A diabetes é uma das doenças do século. Existem milhares de diabéticos e pré-diabéticos no Brasil, e este número cresce mais e mais a cada ano. É uma enfermidade que atinge pessoas de todos os pesos e idades, e geralmente só apresenta os sinais quando a pessoa já está com os níveis de açúcar no sangue altamente elevados.

O que mais afeta a população, é o diabetes do tipo 2, que nada mais é do que o organismo que desenvolve resistência à insulina. Isso geralmente ocorre devido a uma alimentação incorreta, ou dietas extremas.  Excesso de refrigerantes, açucares, carboidratos não integrais, alimentos industrializados entre outros.

Mas é possível prevenir a diabetes, antes mesmo de ela dar qualquer sinal? É sim, e não é muito difícil deixar de escanteio este problema. Neste post iremos lhe apresentar 5 dicas matadoras de como prevenir a diabetes com dicas de cozinha, simples e fáceis de serem seguidas., confira:

Dica de cozinha 1 para prevenir a Diabetes: Deixe de comer alimentos com açúcar refinado;

Que o açúcar é o principal causador da diabetes quase todos sabem, mas que o consumo do produto refinado é extremamente pior, isto pode ser novidade.

Para que fique mais branco, o açúcar é submetido a vários processos, que utilizam diversos produtos químicos para alterara a cor e textura do produto.

Nesse procedimento fibras, sais minerais, proteínas e outros nutrientes presentes no açúcar extraído da natureza são eliminados, resultando em um químico cheio de veneno, muitas calorias e nenhum beneficio a saúde.

Desta forma, prefira os açucares em seu estado mais natural, como o mascavo. Mas lembre-se de nunca exagerar!

açucar refinado não possui nutrientes

Dica de cozinha 2 para prevenir a Diabetes: Beba café descafeinado;

O alto consumo de cafeína é um dos responsáveis por doenças cardiovasculares e aumento da pressão arterial. Porém, estudos realizados nos EUA comprovam que o café descafeinado é uma excelente arma para os que desejam driblar o diabetes.

Existem antioxidantes essenciais na bebida descafeinada, que auxilia na manutenção do açúcar na corrente sanguínea, e assim reduz os riscos do desenvolvimento do diabetes tipo 2.

 

Dica de cozinha 3 para prevenir a Diabetes: Coma em menores quantidades e devagar;

É muito importante não exagerar nunca nas porções. Comendo grandes quantidades de alimento por refeição você sobrecarrega seu organismo, principalmente se estes alimentos forem gordurosos ou açucarados.

Portanto para manter uma boa saúde você deve comer pequenas porções, várias vezes ao dia. Comer devagar auxilia no processo de saciedade, e faz com que o cérebro perceba mais rapidamente a sensação de que você está comendo.

E o mais importante, nunca fazer jejum. A intercalação de muita comida, com períodos longos de jejum pode causar diabetes, perda de massa muscular e aumentar a produção de radicais livres.

Dica de cozinha 4 para prevenir a Diabetes: Evite comer gordura;

A gordura abdominal é um alerta para a evolução do diabetes. Comer alimentos altamente gordurosos auxilia no processo de acúmulo destas gorduras, então, livre-se do mal habito, procure alimentos mais saudáveis.

Substitua as carnes vermelhas pelas menos gordurosas, coma mais cereais integrais, nozes e amêndoas. Perca a barriga e o diabetes ficará longe de seu corpo.

Dica de cozinha 5 para prevenir a Diabetes: Não exagere nas frutas e laticínios;

O ideal seria o consumo de aproximadamente 3 porções de frutas ao dia. Nas frutas encontramos várias vitaminas, minerais e fibras que são essenciais para o bom funcionamento de nosso corpo.

Porém, frutas possuem grande quantidade de carboidratos e frutose, por esse fato não se pode exagerar em seu consumo. Pessoas com predisposição ao diabetes devem escolher frutas menos adocicadas.

frutas e verduras como escolher

Chegamos ao fim desse post,  e esperamos ter lhe ajudado a conhecer melhor os alimentos e como se livrar de vez do diabetes. Você já conhecia alguma dessas dicas de cozinha para prevenir o diabetes? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco, alguma dúvida ou sugestão?

Se sim, nos envie um e-mail ou deixe um comentário, ficaremos felizes em interagir com você. Não deixe de assinar nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, assim podemos lhe enviar conteúdo culinário semanalmente. Todos nossos contatos estão no rodapé do Blog.

facebookgoogle_pluspinterestmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *