gostado de nosso conteúdo e que ele tenha sido útil a você. Esperamos também que tenha se saído muito bem comendo comida japonesa, e tenha dominado as técnicas de como comer este tipo de alimento.

Caso seus amigos não tenham se saído tão bem, compartilhe com eles esse conteúdo.  Não se esqueça de assinar nossa newsletter semanalmente conteúdos como este.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão entre em contato conosco, ficaremos felizes em conversar com você. Lembrando que nossos dados estão sempre no rodapé do Blog.

 

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *