Se você sempre gostou de misturar ingredientes, experimentar sabores novos e executar receitas sofisticadas e complicadas então você certamente passa muito tempo na cozinha de sua casa e ama cozinha. Que tal cursar gastronomia, virar um chef de cozinha e ganhar dinheiro com o que gosta de fazer?

Hoje no Brasil existem muitos cursos superiores de gastronomia, alguns duram apenas 2 anos como o curso na modalidade tecnológico, mas o curso para bacharel é de 4 anos. Mas você sabe o que irá aprender no curso de gastronomia como estudante de gastronomia?

O que o estudante de gastronomia aprende no curso:

O estudante de gastronomia aprende a ter um senso de responsabilidade e principalmente respeitar as regras de segurança alimentar para que os alimentos não sejam contaminados na cozinha.

O futuro chef de cozinha deve aprender a ser um bom líder, pois para gerir uma cozinha precisa inspirar seus colaboradores e ter uma excelente comunicação. O estudante de gastronomia também desenvolve capacidades de organização, disciplina e gerenciamento do tempo.

O estudante de gastronomia sai do curso apto a gerencias, planejar e operacionalizar pratos da culinária nacional e também internacional, e também atuar em diversas áreas que estão relacionadas à alimentação.

Estudante de gastronomia finalizando um prato sofisticado

Como é organizado o curso de gastronomia

No curso de gastronomia existem algumas matérias práticas e outras teóricas, entre as teóricas o aluno pode estudar: história, etiqueta, cultura, comportamento, filosofia, ética e cerimonial dependendo da matriz curricular de cada faculdade essas matérias podem variar.

Nas matérias práticas o estudante de gastronomia aprende várias técnicas de preparo básicas, ingredientes e corte de carnes e por fim o preparo de pratos mais sofisticados de cozinha internacional e nacional.

O aluno também aprende gerenciamento e gestão com matérias como marketing, administração, gestão de pessoas, responsabilidade social e gerenciamento de alimentos. Alguns cursos de gastronomia oferecem a opção de aprender uma língua estrangeira como francês técnico e libras.

O estudante de gastronomia deve adquirir uniforme e materiais próprios, como facas, cortadores, termômetro, colher de medida, etc. para frequentar as aulas técnicas é obrigatório ter os cabelos curtos, calçado fechado com sola de borracha, jaleco branco, nada de adereços e unhas curtas e limpas.

Mercado de trabalho para o estudante de gastronomia

O gastrônomo tem hoje uma gama imensa de lugares para trabalhar, ele pode ser chef de cozinha, consultor, prestar acessória para abertura de bares e restaurantes, confeiteiro, trabalhar autonomamente preparando eventos, cardápios e também como personal chef, entre outras funções.

Uma outra área importante de atuação do gastrônomo é com segurança alimentar, o profissional pode trabalhar inspecionando cozinhas de industrias e restaurantes, para ver se está sendo cumprida as normas de higiene e segurança dos alimentos.

Chef de cozinha praticando gastronomia molecular
Foto: Chef de cozinha praticando gastronomia molecular

Esperamos que nosso post tenha ajudado você que ama cozinhar decidir se pretende ou não cursar gastronomia. Mas lembre-se, para crescer profissionalmente não queime etapas, comece como assistente de cozinha até chegar a chef, assim irá ganhar experiência e muito aprendizado.

Visite também nossa loja virtual de utensílios para cozinha, com certeza você vai se inspirar com nossos produtos, se é estudante de gastronomia ou pretende ser entre em contato temos pacotes especiais para você. Não deixe de nos seguir nas redes sociais e assinar nossa newsletter. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *