O que vocês acham de fazer aquele prato maravilhoso e não ter um aparelho de jantar decente para servi-lo? Perde um pouco da graça correto? Mas muitas pessoas ficam na dúvida se vão comprar um aparelho de jantar de porcelana ou se irão comprar de cerâmica.

Por isso elaboramos uma lista com as principais diferenças entre cerâmica e porcelana, assim você não terá mais dúvidas na hora da compra. Mas se sua dúvida for apenas em relação a qual loja irá escolher para a compra, conheça a loja Cook & Beyond.

Confira algumas características que distinguem a porcelana da cerâmica

1- Material da porcelana

pratos de porcelana da marca Schmidt
Na foto: pratos de porcelana da marca Schmidt

A porcelana é caracterizada por ser um material sem porosidades e sonoridade, ele se distingue de outros materiais como a cerâmica pela sua resistência, transparência e vitrificação. Sua matéria prima é argila, quartzo, caulim e feldspato.

2- Fabricação da porcelana

Essa é uma diferença muito visível em relação á cerâmica, geralmente a porcelana tem uma fabricação de maior qualidade, produzem delicadamente peças com espessura mais fina.

Para pratos, pires, xícaras, tigelas e saladeiras pequenas utilizasse em 90% dos casos a modelagem automática. Já para peças de maior dimensão, como: saladeiras grandes, prato de arroz e prato de bolo é comum a modelagem manual.

3- Decoração da porcelana

xícara de porcelana schmidt
Foto: xícara de porcelana Schmidt

Nesse processo é impresso o valor artístico de cada marca, existem várias formas de decorar a porcelana: com o uso de pintura à mão livre, uso de estanhola (molde vazado), a aplicação de decalque, transfer e a de filetes (ou listel). Algumas peças recebem mais de um processo durante sua decoração.

Nós da Cook & Beyond gostamos muito da porcelana por sua qualidade superior e delicadeza.

Veja as principais características da cerâmica

1- Material da cerâmica

A cerâmica tem como matéria prima a argila, feldspato e sílica, também podem apresentar alguns aditivos para o incremento de suas propriedades finais.

2- Peso e textura da cerâmica

A cerâmica é mais pesada que a porcelana e tem maior porosidade, algumas estátuas de cerâmica são conhecidas por suas texturas granuladas.

Para você saber a diferença entre porcelana e cerâmica faça um teste simples, bata na peça e ouça o tom do som, as porcelanas têm um tom mais alto. A principal diferença da porcelana é sua translucidez, maior resistência e o som por ela produzido ao ser tocada.

jogo de jantar de cerâmica
Aparelho de jantar de cerâmica

Esperamos ter sanado suas dúvidas acerca da porcelana e da cerâmica, existem hoje no mercado produtos muito bons de ambos os materiais, às vezes fica até difícil de distinguir, aqui na Cook & Beyond optamos por vender aparelhos de jantar apenas de porcelana, mas gostamos muito de panelas de cerâmica.

Existe também a cerâmica avançada, é uma cerâmica extremamente resistente usada para fabricação de facas.

Dúvidas, sugestões e críticas? Envie-nos um comentário. Gostou da publicação? Acompanhe-nos nas redes sociais e assine nossa newsletter, assim lhe enviaremos todas as novidades do nosso site e blog.

Abaixo estão todos os nossos contatos, ficaremos muito felizes em conversar com vocês!

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

2 thoughts on “Aparelho de jantar, cerâmica ou porcelana, quais as principais características e diferenças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *