Seu dia é estressante, você se sente cansado e exausto após um dia de trabalho e não acha nada que lhe dê prazer? Seus problemas irão acabar a partir do momento que você pensar em praticar cozinha terapia.

Se você já cozinha então vai entender perfeitamente tudo o que estaremos listando, se você ainda não cozinha essa lista é o que faltava para lhe convencer que cozinhar é um ótimo hobby, uma forma de arte e de evolução pessoal.

 

1- Cozinhar é compartilhar momentos com a família e amigos

pai preparando um prato para sua família
Foto: Família reunida cozinhando

Cozinhar é um ato social, dividir comida é ancestral. Para cozinharmos precisamos sair de casa e procurar ingredientes, isso nos faz conhecer muitas pessoas, também dividimos o que criamos com nossos familiares e amigos, assim criamos lembranças inesquecíveis.

Segundo Lima, psicólogo e pesquisador de neurociência da USP:

“Nosso sistema nervoso central se divide em simpático – aquele que nos mantém alertas e é ativado principalmente quando estamos sob efeito do estresse – e parassimpático, que regenera e liga uma sensação de gratificação no nosso corpo.”

Compartilhar, oferecer e receber comida ativa esse sistema que nos restaura e desliga o sistema de alarme do corpo. Ficamos relaxados tanto por nos nutrirmos do alimento quanto pelo contato humano, que nos acende sensações de pertencimento e confiança.

 

2- Cozinhar aumenta o seu senso de intuição

Isso mesmo, segundo Betty Kövesi, diretora da Escola Wilma Kövesi de Cozinha “Cozinhar exige concentração, coloca as pessoas em contato com sua essência e, quando isso acontece de forma relaxada, dá vazão à intuição”.

Cozinhar exige muita concentração também, você precisa praticar constantemente o ato de abrir a geladeira e olhar quais ingredientes têm, quais faltam, imaginar qual prato pode ser feito, planejar e agir, tomar decisões rapidamente, essas decisões dependem muito do seus senso de intuição para obter sucesso.

 

3- Cozinhar ajuda a combater á depressão segundo o site Medical Daily

Além de ser um ato social e de criação artística, cozinhar é uma atividade que exige foco e movimentos físicos, você precisa se desligar do mundo exterior enquanto está cozinhando, deixar todas as tecnologias estressantes do dia á dia de lado.

Os problemas do dia-a-dia devem ser esquecidos, você precisa estar atento, e aos poucos deixar sua criatividade aflorar assim você vai ver como seu lado criativo vai melhorar, e muito.

Além de ajudar na depressão cozinhar é recomendado para pessoas com distúrbios alimentares, autismo e ansiedade.

 

4- Comidas mais saudáveis, saborosas e diversificadas

Panela de ferro fundido staub com vegetais
Na imagem uma panela da famosa marca francesa Staub

Você sabe qual a procedência dos alimentos que lhe servem nos restaurantes que freqüenta? E qual a qualidade deles? E nos fast foods? Hoje em dia o uso de agrotóxicos é uma das maiores preocupações a respeito dos alimentos, esse fato está diretamente ligado á nossa saúde em longo prazo.

Ao cozinhar você tem a oportunidade de escolher ingredientes de qualidade, de fazer um prato muito mais saboroso comparado aos pratos que lhe servem na rua e também de experimentar outros ingredientes, refinar seu paladar.

Cozinhar é um circulo vicioso, quanto mais você cozinha, mais você aprende e mais ingredientes você conhece e então mais variações você quer testar.

“Como conseqüência, o uso de ingredientes naturais nos traz mais nutrientes, que são a base da construção dos nossos neurotransmissores, que, por sua vez, fazem as conexões mentais necessárias para ampliar a nossa criatividade”, explica Melissa Setubal, coach de saúde integrativa.


>> Veja um pouco mais sobre alimentos orgânicos em nossa matéria sobre a EXPO Milão.

5- Cozinhar ajuda a desenvolver sua capacidade de estar mais atendo e focado

 

Toques finais á sobremesa
Foto: Chef focada finalizando sua sobremesa

O empresário Faisal Hoque, autor dos livros “Everything Connects” e “Survive to Thrive”, disse em seu blog no site do Huffington Post que o processo de cozinhar o torna mais desperto e atento.

Para cozinharmos, como citado anteriormente, precisamos estar atentos, precisamos pensar em todos os detalhes, devemos nos desligar do mundo exterior por um momento, isso nos ajuda a desenvolver nosso foco e atenção.

Aos poucos vamos criando rituais para cozinhar, e isso aumenta a habilidade de estarmos presentes, focados em todas as outras coisas que fazemos, são benefícios que saem da cozinha e chegam também a outras esferas da nossa vida.

 

6- Temos a Cook & Beyond para nos auxiliar a cozinhar e nos inspirar

Pelos motivos acima fica explicito que cozinhar é um ato de amor, uma forma de arte e nos ajuda a melhorarmos como pessoas, nos ajuda a criar laços e também melhora e muito nossa saúde.

Mas nada disso é possível se você não tem as ferramentas certas. Sem os utensílios adequados muitas receitas são restringidas, e o que era para ser um ato de prazer se torna uma verdadeira frustração. Nós não conseguimos criar nada quando estamos tristes, precisamos estar felizes para cozinhar.

Por isso a Cook & Beyond nasceu, queremos que você cozinhe cada vez mais e que essa experiência seja prazerosa e acrescente muito em sua vida, acreditamos no poder da cozinha terapia, queremos vê-lo feliz.

Criamos nossa loja focada em você que ama cozinhar, desde o profissional até o iniciante, aqui você encontra uma linha de produtos de primeira qualidade, selecionada especialmente para lhe trazer facilidade e ótimas experiências culinárias, queremos lhe ajudar na busca pela felicidade.

 

Junte-se a nós, conheça nossa loja

Dúvidas, sugestões e críticas? Envie-nos um comentário. Gostou da publicação? Acompanhe-nos nas redes sociais e assine nossa newsletter, assim lhe enviaremos todas as novidades do nosso site e blog.

Abaixo no rodapé do blog estão todos os nossos contatos, ficaremos muito felizes em conversar com vocês!

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *