Anda estressado, com problemas na família, emprego ou apenas cansado da rotina diária? Sabia que comendo os alimentos certos você pode acalmar a ansiedade e ficar mais tranquilo naturalmente?

Nós da Cook & Beyond separamos uma lista para lhe inspirar a cozinhar mais e melhor. Neste post você vai saber os 6 alimentos mais poderosos contra a ansiedade, e como prepara-los para melhor atender a essa necessidade.

1- Nozes e Castanhas

Além de um sabor marcante e delicioso, as nozes e castanhas podem auxiliar em diversos pontos de nosso organismo. Para quem precisa emagrecer é uma ótima pedida, pois você pode introduzir pequenas porções nos intervalos das refeições. Pode também ser utilizadas em preparações, como salpicadas sobre saladas e outros pratos.

Já para os problemas como ansiedade elas atuam diretamente no organismo, auxiliando na melhora das funções cognitivas, pois possuem ácidos graxos e gorduras essenciais para o bom funcionamento cerebral.

Contém também grande quantidade de minerais, como o zinco. Pessoas com baixo índice deste mineral no organismo tem pré-disposição a problemas com ansiedade e depressão, poir isso é tão importante manter esses níveis controlados.

Nozes, castanhas e amendoas
Foto: Nozes, castanhas e amendoas

2- Chocolate Amargo

Além dos antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do sistema vascular, o chocolate amargo possui uma ligação direta com o humor e a ansiedade.

Como reduz a pressão arterial, o chocolate traz a quem o consome uma sensação de tranquilidade e satisfação. Contém também flavonoides e antioxidantes, em maior porcentagem até de que alguns sucos de frutas.

Se não houver exagero, você pode incluir este alimento em suas refeições sem medo de ganhar peso, ou de estragar a sua dieta. A quantidade correta seria de até 30 gramas por dia.

3- Aveia

Este carboidrato é uma ótima pedida, pois além de aumentar a sensação de saciedade libera no corpo de quem a consome um hormônio chamado Serotonina, que tem propriedades antioxidantes e também promove uma sensação calmante que ajuda a acalmar e reduzir o estresse e a ansiedade.

Na forma de farinha, a aveia pode ser utilizada em vários tipos de preparações, como na feitura de pães e massas. Em flocos finos ou grossos pode ser usada em cima de frutas já picadas, como mamão e banana.

4- Leite e Iogurte

 Desde sempre você ouviu falar que um copo de leite quente ajuda a relax e dormir melhor, mas será que é verdade? Com certeza! Os laticínios como leite e iogurte contém fosfolipídios, componentes que agem diretamente no humor, combatendo o estresse e ajudando o corpo a relaxar.

O Iogurte mais recomendado ao consumo é o do tipo grego, livre de gorduras e rico em proteínas. Contém quase 20 gramas de proteína em 150 gramas de produto e contém poucas calorias. É rico em magnésio, cálcio, potássio e proteína, componentes que combatem a ansiedade muito rapidamente.

Pode ser usado em diversas preparações de sobremesas, mas também pode ser consumido com aveia, canela e mel, ou então com a fruta de sua preferência.

5- Vegetais de Verde Escuro

Entre eles em especial o espinafre.  Este vegetal deve ser uma das coisas que você menos tem vontade de comer, em especial nos dias que está estressado, mas se comê-lo terá uma experiência excelente.

Dentre os acima citados, os vegetais verdes escuro são os que mais acalmam, por serem ricos em magnésio, o melhor mineral para tratar e prevenir a ansiedade, pois regula os níveis do hormônio cortisol, que é responsável pela sensação de bem estar.

O espinafre é versátil na culinária, e pode ser usado como salada, recheio para empadas, quiches e tortas ou então na omelete do café da manhã.

Espinafre, vegetal verde escuro
Foto: Espinafre, vegetal verde escuro

 

6- Peixe

Pode parecer estranho, mas este alimento é rico em proteínas e contem vitaminas com complexo, que são responsáveis pelo alívio da tensão. Contém também ácidos graxos que auxiliam o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Como os vegetais verde escuros, contém grande fonte de magnésio, por este fato auxilia no relaxamento.

O melhor de tudo é que incluir o peixe no dia a dia é muito fácil, pois esse alimento permite vários tipos de sabores e preparação, grelhado, assado, ou até no sanduiche do lanche da tarde. Consumir peixe é uma maneira saudável de combater a ansiedade e sentir-se mais relaxado e feliz.

 

Utilizado as panelas corretas:

É muito importante a utilização das panelas ideais na preparação dos pratos, pois como todos sabem, alguns materiais acabam soltando resíduos tóxicos nos alimentos, comprometendo nossa saúde física e mental.

Nós da Cook & Beyond nos preocupamos muito com os produtos que ofertamos, e escolhemos a dedo nossas marcas, por isso recomendamos a você as panelas alemãs da marca Silit.

As panelas Silit são feitas em Silargan, um material super-resistente, que é feito do aço ferromagnético fundido com uma cerâmica de alta tecnologia. Esse material é 100% livre de toxinas e sustentável. São ótimas, pois gastam muito menos energia  ao cozinhar, porque absorve rapidamente o calor e o conduz até a borda.

Acesse nossa loja virtual e confira a linha completa de panelas Silit de silargan, e traga para sua vida mais saúde, bem estar e disposição!

panelas Silit de Silargan
Foto: panelas Silit de Silargan

E ai gostou do nosso conteúdo sobre quais alimentos são os ideais para acalmar a ansiedade? Gostaria de receber mais conteúdos como esse semanalmente? Se sim, siga-nos nas redes sociais e assine nossa newsletter, assim podemos lhe trazer mais inspiração culinária.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco. Será um prazer ouvi-lo e solucionar seu problema.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *