A comida Kosher, que pode ser também chamada Kasher, é o tipo de dieta seguido rigorosamente pelos fiéis da Lei Judaica. Os costumes são passados dentro da família judaica de geração em geração, para que a comida Kosher seja sempre servida e preparada dentro do ritual, em todas as refeições consumidas.

Para que seja efetivamente Kosher, os ingredientes, antes de serem preparados, devem ser muito bem observados. Na comida Kosher são permitidos apenas 3 grupos de alimentos, são eles: Carne, Leite e Pavre ( Frutas, verduras e legumes).

1- Carnes:

Para ser inclusa da dieta Kasher, a carne deve ser apenas de animais ruminantes, e com seu casco totalmente fendido. Exemplos desse grupo são os bovinos e caprinos. Já a carne de porco é proibida, assim como a de coelhos.

Alguns exemplares do mar também servem para comida Kosher, mas apenas os que apresentarem escamas e barbatanas, com isso, todo e qualquer consumo de mariscos e crustáceos é proibido.

Aves são permitidas, porém apenas as domésticas, como galinhas, perus e patos. Aves de rapina ou caça, que se alimentam de outros animais não podem ser incluídos na comida kosher.

Porém, para que possam ser consumidas na  alimentação Kosher, as carnes necessitam de um processo diferenciado de abate. O sangue é um componente considerado impuro. Por este fato a carne consumida na comida Kosher necessita um processo de salga, e posterior lavagem, para que assim todo o sangue seja retirado do animal, antes deste ser consumido.

Em decorrência disto, alimentos como morcelas e molho pardo também estão proibidos, por conterem sangue em sua composição.

2- Leite

Na categoria leite, encontram-se o leite em natura e seus derivados. Para o leite ser considerado próprio para o consumo na cômoda Kosher, ele passa pela supervisão de um rabino, que faz a verificação da hora da ordenha até o engarrafamento ou embalagem completa, assim garantindo a procedência do animal, que deve ser Kosher (casco fendido).

3- Pavre

Nesta categoria encontram-se as frutas, vegetais e leguminosas, que não necessitam nenhuma recomendação especial para a comida Kasher. Podem ser ingeridas em qualquer refeição do dia, combinadas ou não com outro grupo alimentar.

O único cuidado a ser tomado é na hora da manipulação desses alimentos. Eles devem ser muito bem lavados, conferidos e desinfetados, para que insetos ou larvas (considerados impuros) sejam retirados antes de a comida Kosher ser preparada e servida.

Preparação da comida Kosher

Após encontrar todos os alimentos permitidos para a realização da comida Kosher, a preocupação deve ser voltada para seu preparo, pois as regras judaicas são muito rígidas com relação ao preparo e cozimento dos alimentos.

Carnes nunca devem ser preparadas juntamente com leite ou derivados. Não se pode nunca servir ou consumir os dois grupos alimentares juntos. Inclusive, se necessita que Carnes e Laticínios sejam preparados com utensílios diferentes, e sempre que possível em pias separadas.

Tábuas de corte, facas, panelas, colheres e garfos, pias e bancadas devem ter seu destino separado antes do primeiro uso, cada qual para seu grupo alimentar, seja ele leite e derivados ou carnes.

Tábuas Tramontina e a comida Kosher

Foi pensando em facilitar a vida na cozinha, tanto dos que utilizam a comida Kasher quanto os demais, que nós da Cook & Beyond separamos uma linha especial de tábuas para corte da marca Tramontina.

As tábuas da linha Daily Tramontina oferecem facilidade no preparo da comida Kosher, pois em casa uma delas há um desenho indicando sua finalidade. Tem para todos os grupos alimentares, pães, carnes, peixes, queijos, legumes entre outros.

Adquira já em nossa loja virtual suas tábuas de cozinha Tramontina, e transforme o ritual de preparação de sua comida Kosher!

Foto Tábuas Tramontina para comida Kosher
Foto: Tábuas Tramontina para comida Kosher

Esperamos que tenha gostado do nosso post e que tenhamos lhe ajudado e também lhe inspirado a cozinhar comida Kosher. Qualquer dúvida nós envie um comentário ou um e-mail, ficaremos felizes em lhe ajudar.

Não deixe de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, assim poderemos lhe enviar conteúdo culinária semanalmente. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

 

 

 

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *