Esse post é para você que é leigo na cozinha e quer aprender a cozinhar, assim você poderá fazer aquela comida gostosa que viu na TV ou na internet, poderá reunir seus amigos e familiares e surpreende-los, ou até acordar cedo e fazer aquele café delicioso para quem você ama.

A necessidade para aprender a cozinhar vem também do fato de ter que morar sozinho, se casar, ou até de se alimentar melhor, com ingredientes de procedência e mais saudáveis.

Motivos para aprender a cozinhar não faltam, mas às vezes é difícil encontrar tempo ou até vontade para começar. Por isso nós da Cook & Beyond elaboramos alguns passos essenciais para encurtar seu trajeto rumo á cozinha, sabendo os passos a seguir com certeza você já poderá se aventurar e criar alguns pratos.

Passo 1: Procure uma receita fácil em um site confiável ou em algum livro de culinária

Comece pelo básico, você tem que saber que é iniciante e que é praticamente impossível cozinhar com sucesso pratos elaborados e de grande complexidade. O que você deve se ater no começo é em ter uma noção de ponto dos alimentos e de temperos.

Comece pelos pratos mais básicos, o ideal para aprender a cozinhar é primeiro começar com receitas simples e de iniciantes na cozinha. Comece a cozinhar arroz, macarrão, carnes e saladas, essas receitas são fáceis e se prestar atenção aos passos corretos das receitas é difícil cometer grandes erros.

Então você vai aprender a sentir o ponto, conhecer os temperos e aprender a dosar as quantidades dos ingredientes. Então você poderá aos poucos incrementar suas receitas e evoluir sua culinária.

Sempre comece com o básico, depois você poderá aprimorar sua receita
Sempre comece com o básico, depois você poderá aprimorar sua receita

Passo 2: Não tenha medo de errar ao aprender a cozinhar

Ao aprender a cozinhar você não pode ficar com medo de errar, o máximo que pode acontecer é estragar a receita ou o prato, mas isso somará pontos para sua experiência na cozinha, além do mais, errar é a coisa mais comum no mundo gastronômico.

Então se acostume a errar e a aprender com seus erros. O importante é você evoluir seu paladar para experimentar e saber onde está errando, mas claro, isso você evolui também com a experiência.

Lembre-se, nada melhor que o tempo para você aprender a cozinhar e evoluir suas técnicas culinárias.

Passo 3: Para aprender a cozinhar faça testes, experimente coisas novas

Teste mais ingredientes, conheça coisas novas e experimente de tudo na cozinha, só assim você vai criar pratos novos e conseguir aprimorar seus dotes culinários cada vez mais. O segredo é ser curioso e estar aberto a coisas novas.

Creème Brûlée e maçarico culinário
Creème Brûlée com maçarico culinário

Passo 4: Antes de aprender a cozinhar aprenda a comprar

Para você aprender a cozinhar com êxito, você deve aprender a comprar ingredientes corretos e de ótima qualidade e procedência, o mérito de uma boa comida se concentra principalmente na qualidade dos alimentos.

Então pesquise na internet, por exemplo, o tomate mais maduro é ótimo para molhos, já os mais verdes não, há os tipos adequados para saladas e outros não.

Legumes, frutas e verduras frescos na feira
Legumes, frutas e verduras frescos na feira

Passo 5: Evite exageros ao aprender a cozinhar

Você pode errar e deve, mas tente não exagerar nos ingredientes. Esse é um erro básico que pode ser evitado, é comum quem está a aprender a cozinhar pensar que quanto mais ingredientes melhor, mas isso não é verdade.

É mais fácil que você consiga harmonizar os alimentos trabalhando com uma quantidade menor de temperos, comece com combinações simples, usando o menor número possível de condimentos e temperos.

Esperamos que nosso post lhe inspire a aprender a cozinhar, se você está começando e tem mais dúvidas acerca do assunto nos envie um e-mail ou um comentário, ficaremos felizes em compartilhar conhecimento.

Não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais. Todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog. Visite também nossa loja virtual, é uma loja feita para inspirar quem ama cozinhar ou quem está começando a cozinhar.

facebookgoogle_pluspinterestmail

2 thoughts on “Como aprender a cozinhar em 5 passos

  1. Eu estou aprendendo a cozinhar, e comecei com uma lasanha grega chamada Moussaka, eu achei que era difícil mas consegui me virar bem e da outra vez cozinhei um feijão e acabou ficando bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *