Quando se trata de comida devemos caprichar na apresentação, mas o que adianta fazer um prato maravilhoso se não sabemos tirar uma fotografia de comida decente? Por isso iremos lhe dar algumas dicas úteis, e também indicar alguns produtos perfeitos para melhorar suas fotografias.

1- Pano de fundo para sua fotografia de comida

Você deve ter cuidado para criar um ambiente que complemente os alimentos e não distraia olhos de quem vê. Opte por uma toalha de mesa simples ou simplesmente uma folha de cartolina, preta ou branca.

Se a sombra do prato te preocupar, use uma toalha mais escura para que a mesma fique camuflada.

2- Iluminação é essencial para a fotografia de comida

A iluminação natural sempre é a melhor opção, se puder fotografe com a luz vinda de uma janela, para melhor difusão use uma cortina branca. Se não tiver acesso á uma luz natural não use flash, pois ele é muito potente para os alimentos, sua utilização pode acabar por tirar textura e forma do seu alimento.

Uma boa iluminação artificial são as luzes strobe, bem como refletores e espelhos. Para potencializar os detalhes do seu prato pode usar também ás caixas de luz. O cenário deve conter luzes suaves, lembre-se sempre, menos luz é mais. Nunca ilumine a comida de frente.

Iluminação natural da janela
Foto: Iluminação natural da janela

3- Faça várias fotografias de seu prato

Abuse das fotografias, faça muitas, assim você poderá escolher melhor depois. Utilize vários ângulos para tentar conseguir um efeito 3D, aquele efeito que faz com que uma fatia de pizza ou um pedaço de pudim pareça que está saltando da foto, deixando quem vê com muita água na boca.

Você também poderá mudar a composição do cenário, todos os elementos que estão presentes na foto. A não ser que sua composição seja centralizada no prato. Lembre-se sempre de ter coerência na composição e preste atenção no contexto (não vai tirar uma foto de um prato oriental em um cenário italiano, por exemplo).

4- Porcelanas Schimidt são perfeitas para fotos

Para quem não conhece, as porcelanas Schmidt são de fabricação nacional e de ótima qualidade. Se você não tem um jogo de jantar atraente vale a pena adquirir um jogo de porcelanas Schmidt, o custo e beneficio é enorme, sem dúvidas irão fazer um sucesso em suas fotografias de comida.

Veja alguns modelos abaixo:

aparelho de jantar chá e café 42 peças de porcelana linha saint germain Schmidt

Foto: aparelho de jantar chá e café 42 peças de porcelana linha saint germain Schmidt

conjunto de porcelana para bolo 8 peças linha ive Schmidt
Foto: conjunto de porcelana para bolo 8 peças linha ive Schmidt
aparelho de jantar chá e café 42 peças de porcelana linha filete ouro Schmidt
Foto: aparelho de jantar chá e café 42 peças de porcelana linha filete ouro Schmidt

5- Ângulo para fotografia de comida

Encontre sempre um ângulo mais baixo, isso irá dar mais altura á fotografia dos alimentos, a beleza da imagem está relacionada diretamente com a altura da foto, a regra é: quanto mais baixo, mais bonita a fotografia irá ficar.

Claro, cuidado para não descer demais, pois irá correr o risco de que a parte de cima da comida fique de fora da foto, e como resultado terá uma fotografia 2D e não 3D. mas cuidado para não deixar o espaço vertical muito vazio, irá precisar de alguns adereços para preenche-lo.

Foto tirada de um ângulo baixo, dando assim um efeito 3D maravilhoso
Foto: Foto tirada de um ângulo baixo, dando assim um efeito 3D maravilhoso

6- Preste atenção em todos os detalhes

Ás vezes o prato após finalizado não ficou como esperávamos, experimente retratar o processo de confecção do alimento, por exemplo: ralar, cortar e até mesmo cozinhar.

O que também é legal nas fotos são os detalhes dos pratos, os copos meio cheios ao lado, os utensílios de cozinha e também os talheres. Irão conferir um toque mais real á imagem, assim você “convida o observador a comer”.

os detalhes as vezes deixam as fotos maravilhosas
Foto: os detalhes as vezes deixam as fotos maravilhosas

7- Taças Bohemia

Para uma boa foto, você precisa de utensílios atraentes, por isso apresentamos a marca Bohemia de taças. São produzidas com muita atenção aos detalhes, o resultado são produtos  com muito brilho e transparência.

Os produtos refletem a habilidade e a destreza dos mestres vidreiros que são passados de geração para geração. O design dos produtos é divino, inovador, mas sem perder a essência e a riqueza de detalhes. Suas fotos vão ficar surpreendentes.

 

jogo 2 taças de cristal turbulence 350ml para vinho tinto Bohemia
Foto: jogo 2 taças de cristal turbulence 350ml para vinho tinto Bohemia
jogo 6 taças de cristal angela 350ml para vinho tinto Bohemia
Foto: jogo 6 taças de cristal angela 350ml para vinho tinto Bohemia

Chegamos ao fim do post e esperamos tê-los ajudado, nosso objetivo é inspirar vocês a cozinhar mais e melhor. Se restaram dúvidas favor nos enviar um comentário ou e-mail.

Não deixem de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, todos os nossos contatos estão no rodapé do Blog. Visitem também nosso site Cook & Beyond.

 

 

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *