Você não pode aprender a cozinhar sem conhecer a culinária japonesa

Se você está em processo de aprender a cozinhar já deve estar pesquisando pratos como sushi, sashimi, oniguiri ou hot sushi. Mas o que você realmente precisa saber é um pouco mais da cultura da culinária japonesa.

O objetivo desse post é explicar um pouco das raízes e essências da cultura da culinária japonesa, e também falar um pouco das principais regras de etiqueta que se deve ter a mesa. Também vamos falar um pouco dos ingredientes mais usados na culinária japonesa.

Um pouco da história da culinária japonesa

A culinária japonesa veio se desenvolvendo ao longo dos séculos e passou por algumas mudanças na idade média que marcou a era do domínio Xogum. Na era moderna a culinária japonesa passou por outras mudanças com a introdução de alguns elementos da cultura ocidental.

A culinária japonesa inclui ingredientes ou métodos de preparo que foram introduzidos do exterior, mas foram desenvolvidos de forma japonesa. O guia Michelin concedeu aos restaurantes japoneses historicamente mais estrelas que em qualquer outro lugar do mundo. Tóquio tem mais estrelas Michelin que Londres, Paris, Los Angeles e Nova Iorque juntas.

Ingredientes e comidas que dominam a culinária japonesa

Ao aprender a cozinhar é essencial que você saiba quais os ingredientes que dominam a cultura culinária, na culinária japonesa o ingrediente principal é o arroz branco, poucas refeições são feitas sem ele.

Qualquer outro prato servido, com peixes, carnes e legumes é considerado acompanhamento do arroz ou sopa que é servida. Os acompanhamentos são feitos de várias formas, cozidos, fritos ou em conserva. Geralmente se encera uma refeição com chá verde.

Os japoneses dão ênfase ao método culinário, como por exemplo, frito, cozido ou grelhado e não aos alimentos, como é feito na cultura ocidental. Isso se reflete em seus livros de receitas que são organizados de forma a dar ênfase nos capítulos aos métodos e não aos alimentos.

O povo japonês consome muitos frutos do mar, peixes e algas. O macarrão, que se originou na China,  também é parte  da culinária japonesa. São servidos com caldo de peixe aromatizado com soja, junto de vários vegetais.

arroz branco japonês

Foto: arroz branco japonês

Como arrumar a mesa conforme a cultura culinária japonesa

Tradicionalmente a arrumação da mesa japonesa contém cinco bacias e pratos que são colocados antes do jantar. A bacia de arroz vai à ponta da mesa à esquerda e a de sopa à direita, atrás delas vão pratos planos para os acompanhamentos.

O prato fermentado de acompanhamento vai a extrema direita, o prato para assado vai ao meio e o prato para vegetais cozidos vai a extrema esquerda da mesa. Para comer é utilizado geralmente os Hashis (pauzinhos para comer), que são colocados a frente da bandeja próxima da pessoa.

mesa posta japonesa

Foto: mesa posta japonesa

Principal utensílio de cozinha para quem vai aprender a cozinhar conforme a culinária japonesa

Nós da Cook & Beyond aconselhamos a você que vai aprender a cozinhar ou já está aprendendo a cozinhar a comprar uma boa faca do chef. Na culinária japonesa se usa muito a faca e ela precisa ser de boa afiação.

Aconselhamos uma marca japonesa pois o Japão é o lugar de onde se tem as melhores facas do mundo e com certeza uma faca japonesa não irá lhe desapontar ao aprender a cozinhar. Veja em nossa loja virtual as facas da marca japonesa Kyocera, feitas de cerâmica avançada, são super leves duráveis e seu fio tem garantia de 10 anos.

faca japonesa de cerâmica avançada Kyocera

Foto: faca japonesa de cerâmica avançada Kyocera

Esperamos que tenha gostado do nosso post sobre culinária japonesa, se tiver mais dúvidas entre em contato, todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog. Não esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *