5 Motivos para ter uma alimentação saudável e cozinhar apenas com frutas da estação

Parabéns, se você está preocupado com sua alimentação já está em crédito consigo mesmo, porque com tantas distrações em nosso dia-a-dia fica difícil até pensar em Slow food ou frutas de época ou da estação não é mesmo?

Antes de começarmos a apontar os motivos precisamos falar, esse conteúdo irá mudar sua forma de pensar sobre os alimentos de uma vez por todas, se você não consome frutas ou não sabe o que significa slow food seus conceitos estão prestes a evoluir. Veja o porquê na lista que elaboramos:

1- Conheça o movimento Slow Food:

É um movimento que está cada vez mais forte no mundo todo e tem por objetivo promover melhor qualidade de vida, apreciação da comida e uma produção de alimentos que valorize o produtor e o meio ambiente. É simplesmente o contrário da política dos fast-foods.

A filosofia do movimento slow food está na centrada na defesa de maiores informações aos consumidores, proteção de tradições alimentares e gastronômicas, o uso de técnicas de cultivo e processamento dos alimentos herdados por tradição, bem como a defesa de espécies de vegetais e animais.

O movimento slow food preza pela qualidade na alimentação, ou seja, a comida deve ser limpa, saborosa e com preço justo. Deve ser produzida com respeito ao nosso meio ambiente, sem agrotóxicos e pesticidas.

2- Consumir frutas de época ou da estação salva sua vida

Isso mesmo, consumir apenas frutas de época pode salvar sua vida, porque frutas produzidas fora da época necessitam de um nível muito elevado de agrotóxicos e pesticidas para que possam resistir á climas não propícios ao seu cultivo.

A irrigação, a genética e a química permitem que a agricultura acelere ou retarde o ciclo natural dos alimentos, por isso vemos nas prateleiras dos supermercados uma variedade imensa de frutas o ano todo, hoje as frutas são “todas de época”.

frutas de época e como escolher

Consumir apenas frutas de época pode salvar sua vida

3- Conheça mais sobre os agrotóxicos e pesticidas das frutas cultivadas fora de época ou estação

Como dito anteriormente para que as frutas possam crescer fora da estação é necessário o uso de muito agrotóxicos e pesticidas, o que acarreta ao longo prazo danos lesivos á sua saúde, como desenvolvimento de cânceres, problemas neurológicos como Mal de Alzheimer, também desenvolvimento de problemas como déficit de atenção e hiperatividade em crianças.

Ao consumir frutas que não são da estação você está sendo contaminado de três maneiras: durante a fase de sua produção, no momento da aplicação e ao consumir um produto contaminado. Independentemente da forma em que teve contato, os efeitos são muito perigosos.

4- Frutas e outros alimentos orgânicos além de não terem agrotóxicos ajudam a prevenir o câncer

Alimentos orgânicos são produtos da agricultura sustentável, sem o uso de agrotóxicos e pesticidas prejudiciais a saúde humana e ao meio ambiente. Em um solo saudável os alimentos prosperam com qualidade superior aos convencionais.

Além de não usarem agrotóxicos os alimentos orgânicos podem ajudar a prevenir o câncer, pois possuem compostos químiopreventivos e compostos anticancerígenos, que são 15% a 30% maior do que os alimentos que são produzidos com agrotóxicos.

Legumes, frutas e verduras frescos na feira

Legumes, frutas e verduras frescos na feira

5- Alimentação saudável deixa você mais feliz

Foi comprovado cientificamente que você pode afastar a tristeza ao comer pelo menos uma maça por dia, ou escolher frutas e legumes ao invés de fast-foods como batatas fritas e hambúrgueres.

Além do aumento da felicidade a alimentação saudável lhe trará mais energia e menos ansiedade durante seu dia. Esses sentimentos positivos, segundo os cientistas, são resultados direto da substituição de uma alimentação ruim por uma alimentação saudável.

Esperamos que nosso conteúdo colabore para você melhorar seus hábitos de alimentação. Sabemos que com tanto estresse e correria em nosso dia-a-dia nem nos damos conta de nos alimentar direito e acabamos recorrendo a fast-foods, o que prejudica muito nossa saúde.

Se tiver dúvidas nos envie um e-mail ou um comentário, ficaremos felizes em lhe ajudar, não se esqueça de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais. Todos os nossos contatos estão no rodapé do blog.

 

 

facebookgoogle_pluspinterestmail

2 Replies to “5 Motivos para ter uma alimentação saudável e cozinhar apenas com frutas da estação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *