Como fazer o cálculo de comida certo por pessoa para sua festa

Está pensando em organizar uma festa ou jantar em casa, mas está com dúvidas de qual o cálculo de comida certo para que não falte e não sobre muitos alimentos? Quer receber seus convidados sem o estresse de quanto preparar?

Nós da Cook & Beyond separamos dicas para que você nunca mais passe por constrangimentos por erros no cálculo da comida. Confira:

Quantidade, idade e sexo dos participantes:

Antes de tudo, você deve atentar-se a soma de convidados, pois assim que souber para quantas pessoas terá de servir mais fácil vai ficar para determinar o tipo de comida e bebida e também as quantidades necessárias.

Se seus convidados forem na maioria homens, prepare-se para acrescentar um pouco a mais de comidas e bebidas do que a média indicada, pois em geral, este é o publico que mais consome! Outro fator é a idade. Crianças comem muito menos que adultos, porém os jovens podem consumir mais, tome cuidado.

Evite o constrangimento dos convidados fingindo que não tem mais fome por que sabem que seu estoque de comida está chegando ao fim, não existe cenário pior do que este a um anfitrião.

 

1- Bebidas

Se ficar em duvida na hora de saber quanto de bebidas é necessário servir para que seus convidados sintam-se satisfeitos segue uma pequena tabela:

  • Refrigerante 2 Litros: Cada garrafa de refrigerante de 2 litros serve aproximadamente 5 convidados.
  • Vinho Tinto/Branco ou Champanhe: Se em um jantar for a única bebida a ser servida, você deve calcular para cada 2 ou 3 pessoas uma garrafa, dependendo também do tipo de convidado.
  • Cerveja: Do mesmo modo que o vinho, se a cerveja for a única bebida a ser servida, calcule aproximadamente 3 latas para cada convidado.
  • Uísque: Uma garrafa no tamanho padrão de Uísque serve aproximadamente 20 doses.

 

2- Comida para Coquetéis

Quando chegar a hora de servir, o cálculo da comida irá depender muito dos pratos que irão ser servidos. Tudo varia conforme o tipo de festa, se for um jantar, um coquetel, uma rodada de aperitivos ou então um churrasco.

Se sua festa for do tipo coquetel, calcule por pessoa aproximadamente de 12 a 15 unidades no total, se for servir apenas este tipo de refeição. Para canapés você pode calcular 4 ou 5 por convidado. Já para salgados este número aumenta. Você deve servir 6 a 8 unidades. Mini sanduíches podem também ser servidos, numa média de 5 por pessoa.

Lembre-se de variar bastante nos recheios e sabores, assim os convidados poderão experimentar diversos sabores. Mas, não vá exagerar muito nas quantidades do cálculo de comida, pois senão você ira terminar o jantar com um monte de sobras.

Foto Canapés

Foto: Canapés

3- Comida pra jantares formais

Se o modelo de festa escolhida foi um jantar, o cálculo de comida por pessoa também irá variar. Se você for servir apenas massa, o recomendado é aproximadamente 250g da preparação já pronta para cada convidado.

No caso do arroz, a medida deve ser ainda crua, aproximadamente 50g por pessoa. Se for servir aperitivos antes do jantar, calcule em média 4 ou 5 unidades por convidado. Camarões por exemplo, devem ser servidos em porções de 70g, enquanto peixes vem em porções maiores, de 200g.

Churrasco para o jantar? Ok, você terá de calcular para cada pessoa em média 300g de carne, no total. Se for servir queijos, 150g por convidado.

 

 4- Sobremesas

As sobremesas também devem estar envolvidas no cálculo de comida. Para cada tipo de sobremesa, também há uma quantidade correta. Não adianta servir um jantar ou coquetel perfeito e depois arruinar tudo, com sobras ou faltas na hora dos doces.

Se for servir apenas bolo, a quantidade média por convidado adulto é de 150g. Se for servir sorvetes, o ideal é contar 1 a 2 bolas por pessoa, lembrando que cada kg de sorvete rende em média 20 bolas.

Já com os docinhos como brigadeiro, beijinho entre outros você pode tranquilamente contar de 5 a 6 unidades por convidado.

Foto Doces para festa

Foto: Doces para festa

 

Esperamos que esse post lhe inspire a cozinhar mais em sua casa, e dar mais festas para seus amigos e familiares. Nossa intenção é que você cozinhe com mais tranquilidade, e possa ser um ótimo anfitrião.

Se após ter lido o conteúdo você tiver qualquer dúvida, nos envie um comentário ou e-mail, ficaremos felizes em respondê-lo.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, se gostou do conteúdo compartilhe. Todos os nossos contatos estão no rodapé do blog.

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *